FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM/SC), o Laboratório Virtual de Arte Interativa para Públicos Especiais (LAVAIPE) e a Associação de Arte Educadores de Santa Catarina (AAESC) promovem palestra com Gabriela Aidar, sobre programas educativos inclusivos em museus, a partir da experiência da Pinacoteca de São Paulo. O evento ocorrerá no dia 19 de junho, das 15h às 17h, no Cinema do CIC, em Florianópolis.
 
A palestra abordará aspectos conceituais ligados ao desenvolvimento de programas e ações educativas inclusivas em museus, discutindo temas como direitos culturais, acessibilidade em museus e inclusão sociocultural. A título de exemplo de possibilidades de articulação desses conceitos à prática museológica, serão apresentadas as ações desenvolvidas pelos Programas Educativos  Inclusivos do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, junto a grupos em situação de vulnerabilidade social, de pessoas com  deficiências, idosos e funcionários do museu.
 
As inscrições são gratuitas e têm vagas limitadas. Para se inscrever, basta acessar o formulário disponível na Internet.
 
Oficina
 
Além da palestra, Gabriela Aidar ministrará oficina sobre projetos educativos inclusivos em museus: propostas e possibilidades, nos dias 20 e 21 de junho, das 13h às 18h, no Museu de Imagem e Som de Santa Catarina (MIS/SC), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em Florianópolis.
 
A oficina terá um caráter teórico prático a fim de promover a discussão de possibilidades de trabalho e abordagens educativas inclusivas em museus. Para isto, serão apontados aspectos da construção de percursos educativos em museus para grupos em situação de vulnerabilidade social, bem como apresentadas práticas educativas museológicas  realizadas junto a tais grupos no país. Serão ainda abordadas as experiências dos participantes da oficina com grupos inclusivos e elaborados exercícios de construção de projetos educativos inclusivos.
 
As inscrições são gratuitas e têm vagas limitadas (30). As inscrições podem ser feitas pela Internet.
 
Gabriela Aidar
 
Graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Estudos de Museus de Arte pelo  Museu de Arte Contemporânea e em Museologia pelo Museu de  Arqueologia e Etnologia,  ambos da USP. Obteve o título de Master of Arts in Museum Studies pela Universidade de Leicester, na Inglaterra, com revalidação pelo Programa de Mestrado em Museologia da UNIRIO. De 2002 a 2012 foi coordenadora do Programa de Inclusão Sociocultural e desde janeiro de 2013 atua como coordenadora dos  Programas Educativos  Inclusivos do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
 
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (48) 9927-4601  / www.remsc.blogspot.com

Fonte: REM/SC