FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Novos rumos para a Museologia em Santa Catarina
Ao longo dos anos instituições e agentes culturais catarinenses, cada vez mais envolvidos com a consolidação da identidade cultural e preservação da memória do Estado, vem desenvolvendo ações de proteção e preservação do nosso Patrimônio Cultural. Dentre elas, uma ação de grande importancia foi a criação da Fundação Catarinense de Cultura, instituida pelo Decreto Estadual nº 7.439, de 24 de abril de 1979, com a missão de “Valorizar a cultura através de ações que estimulem, promovam e preservem a memória e a produção artística catarinense”.
Dentro dessa premissa, o Governo do Estado de Santa Catarina, apoiado pela classe museológica e em consonância com a política federal para a área da cultura (criação do Sistema Brasileiro de Museus pelo Decreto nº 5.264, de 5/11/2004), realiza no ano de 2005 o I Fórum Estadual de Museus e da início a construção e consolidação de uma Política Estadual de Museus. Através do Decreto nº 4.163, de 29 de março de 2006, institui o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina – SEM/SC, vinculado a Fundação Catarinense de Cultura – FCC, dando inicio à implementação dessa política.
A Fudação Catarinense de Cultura – FCC, dentro de sua missão institucional e de acordo com o momento promissor para a área da cultura no país e no mundo, lançou no início de 2010, ao completar 31 anos de criação, edital de concurso público onde ofereceu 53 vagas em diversas áreas de conhecimento, sendo 5 delas para Museólogo, das quais 3 foram preenchidas.
Os primeiros museólogos concursados a entrarem no quadro da FCC, Lizandra Felisbino (SC), Maurício Rafael (SC) e Renilton Roberto da Silva (BA), juntamente com outros profissionais da casa, constituem hoje um corpo técnico capacitado para assessorar e orientar profissionais e instituiçoes no trato com o Patrimônio Material, Imaterial e Natural de Santa Catarina. Assim, o Estado dá um passo importante em consonância com a Política Nacional de Museus, e torna-se vanguarda com contratação desses profissionais.
Isso traz à cultura catarinense novo fôlego e visa atender a demanda – cada vez mais emergente – por orientações técnicas, vinda de todas as partes do Estado. Esse acontecimento é de suma importância e um marco histórico para a FCC. É reflexo do esforço de tantos outros profissionais que anteriormente defenderam e percorreram um árduo e difícil caminho para que esse momento se concretizasse.
Agora, novos desafios se avizinham, o trabalho para a preservação e valorização do patrimônio cultural em Santa Catarina é um árduo caminho a ser trilhado, e outras lutas surgirão, mas as conquistas com certeza serão compensadoras para os museus e o patrimônio cultural catarinense.  O setor museológico se renova, toma corpo e ganha força para participar mais ativamente da vida cultural do país, das discussões políticas envolvendo a cultura e a sociedade, o governo e as instituições museológicas.

Para saber um pouco mais sobre a criação dos órgãos responsáveis pela preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural brasileiro, clique:  BAIXAR

Ibram comemora Dia do Museólogo com evento e lançamentos

O Conselho Federal de Museologia (Cofem) fará a entrega das medalhas da Ordem do Mérito Museológico a cidadãos brasileiros ou estrangeiros e instituições que prestaram destacados serviços à museologia no Brasil. Dentre os homenageados está a museóloga e professora Ângela Maria de Oliveira Paiva, que tem uma efetiva atuação na área museológica catarinense, sendo a primeira coordenadora do curso de museologia do Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE (primeiro curso de museologia do sul do país).

Leia mais: http://www.museus.gov.br/