O Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), vinculado à Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), divulga o balanço das ações desenvolvidas em todo o Estado durante 2012. Além do aumento no número de museus aderidos ao Sistema - que passou de 154, em 2011, para 171, em 2012 -, o SEM/SC atingiu cerca de 620 profissionais e interessados na área de museologia por meio de suas iniciativas, como o Programa de Capacitação Museológica, Conversando sobre Museu, o Grupo de Trabalho Museu e Escola e o Conexões Ibram em Santa Catarina. Ainda realizou 30 assessorias técnicas em museus catarinenses, além da divulgação de notícias do meio pelo Informativo quinzenal, cujo alcance supera os 1,9 mil e-mails cadastrados no banco de dados do SEM/SC.

Confira as principais ações do SEM/SC e seu alcance:

Programa de Capacitação Museológica: Desenvolvido desde 2005, em 2011 o PCM foi totalmente reformulado, de forma a atender à Política Estadual de Museus. O programa é dividido em sete módulos, com oficinas que ocorrerão até 2014 em todas as regiões de Santa Catarina. Em 2012, foram oferecidos os módulos dois e três (respectivamente, Documentação Museológica e Gestão de Acervos e Sustentabilidade dos Museus), a um público que superou os 330 participantes. Houve, ainda, uma nova edição do primeiro módulo (Gestão e Planejamento Museológico / Conservação Preventiva de Acervos), ministrado em Blumenau para 38 pessoas.  A intenção do PCM é possibilitar a formação específica e continuada aos profissionais atuantes em museus.

Conversando sobre Museu: O ciclo de discussão contou com a participação de 110 pessoas oriundas de 28 cidades catarinenses e ainda por Porto Alegre (RS) e Londrina (PR). Foram três encontros com temáticas acerca de temas diversos de interesse do campo museológico, cujo objetivo foi discutir novas perspectivas e diferentes concepções de trabalho para o setor. Os eventos, em formato de mesa redonda, são gratuitos e contam com palestras e debates entre os participantes.

Grupo de Trabalho Museu e Escola: Surgido durante o 3º Fórum Estadual de Museus, em Chapecó no ano de 2011, o GT tem por objetivo refletir sobre as relações e dificuldades encontradas para a aproximação entre as duas instituições. Desde maio, os integrantes do GT têm se dedicado a estudar, problematizar e debater ações de investigação sobre a temática. Para isso, estão sendo
pesquisadas 1% das escolas de ensino fundamental e médio do Estado (81 unidades de ensino), às quais foram entregues formulários com questões específicas, formuladas pelo GT, para serem respondidas por todos os alunos e professores do 6º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. Ao final do trabalho, previsto para o segundo semestre de 2013, serão estruturadas propostas e estratégias para a aproximação entre as escolas e os museus.

Conexões Ibram + Santa Catarina: Primeiro estado da região Sul do Brasil a receber o evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Santa Catarina contou com 141 participantes de 40 cidades do Estado, além de Curitiba (PR). Em dois dias, o Conexões Ibram recebeu gestores, profissionais, pesquisadores, e estudantes ligados à área de museus em seminários que objetivaram a conscientização e sensibilização dos presentes quanto a temas relacionados ao setor. Ainda na ocasião, foi assinado o Termo de Cooperação Técnicas entre o Ibram e a FCC para o fortalecimento do campo museal catarinense.

Assessorias Técnicas: Pelo menos 20 cidades catarinenses receberam as 30 assessorias técnicas prestadas por profissionais do SEM/SC em 2012. O Sistema oferece orientações técnicas aos museus cadastrados e aos municípios interessados em implantar esse tipo de instituição. Os espaços atendidos recebem um relatório com as orientações solicitadas e encaminhamentos técnicos. Esse trabalho, porém, não substitui a necessidade de contratação de equipe técnica para o desenvolvimento das atividades museológicas.

Coleção Estudos Museológicos: Com o objetivo de fortalecer a atuação dos profissionais de museus e valorizar o acervo presente nessas instituições, a FCC, por meio do SEM/SC, lançou a coleção. Com peridiocidade anual, a publicação traz à tona reflexões e práticas sobre temas pertinentes aos museus. A primeira edição apresenta orientações e procedimentos básicos para a conservação preventiva e a gestão de riscos para os acervos museológicos, com autoria das conservadoras/restauradoras Lia Canola Teixeira e Vanilde Rohling Ghizoni. A Coleção Estudos Museológicos será distribuída gratuitamente a instituições museológicas, prefeituras, bibliotecas e instituições de ensino.

Informativo do SEM/SC: Os eventos do campo museológico catarinense e as ações desenvolvidas pela FCC na área ganharam um novo canal de comunicação com a criação do Informativo do SEM/SC. Com periodicidade quinzenal, a publicação chega à marca de 20 edições divulgadas somente em 2012.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC