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Em uma disputada audiência pública realizada na tarde de quinta-feira, dia 21 de maio, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), foram debatidas as propostas de mudanças na Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet. O encontro, uma iniciativa da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Alesc, definiu como principal encaminhamento a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Cultura. O secretário Nacional de Cultura, Roberto Nascimento, participou do eventop, que também teve a participação da presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Anita Pires, e do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Péricles Prade, entre outras autoridades.

Implantada há 18 anos, a lei movimenta cerca de R$ 1 bilhão por ano na cultura e é o principal mecanismo de patrocínio cultural em vigor no país. Por meio dela, as empresas podem aplicar parte do dinheiro do imposto devido em projetos diversos. O modelo viabiliza boa parte do que se produz em teatro, música, dança e outras manifestações e, ao mesmo tempo, é criticado por uma série de distorções que foram se sedimentando.

Num monitoramento cultural realizado pelo Ministério da Cultura (MinC) e apresentado por Roberto Nascimento, ficou constatado que 92% dos brasileiros nunca freqüentaram um museu, apenas 14% vão ao cinema, 93% nunca visitaram uma exposição, 78% nunca assistiram um espetáculo de dança e 90% dos municípios da União não têm cinema, museu ou um espaço multiuso. Também foi levantado que o orçamento do MinC dobrou em cinco anos, mas os valores de renúncia fiscal quase triplicaram. Do total de recursos, 20% são provenientes do orçamento federal e 80% de renúncia fiscal.

Segundo o secretário, as maiores distorções em relação à Lei Rouanet dizem respeito ao desequilíbrio na parceria público privada e na distribuição de recursos. No primeiro caso, o governo precisa colocar R$ 900 milhões em renúncia para receber R$ 100 milhões em investimento privado. Já no segundo caso a região Sudeste movimenta 79% do total de investimentos em cultura, enquanto o Sul fica com 11%, Nordeste 6%, Centro Oeste 3% e Norte 1%. Destes 11% destinados à região Sul, 59% são direcionados para o Rio Grande do Sul, 25% para o Paraná e 16% ficam em Santa Catarina, o que representa 1,67% do total nacional.

Para tentar sanar estas distorções, Nascimento apresentou as propostas do MinC, colhidas depois de "um amplo debate, público e aberto". Segundo ele, hoje não há avaliação subjetiva dos projetos beneficiados com isenção fiscal, são levados em consideração aspectos técnicos, como orçamento e prazo. Já a nova lei prevê que comissões formadas por governo e sociedade avaliarão também o mérito artístico da obra. A Lei Rouanet prevê hoje duas faixas de isenção fiscal fixas. Na nova lei, serão seis faixas de isenção e o enquadramento em cada uma delas será decidido por comissões paritárias, formadas por governo e sociedade. O novo projeto também prevê a criação de um sistema de pontuação. Itens variados, que devem passar por questões de acessibilidade e de diversidade regional, serão considerados com maior ênfase. "Quanto menor o índice de abatimento, mais dinheiro a empresa deve tirar do próprio bolso".

Foto: Carlos Kilian / Alesc

No intuito de divulgar a língua espanhola e a cultura em espanhol, o Instituto Cervantes de Florianópolis começa em março de 2009 suas atividade culturais. Graças as parcerias estabelecidas com a Fundação Catarinense de Cultura, a Universidade Federal de Santa Catarina e a Fundação Cultural BADESC, o Instituto Cervantes oferecerá em Florianópolis um extenso programa de atividades musicais, literárias e cinematográficas da Espanha e Hispanoamérica.

PROGRAMAçãO

10 março, 20h

MúSICA

Ciclo guitarrísimo

José María Gallardo del Rey

Teatro álvaro de Carvalho

Rua Marechal Guilherme, 26

Entrada franca

Sujeito a lotação da sala - retirar ingressos com 1 hora de antecedência

Em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura

20 março, 16h

CINEMA

El hombre de la esquina rosada (Arg., 1962) de René Mugica

baseado no conto homônimo de Jorge Luis Borges
Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC

Entrada franca

Apresentação pelo Prof. Roberto Ferro, da Universidade de Buenos Aires

Debate com ele e com os profesores da UFSC Claudio Cruz e Jair da Fonseca.

