O Museu Histórico de Pinhalzinho foi criado em 3 de setembro de 1988 com o objetivo de guardar e preservar a cultura e a história da comunidade local, representada em fotos, objetos, documentos e depoimentos orais. Reunindo esse material é possível evidenciar alguns fragmentos das experiências humanas do processo de formação e desenvolvimento do município entre as décadas de 1930 a 1970. Além disso, a intenção principal era, e ainda é, de manter e preservar o patrimônio cultural material e imaterial do município e região.

Os principais parceiros da instituição são as escolas da rede pública, Secretarias Municipais de Educação e Cultura de Pinhalzinho e região e, principalmente, o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM). Desenvolvemos ações educativas, montagem de exposições temáticas de curta duração, publicação de artigos, livros e cartilhas; e intensa pesquisa viabilizada por ações e projetos relacionados à cultura imaterial local e regional, como forma de dinamizar e tornar mais atraente o espaço museológico. Entre os projetos em andamento podemos destacar:
- Casa de Chão Batido: representação da história dos caboclos do Oeste de Santa Catarina – que atualmente esta exposta no Museu do Vinho Mário Pellegrin de Videira e faz parte do programa Museu Andante de exposições, coordenada pelo Ceom. Esta ação educativa foi contemplada pelo Prêmio Darcy Ribeiro no ano passado;
- Corre, pula, pega e brinca: envolveu pesquisa, registro e divulgação por meio de cartilha, montagem de uma exposição com banners e brinquedos confeccionados artesanalmente, e ações educativas com as crianças do ensino fundamental e educação infantil do município e região. Este projeto foi desenvolvido com os recursos do Prêmio Pontinho de Cultura, viabilizado pelo Minc em 2010.
- Registrando Saberes: o palavreado, as crenças e as tradições relacionadas a cultura popular dos caboclos do Oeste de Santa Catarina, com a finalidade de mapear, registrar, historicizar e documentar os saberes relacionados ao palavreado, as crenças religiosas, superstições, mancebos e benzimentos dos descendentes de caboclos, mestres da tradição oral, pessoas que participam de grupos formais ou informais, localizados em seis municípios do Oeste de Santa Catarina (Pinhalzinho, Modelo, Saltinho, Saudades, Chapecó e Campo Erê). A iniciativa reconhece e valoriza os detentores de saberes, fazeres e formas de expressão tradicionais, bem como dispõe de um acervo de informações audiovisuais, fotográficas e bibliográficas a fim de documentar e disponibilizar a comunidade local, regional e do país, as expressões e manifestações culturais de natureza imaterial relacionada aos caboclos, também conhecidos como brasileiros. Este projeto foi viabilizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Além disso, periodicamente recebemos visitas das Escolas dos municípios próximos, que ainda não tem museu: Águas Frias, Saudades, Nova Erechim, Modelo, Saltinho, Bom Jesus do Oeste, Serra Alta entre outros. Atendemos estudantes e professores da rede de ensino com atividades educativas e de resgate da história, enfatizando a importância da preservação do patrimônio cultural local e regional.

Museu Histórico de Pinhalzinho
Endereço: Avenida Porto Alegre, 2590, Bairro Pioneiro – Pinhalzinho/SC