Os museus localizados nas cidades selecionadas (confira a lista) para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas também podem ser contemplados pelos investimentos que somam mais de R$ 1 milhão. Os investimentos serão destinados a obras de restauro ou reforma de monumentos e edifícios públicos ou de uso público, podendo contemplar os elementos necessários ao funcionamento pretendido, tais como os museográficos, luminotécnicos, ou até o restauro de bens móveis e integrados. As adequações nos espaços públicos dessas cidades históricas, como a sinalização para identificação e localização, e a iluminação urbana das edificações de interesse cultural, também podem ser incluídas como propostas.

As prefeituras têm até o dia 19 de fevereiro para, com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN – definir sua lista de obras prioritárias. Para sugerir projetos, os museus devem procurar o governo local ou o Sistema de Museus de sua região a tempo de serem incluídos nesta lista. Durante o mês de março, as obras sugeridas pelas prefeituras serão submetidas à aprovação das instâncias de gestão do PAC, que definirá a previsão de investimentos para cada cidade.

O objetivo dessas ações é alavancar o patrimônio cultural como indutor de geração de renda, agregação social e afirmação da identidade das cidades históricas. Os investimentos também contribuem para o desenvolvimento urbano das localidades.

>> Saiba mais na página do MinC

Fonte: Informações do Iphan