FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O ano de 2012 gerou resultados positivos para o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom), mantido pela Unochapecó. As mais de 30 exposições temáticas, além das diversas ações culturais, como palestras e oficinas, organizadas pelo Ceom/Unochapecó no ano passado resultaram em mais de 45 mil pessoas beneficiadas em diversos municípios catarinenses. O número de visitantes na sede do Ceom também cresceu 30%, em relação a 2011. Parcerias firmadas com mais de 30 instituições contribuíram para que cerca de 20 municípios fossem contemplados com atividades culturais em 2012.

Os bons resultados se devem especialmente ao trabalho em parceria com instituições de vários municípios. A responsável pelo Programa de Difusão Cultural e Museológica do Ceom/Unochapecó, Denise Argenta, afirma que várias organizações culturais e museológicas das regiões Oeste e Meio Oeste Catarinense e a Fundação Catarinense de Cultura têm desenvolvido ações conjuntas no intuito de qualificar e ampliar a oferta de bens e serviços culturais.

Uma forma de sistematizar essas ações, a partir do Ceom/Unochapecó, é o Programa Museu Andante de Intercâmbio de Exposições, implantado em 2009. “As ações de intercâmbio de exposições, serviços e conhecimentos entre os museus da região já existem há bastante tempo: a própria existência do Ceom/Unochapecó veio dessa necessidade da região articular-se culturalmente a fim de alcançar mais e melhores espaços. A diferença é que agora, com o Programa Museu Andante, há uma sistematização das ações visando a continuidade e a expansão do trabalho”, destaca Denise.

A primeira exposição desenvolvida de modo colaborativo, entre instituições museológicas, foi realizada em 2010. A parceria se deu entre o Ceom/Unochapecó, o Museu Histórico de Pinhalzinho, a Fundação Cultural de Concórdia e o Museu Comunitário de Ipumirim. Juntas, as instituições realizaram a pesquisa que deu origem à exposição itinerante “Amor à moda antiga”, que já circulou por mais de 20 municípios diferentes. O trabalho vai além da produção de exposições compartilhadas e procura dar visibilidade às produções de cada museu, promovendo sua circulação pelo Estado, com ênfase nas regiões Oeste e Meio Oeste Catarinense. “A cada ano, mais instituições somam-se ao projeto, contribuindo para ampliar ainda mais o catálogo de exposições disponíveis para exibição nos museus da região e para a otimização da visitação que, com os esforços somados, tem crescido significativamente”, assinala Denise.

Perspectivas

“As atividades realizadas pela instituição são extremamente significativas para a comunidade regional e, por isso mesmo, há esse retorno expresso nos números de público, somados nos diferentes municípios e ações dos quais o Ceom/Unochapecó e seus parceiros participaram”, pondera Denise Argenta, para quem trata-se de um número que é uma conquista de todos os museus envolvidos.

Para 2013, alguns dos objetivos do Ceom/Unochapecó são de ampliar a visitação no espaço sede do centro, com a abertura de uma exposição de longa duração temática e a oferta de oficinas especiais para professores. Manter o vínculo com os museus parceiros, buscar novas parcerias e projetos conjuntos, além de contar com apoios, são outras intenções do Ceom/Unochapecó para este ano.

Fonte: Ceom/Unochapecó