Em parceria com o Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudios Literários Latinoamericanos da Universidade Federal de Santa Catarina

Ciclo Javier Bardem

CINEMA

Fundação Cultural BADESC

Rua Visconde de Ouro Preto, 216

às 19h - Entrada franca

8/4 Carne Trémula de Pedro Almodóvar

15/4 Días Contados de Imanol Uribe

22/4 Los Lunes al Sol de Fernando de Aranoa

29/4 Segunda Piel de Gerardo Vera

Em parceria com a Fundação Cultural BADESC

10 março, 20h

guitarrísimo

José María Gallardo del Rey

O concerto, em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura, abre em Florianópolis o ciclo guitarrísimo do Instituto Cervantes, dedicado ao violão em todas as suas formas e estilos.

PROGRAMA

Gaspar SANZ ............................................................................. Danzas Españolas *

Santiago DE MURCIA .......................................... Tocata en la manera de Corelli *

José María GALLARDO DEL REY .......................................................... Lorca Suite

Astor PIAZZOLLA ...................................................... Tres Piezas del Nuevo Tango *

José María GALLARDO DEL REY ...........................Fantasía sobre temas de Iberia

José María GALLARDO DEL REY................................................................... Rosales

* Versión de José María Gallardo

José María Gallardo del Rey

O violonista e compositor sevilhano José María Gallardo del Rey recupera uma tradição esquecida pelos violonistas em geral há quase um século: a de associar em suas apresentações obras tradicionais do repertório com composições próprias.

Para o recital no Instituto Cervantes de Florianópolis, Gallardo Del Rey escolheu obras escritas originalmente para violão barroco por dois de seus principais compositores, Gaspar Sanz e Santiago de Murcia. Continuando a apresentação, serão interpretadas obras próprias baseadas também na tradição do cancioneiro ibérico, em releituras das obras tradicionais recolhidas pelo grande poeta Federico García Lorca. Outras composições próprias além de um arranjo do próprio violonista de obras de Astor Piazzolla encerram o programa.

José María Gallardo del Rey extrapola os limites do violão clássico, colaborando frequentemente com músicos de jazz, ópera, balé e teatro. Atua também como diretor de orquestra e compositor, sendo fundador e diretor musical do septeto La Maestranza. Faz apresentações por toda a ásia e Austrália e em 2008 colaborou na produção Pasión Española, com Plácido Domingo e a Orquesta de la Comunidad de Madrid.

O ciclo guitarrísimo

O ciclo guitarrísimo do Instituto Cervantes começou em 1998 na sua sede de Munique (Alemanha) e se espalhou por várias das cidades do mundo nas quais o Instituto está presente.

O ciclo apresenta os principais intérpretes e repertórios para violão e instrumentos afins da Espanha e Hispanoamérica, países que tem, como o Brasil, o violão como um instrumento profundamente enraizado nas suas culturas musicais.

Teatro álvaro de Carvalho

Rua Marechal Guilherme, 26

Entrada franca

Sujeito a lotação da sala - retirar ingressos com 1 hora de antecedência

Em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura

CICLO DE CINE ARGENTINO: Entre gauchos e compadritos

O Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latinoamericanos da Universidade Federal de Santa Catarina e o Instituto Cervantes de Florianópolis abrirão no próximo dia 20 de março o Ciclo de Cinema Argentino Entre gaúchos e compadritos. Trata-se de uma mostra que reúne oito filmes produzidos entre as décadas de 1950 e 1980 que abordam os temas do gaúcho e do compadrito, figuras míticas da cultura argentina. O tema do gaúcho é revisitado com maestria em filmes como Martín Fierro de Leopoldo Torre Nilsson e Don Segundo Sombra de Manuel Antín, ambos baseados nas obras literárias homônimas de José Hernández e Ricardo Güiraldes, respectivamente. O tema do compadrito, figura emblemática do subúrbio da Buenos Aires do início do século XX, é explorado em El hombre de la esquina rosada de René Mugica, baseado no conto de Jorge Luis Borges Hombre de la esquina rosada, e Juan Moreira de Leonardo Favio.

O Ciclo pretende levar ao público de Florianópolis uma mostra de excelentes produções que apresentam temas que ocuparam importante papel nas discussões sobre a construção cultural do país vizinho durante o século XX e que hoje, nas vésperas do bicentenário da república Argentina, ganham novamente papel de destaque.

O Ciclo prevê a exibição mensal de um filme durante o período letivo de 2009, seguido de debate com a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros.

A mostra começa na sexta-feira, 20 de março, às 16h, no Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, com a participação dos professores Roberto Ferro, da Universidade de Buenos Aires, e Cláudio Cruz e Jair da Fonseca, da UFSC.

