Foi aberta no último dia 16 de novembro, no auditório II do prédio do Siccob/MaxiCrédito, em Chapecó, a exposição Alfa/MaxiCrédito: História & Memória, com o objetivo de divulgar os trabalhos que estão sendo realizados e envolver toda a comunidade institucional e externa no projeto. A mostra segue aberta até 30 de janeiro de 2013, com visitação das 8h30min às 11h30min e das 12h30min às 17h.

O trabalho de dois anos, em parceria com o CEOM/Unochapecó, encerrou-se em outubro e trouxe resultados de encher os olhos de muitos cooperativistas. Durante o período de mapeamento, reunião de acervos e curadoria de documentos e objetos, o Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito contou com a assessoria técnica dos historiadores Ademir Salini, Aline Lubenow, Elisandra Forneck e do museólogo Idemar Ghizzo. Também foram desenvolvidas ações de divulgação dos trabalhos para associados, funcionários e comunidade sobre a importância da valorização e preservação da história das cooperativas.

Para Romeo Bet, presidente da Cooperalfa, muitos fatos da trajetória das instituições estavam sendo perdidos. "Vamos manter a história das duas cooperativas que são exemplo para muitos outros, pois, além de ser um resgate, é também olhar o lado social", explica. Mirian Carbonera, responsável pelo CEOM/Unochapecó, agradeceu a confiança na equipe para a realização das atividades e colocou a instituição a disposição. "Atividades de extensão fortalecem a inserção da universidade na comunidade, marcando também o compromisso com o desenvolvimento cultural regional", destaca.

As cooperativas

A Cooperalfa, oficialmente fundada em 29 de outubro de 1967, atualmente com cerca de 16 mil famílias associadas e a MaxiCrédito, criada em 16 de novembro de 1984, que atende mais de 36 mil cooperados, hoje percebem um significado rico e valioso no trabalho desenvolvido pelo Centro de Memória. O objetivo principal é preservar e valorizar a memória e história das instituições e do cooperativismo.

Fonte: Informações do Projeto Centro de Memória Alfa/Maxi