FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) começou a usar pigmentos contendo grafeno para o preparo de tintas utilizadas na restauração de pinturas. O material faz com que as tintas durem mais tempo nas obras que passam por intervenção do Ateliê.

"O grafeno é constituído de camadas finas de carbono e apresenta propriedades importantes para utilização em tintas como atividade antioxidante, resistência térmica, proteção UV e atividade antibacteriana", explica o químico e pesquisador do Atecor, Thiago Guimarães Costa, que recentemente desenvolveu uma metodologia para obtenção de pigmentos contendo grafeno.

O objetivo da iniciativa, realizada em parceria com o Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é retardar a degradação de aglutinantes derivados de óleos e auxiliar na aglutinação. Estes pigmentos foram patenteados pela FCC e pela UFSC e estão agora disponíveis para o Atecor realizar os trabalhos de restauro de pinturas.