PROGRAMAçãO:


sexta-feira, 20 de março às 16h: El hombre de la esquina rosada (1962) René Mugica
quarta-feira, 22 de abril às 16h: Juan Moreira (1972) Leonardo Favio
quarta-feira, 20 de maio às 16h: Un guapo del 900 (1960) Leopoldo Torre Nilsson
quarta-feira, 24 de junho às 16h: Tangos - El exilio de Gardel (1985) Fernando Solanas

quarta-feira, 26 de agosto às 16h: Martín Fierro (1968) Leopoldo Torre Nilsson
quarta-feira, 23 de setembro às 16h: Arrabalera (1950) Tulio Demicheli
quarta-feira, 21 de outubro às 16h: Don Segundo Sombra (1969) Manuel Antín
quarta-feira, 25 de novembro às 16h: Sur (1988) Fernando Solanas

O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. Interessados poderão contar com certificados de participação.

LOCAL: Auditório Henrique Fontes, Centro de Comunicação e Expressão - CCE, UFSC

APOIOS: Instituto Cervantes, Centro de Comunicação e Expressão, Pós-graduação em Literatura e Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras da UFSC

ORGANIZADORES: Prof. Cláudio Cruz e Profª. Liliana Reales

INFORMAçõES: (48) 9615-0563

20 março, 16h

CINEMA

El hombre de la esquina rosada

(Arg., 1962, 70 min. Espanhol sem subtítulos) de René Mugica

baseado no conto homônimo de Jorge Luis Borges

Francisco Real, um homem do Norte chamado de el Corralero, anda buscando outro que tem fama de fofoqueiro e de mau e o chamam de el Pegador ´´quero encontrar-lo para que me ensine, a mim que não sou ninguém, o que é um homem de coragem e de visão´´.

Apresentação pelo Profº Roberto Ferro da Universidade de Buenos Aires

Debate com ele e com os profesores da UFSC Claudio Cruz e Jair da Fonseca.

Roberto Ferro

Roberto Ferro é escritor e crítico literário. Doutor em Letras pela Universidade de Buenos Aires, é professor e pesquisador da Faculdade de Filosofía e Letras. Tem ministrado cursos e seminários de pós- graduação em Venezuela, México, França e Itália. Faz parte do conselho de redação de numerosas revistas acadêmicas e literárias.

Entre seus libros publicados estão: El asesino tiene quien le escriba, Lectura (h)errada con Jacques Derrida, El lector apócrifo, La ficción. Un caso de sonambulismo teórico, Línea de flotación e Onetti. La fundación imaginada.

Auditório Henrique Fontes, Centro de Comunicação e Expressão - CCE, UFSC

Entrada franca

Apresentação pelo Profº Roberto Ferro da Universidade de Buenos Aires

Debate com ele e com os profesores da UFSC Claudio Cruz e Jair da Fonseca.

Em parceria com o Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudios Literários Latinoamericanos,

da Universidade Federal de Santa Catarina

CINECLUBE

A Fundação Cultural Badesc e o Instituto Cervantes oferecem, a partir do mês de abril, cinema espanhol e hispanoamericano todas as quartas-feiras, às 19h

Cinema abril

Ciclo Javier Bardem

Fundação Cultural BADESC

Rua Visconde de Ouro Preto, 216

às 19h - Entrada franca

Dedicamos o mês de abril a figura de Javier Bardem, um ator jovem apesar de já ser consagrado na cena espanhola e internacional. Filho da também atriz Pilar, irmão do escritor e diretor de cinema Miguel e sobrinho de uma das figuras mais relevantes do cinema espanhol dos anos 1950 e 1960, o diretor Juan Antonio Bardem (1922-2002), Javier passou por um período juvenil um tanto errante, no qual dividia seu tempo entre suas duas grandes paixões: o rugbi e os estudos de pintura, até chegar nas mãos de diretores de renome e realizar seus primeiros e breves papéis em Las edades de Lulú(1991), de Bigas Luna e Tacones Lejanos(1991), de Almodóvar. Sob a direção do primeiro, o controverso diretor catalão Bigas Luna, chegaria sua consagração, com o filme Jamón, jamón (1992).


Logo depois deste primeiro trabalho, Bardem voltou a tarbalhar com Bigas Luna em Huevos de oro (1993), que garantiu sua popularidade ao mesmo tempo em que classificava o ator em um só esteriótipo - o de macho latino, forte, autoritário e agressivo - do qual, no entanto, conseguiu se desvencilhar graças aos trabalhos posteriores, como El detective y la muerte (1994), de Gonzalo Suárez, ou Días contados(1994), de Imanol Uribe, nos quais interpreta magistralmente um personagem conflituoso, viciado em drogas e atraente ainda que repulsivo. Esta atuação lhe valeu em 1995 o Prêmio Goya de melhor ator coadjuvante.


