No dia 11 de março, a mesa-redonda Museu e Escola: diálogos para a construção do Plano Nacional de Educação Museal (PNEM) foi realizada no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A iniciativa foi da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM/SC), em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC).

A representante da Secretaria de Estado da Educação, Raquel Terezinha Todeschini, apresentou ações, desafios e possíveis soluções para a aproximação dos estudantes com os bens culturais, e sobretudo com os museus. Ainda deu ênfase ao Ensino Médio Inovador, e ressaltou a importância de frequentar museus na juventude.

Na sequência, o museólogo Renilton Roberto da Silva Matos de Assis, da FCC, apresentou a metodologia e os instrumentos de coleta de dados da pesquisa do GT Museu e Escola, que foi realizada em todo o Estado. Dividiu com os participantes algumas impressões sobre os dados, que ainda estão sendo trabalhados.

A pesquisadora em Educação em Museus Alice Bemvenutti dividiu sua apresentação em duas partes. Na primeira, mostrou sua experiência na gestão do Museu do Trem, no Rio Grande do Sul, onde a ação educativa foi considerada estruturadora de todos os setores. Na segunda, apresentou a síntese das discussões do GT Ação Educativa, no 5º Fórum Nacional de Museus (Petrópolis, 2012).

A coordenadora do GT Estudos e Pesquisas, do PNEM/Ibram, Rita Matos Coitinho, apresentou o programa em seus nove eixos, contextualizou sua construção e mostrou um pequeno tutorial de como participar da consulta pública no blog, enfatizando a importância da participação de todos nesse processo.

A mediação da mesa ficou sob a responsabilidade da coordenadora da REM/SC e arte-educadora do Museu de Arte de Santa Catarina (MasC), Maria Helena Rosa Barbosa. Participaram da discussão 53 pessoas, entre elas professores, estudantes do ensino superior e profissionais de museus, representando as cidades de Canoinhas, Criciúma, Itajaí, Florianópolis e São José.

(Foto: Márcio Henrique Martins / Assessoria de Comunicação FCC)

Fonte: Informações da REM/SC