A Fundação Municipal de Cultura e Turismo e a Casa da Cultura lançam um cartão postal em comemoração à reabertura da Casa da Câmara e Cadeia, sede da Casa da Cultura. A imagem é uma reprodução de uma antiga fotografia de 1910, ano em que se registra uma grande reforma no prédio, quando ganhou uma escadaria externa (hoje demolida) para que os vereadores não precisassem passar entre os detentos para acessar a Câmara no piso superior. Além disso, foram instaladas as primeiras lamparinas do projeto de iluminação pública daquela época. O verso do postal traz o detalhe do Monumento Comemorativo aos 250 anos de Imigração Açoriana, de Plínio Verani. No site http://ctpmsj.sc.gov.br/cc/ há o link de inscrição para você receber um postal em sua casa.

A Casa da Cultura foi restaurada para receber a Casa do Papai Noel a partir do dia 03 de dezembro, nas festividades do "Natal Mágico de São José 2010".  Em janeiro começará a reinstalação da Casa da Cultura, juntamente com a substituição da iluminação cenográfica e a instalação dos equipamentos eletrônicos. Desta forma, consolidando os projetos, serviços e triplicando seu espaço de atendimento. Entre as mudanças, está duas salas para oficinas equipadas com carteiras escolares e quadro branco, uma sala de exposições de 100m2, um auditório para concertos e para atender o projeto Cine Jardim Cultura, além das alas administrativas - atendimento ao público e área de apoio a eventos.

O retorno a antiga sede valorizará novamente o nº 4 da Praça Hercílio Luz, para onde, em 1850, foram destinados 100$000 réis para o inicio das obras da Casa da Câmara e Cadeia Pública, marcando um período áureo de desenvolvimento socioeconômico para a cidade no século XIX. Em Janeiro de 1859 aconteceu a primeira sessão no novo edifício, que além da Câmara de Vereadores, abrigava a Cadeia, o Juiz de Paz e a Delegacia. Naquela época havia uma força nos fundos do edifício e a alguns metros dela o Pelourinho, símbolo dos poderes legais da Vila (município) daquele tempo.

O belo edifício foi palco de diversos momentos históricos da cidade; sua arquitetura representa ainda hoje uma das obras mais significativas do município, sendo uma das raras construções na área continental com as cantarias originais. Em 2009 a Casa da Cultura lançou um carimbo e um selo celebrando os 150 anos de funcionamento da Casa da Câmara e Cadeia. Em 2011, a instituição reabrirá oficialmente em Março, em meio às comemorações dos 261 anos de São José. No site da Casa da Cultura já está disponível o link para o regulamento e inscrição de exposições e outras atividades para o próximo ano - confira em http://cc.ctpmsj.sc.gov.br/2010/agenda/.

Imagem do cartão postal: Acervo de Gilberto Gerlach e Osni Machado.

Informações: (48) 3247 8503 / 3247 9096