Provavelmente foi em 1997 que Javier Bardem se lançou definitivamente ao estrelato, quando colaborou com dois dos maiores diretores do cinema espanhol - Pedro Almodóvar e Alex de la Iglesia - em papéis de protagonista. Carne Trémula e Perdita Durango nos apresentam um ator já formado e pleno de recursos interpretativos, ao mesmo tempo que são marcantes quanto à variedade de registros que o ator domina, já que em um, Carne Trémula, interpreta um tetraplégico, enquanto em Perdita Durango, Bardem enche a tela com talvez uma das imagens mais violentas, inquietantes e ameaçadoras que o espectador contemporâneo possa recordar. Nesta mesma linha podemos enquadrar os últimos trabalhos de Bardem - Antes que anochezca (2000) de Julian Schnabel; Los Lunes al sol (2002) de Fernando León de Aranoa, e Mar adentro de Alejandro Amenábar (2004) - filmes com uma enorme distribuição internacional e nas quais o ator assume enormes desafios interpretativos, como o de encarnar o escritor e poeta cubano Reynaldo Arenas (1943-1990) -; ou o defensor da eutanásia e paraplégico Ramón Sampedro (1943-1998).

A partir deste ano Javier Bardem inicia uma carreira fora da Espanha. Em 2006 participa em Os fantasmas de Goya (2006) de Milos Forman, ao lado de Natalie Portman. Em 2007 aparece em O amor nos tempos de cólera, de Mike Newell, baseado no romance de Gabriel García Márquez. Recentemente foi convidado a viver o famoso terrorista venezuelano Carlos, o Chacal, em filme dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles.

Em 2008, sua consagração veio com o óscar na categoria de melhor ator coadjuvante, pelo seu papel no filme No Country for Old Men(2007) dirigido pelos irmãos Coen, tornando-se o primeiro ator espanhol a receber este galardão.

08/04/2009

Carne trémula

Direção: Pedro Almodóvar

Espanha, 1997, 100 minutos, cor. Em espanhol com legenda em português

Em uma noite, três homens e três armas coincidem-se na casa do cônsul italiano em Madri. Sozinha, Elena, sua filha, espera anciosamente a chegada do traficante que lhe trará drogas. Os três homens são Víctor, um adolescente imaturo e marginal, e uma dupla de policiais, David e Sancho. Entre eles começa uma discussão violenta. Uma das pistolas é disparada atingindo David, em sua coluna vertebral. Víctor é preso e condenado a uma pena de setes anos de detenção.

15/04/2009

Días contados

Direção: Imanol Uribe

Espanha, 1994, 90 minutos, cor. Em espanhol, sem legenda

Uma história de amor entre pessoas que vivem no limite. Ela, Charo, quase cruzou a fronteira irreversível do mundo das drogas e, apesar do ambiente sórdido em que cresceu, não deixa de manifestar a igenuidade de seus dezoito anos.

22/04/2009

Los lunes al sol

Direção: Fernando León de Aranoa

Espanha, 2002, 113 minutos, cor. Em espanhol, legenda em espanhol

Em uma cidade litorânea ao norte e dividida por um rio de águas verdes e poluídas, muitos homens e mulheres deixaram o campo e o mar para irem trabalhar em fábricas, refinarias e estaleiros. Mas depois chegou a modernização industrial.

29/04/2009

Segunda piel

Direção: Gerardo Vera

Espanha, 1999, 105 minutos, cor. Em espanhol, legenda em espanhol

Alberto, homem jovem e bem sucedido, é casado com Elena e tem um filho, Manuel. Nesta aparente normalidade estável e acomodada, Alberto mantém uma relação sentimental com Diego, um médico gay. Elena descobre que seu marido a trai, mas acredita que seja com outra mulher; passa, então, a tentar de todos os modos salvar seu casamento.

Em parceria com a Fundação Cultural BADESC

O Instituto Cervantes

Fundado em 1991, o Instituto Cervantes é uma instituição oficial espanhola dedicada à difusão internacional do espanhol e da cultura nas línguas hispânicas. Atualmente conta com 72 centros espalhados pelos cinco continentes, em mais de 40 países. Mais de 100.000 alunos participam anualmente nos 8000 cursos de espanhol que se celebram nos centros do Instituto Cervantes, cursos de língua para todos os níveis, cursos de aperfeiçoamento e atualização didática e cursos especiais de língua e cultura, espanhol para fins específicos (espanhol para negócios, secretariado, etc.), assim como cursos preparatórios para a realização das provas dos Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE), enquanto as incessantes atividades culturais relacionadas à Espanha e à hispanoamérica situam o Instituto Cervantes como uma referência em todos os países onde atua.

