Nos próximos dias 22 a 27 de novembro o Seminário Gestão do Patrimônio no MERCOSUL reunirá dirigentes dos órgãos culturais dos países da América Sul, técnicos do Iphan, comunidade acadêmica, além de gestores públicos estaduais e municipais com o objetivo de difundir experiências bem sucedidas em gestão do Patrimônio na Região, por meio da apresentação, intercâmbio e reflexão sobre as ações de fomento, pesquisa, educação, informação e comunicação.

O evento, que contará com 300 participantes e será a primeira atividade desenvolvida pelo Centro Lucio Costa de Formação para Gestão do Patrimônio, sediado no Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro, visa ampliar a capacidade de gestão das instituições envolvidas na preservação dos bens nos países da América do Sul.

As inscrições do Seminário são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site www.iphan.gov.br/seminariomercosul/, onde está disponível a programação completa do evento que contempla três eixos temáticos: gestão de sítios naturais; sítios arqueológicos; e sítios urbanos.

O Seminário Gestão do Patrimônio no MERCOSUL é realizado pelo Iphan e Ministério da Cultura, em parceria com o Instituto Chico Mendes do Ministério do Meio Ambiente, Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e da Unesco.
O Centro Lúcio Costa foi criado em julho deste ano, durante a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Brasília. O espaço tem como missão estratégica a cooperação com países da América do Sul e de língua portuguesa na África e na Ásia.

Sobre o Centro Lucio CostaO Brasil é o único país sul-americano que possui um Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio, categoria 2,  ligado a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco. A unidade brasileira, denominada como Centro Lucio Costa, nasceu com a missão estratégica de capacitar profissionais da administração pública de 17 países de língua portuguesa e espanhola da América do Sul, África e Ásia. Entre as atividades previstas para este ano está uma reunião técnica entre os gestores do patrimônio mundial de países sul-americanos para produzir um Informe Periódico que apresente um diagnóstico do estado de conservação e de gestão desses sítios, bem como as necessidades e os avanços para a sua preservação.

O Centro Lucio Costa, administrado pelo Ministério da Cultura, por meio do Departamento de Articulação e Fomento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – DAF/IPHAN, está instalado no Palácio Gustavo Capanema. As ações previstas para o Centro deverão auxiliar no processo de formação profissional de quadros gerenciais voltados para a formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas no campo do patrimônio. Também impulsionarão as pesquisas aplicadas, o intercâmbio técnico e científico e a formação de uma biblioteca de referência e de um Observatório de Gestão do Patrimônio.

O conjunto de países atendidos pelo Centro, abrange, na América do Sul: Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela. Na África lusófona e hispânica: Cabo Verde, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial. Na Ásia, o Timor-Leste. Além desses países, o Centro realizará ainda ações de intercâmbio e colaboração com Portugal e Espanha, bem como os demais centros congêneres existentes na China, Noruega, México, África do Sul e Bahrein. Com estas unidades, o Brasil está trabalhando pela constituição de uma Rede Colaborativa de Centros de Formação Categoria 2.

Fonte: Iphan