O termo de cessão de uso de uma área do Parque das Nações Cincinato Naspolini, em Criciúma, para a Unesc instalar o Museu de Zoologia Profª Morgana Cirimbelli Gaidzinski foi assinado na tarde do último dia 5 de dezembro, pelo prefeito Clésio Salvaro e o vice Márcio Búrigo. O terreno possui 2.195,35 metros quadrados e o projeto, dos arquitetos André Luiz Laitano e Giuliano Elias Colossi, da Secretaria do Sistema de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma, prevê uma área construída será de 1.287,60 metros quadrados, com um prédio em forma de pássaro.

Conforme a coordenadora do Museu de Zoologia, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, o novo espaço abrigará, além de áreas para os acervos de espécies de Mata Atlântica, marinhas e pré-históricas (materiais osteológicos (ossadas, fósseis) e taxidermizados (empalhados)), aquários com peixes e espécies vivas de rios da região Sul do estado, biblioteca, videoteca, espaço multimídia, auditório, escritório e cafeteria. "O objetivo do projeto continua sendo o mesmo de dez anos atrás, quando o Museu foi criado: a educação. Neste espaço conseguiremos ampliar a nossa área de atuação. É um projeto único nos três estados do Sul do Brasil", comentou. Segundo Morgana, o Museu de Zoologia continuará a funcionar com o acervo atual na Unesc.

A autorização para a destinação da área tornou-se possível através de projeto de lei encaminhado à Câmara de Vereadores pelo Governo do Município, com indicação da vereadora Tati Teixeira. Para ela, o projeto oportunizará que mais pessoas usufruam do Museu, que segundo ela, promove o conhecimento e a cidadania. Além disso, o local será uma importante referência turística para o município.

O Legislativo aprovou a cessão para a Unesc de uma área localizada atrás do palco principal do empreendimento, próximo ao lago e à segunda estação da miniferrovia.

A próxima etapa do projeto consiste na busca por um orçamento para a obra e na sequência, o encaminhamento destes dados em projetos junto aos Governos Federal e Estadual.

Fonte: http://www.unesc.net/post/213/10/21621