Desde 1998, quando o Instituto Cervantes começou suas atividades em São Paulo, nossa instituição cresceu no Brasil de maneira espetacular. Com centros em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, Brasil é o país com a maior presença do Instituto Cervantes.

Instituto Cervantes Florianópolis

Rua Esteves Júnior, 280

88015-130 Florianópolis

Tel. (48) 3225-0224

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) abriu no dia 8 de junho o período de inscrições para o Edital de Aquisição de Livros - COCALI. Promovido pelo Governo do Estado, o edital vai selecionar e adquirir obras de autores catarinenses ou residentes há mais de dez anos em Santa Catarina. Serão selecionadas até dez obras, que terão 300 exemplares de suas tiragens compradas e distribuídas para bibliotecas públicas municipais. As inscrições são gratuitas, e estarão abertas entre 08 e 26 de junho de 2009.

"A aquisição e a distribuição de livros são de grande importância para a difusão da literatura catarinense. Com esse edital, o Estado atua como um mediador entre nossos autores e a população, que muitas vezes tem pouco ou nenhum acesso aos bens literários", afirma a presidente da FCC, Anita Pires.

Os autores poderão inscrever mais de uma obra, mas somente serão aceitas inscrições de livros publicados entre 2004 e 2009, esses anos incluídos. Também é necessária a apresentação de documento assinado pela editora autorizando o desconto de 50% no preço de capa para aquisição pela FCC, caso a obra seja selecionada no edital.

As obras inscritas serão avaliadas e selecionadas pela Comissão Catarinense do Livro (COCALI), composta nove membros, representantes da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Academia Catarinense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, União Brasileira de Escritores / Santa Catarina, Câmara Catarinense do Livro, além de um renomado escritor.

Os exemplares encaminhados para análise não serão devolvidos e, após a divulgação do parecer final da COCALI, passarão a integrar o acervo da Biblioteca Pública de Santa Catarina. A seleção deverá ser concluída no prazo máximo de trinta dias, a contar da data de término das inscrições. Os títulos das obras selecionadas e os nomes de seus autores serão divulgados no site da Fundação Catarinense de Cultura (www.fcc.sc.gov.br), onde também estará disponibilizado o edital completo (veja abaixo ou em Downloads).

Mais informações: (48) 3953-2396 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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EDITAL PARA AQUISIçãO DE LIVROS - COCALI

1. DO OBJETO

1.1 Constitui objeto deste edital selecionar e adquirir obras de autores catarinenses ou residentes há mais de dez anos em Santa Catarina.

1.2 As obras adquiridas serão destinadas a bibliotecas públicas municipais catarinenses.

1.3 Serão selecionadas até dez (10) obras, que terão 300 exemplares de suas tiragens compradas e distribuídas pela Fundação Catarinense de Cultura.

1.4 Os exemplares serão adquiridos por 50% do valor de capa dos mesmos.

2. DA INSCRIçãO

2.1 Somente serão aceitas inscrições de obras publicadas de 2004 até 2009.

2.2 O autor poderá inscrever mais de uma obra.

2.3 é vedada a inscrição feita diretamente por editoras.

2.4 Os concorrentes deverão entregar pacote contendo:

2.4.1 Nove (09) exemplares da obra;

2.4.2 Folha contendo nome completo do autor, endereço residencial, telefones para contato, endereço eletrônico e valor de capa da obra inscrita;

2.4.3 Cópia da carteira de identidade ou da certidão de nascimento ou da certidão de casamento;

2.4.4 Documento assinado pelo concorrente e com firma reconhecida em cartório declarando que reside há mais de dez anos em Santa Catarina, no caso do concorrente não ser catarinense;

2.4.5 Documento assinado pela editora autorizando o desconto de 50% no preço de capa para aquisição pela Fundação Catarinense de Cultura, caso a obra seja selecionada neste edital.

2.5 As inscrições são gratuitas.

3. DO PRAZO E LOCAL DE INSCRIçõES

3.1 As inscrições estarão abertas entre 08 e 26 de junho de 2009.

3.2 O pacote deverá estar endereçado para:

Fundação Catarinense de Cultura

Edital de Aquisição de Livros - COCALI

Av. Governador Irineu Bornhausen, 5.600,

Agronômica, Florianópolis - SC

CEP: 88025-202

3.3 As inscrições poderão ser feitas nos dias úteis, das 13h às 19h, diretamente no setor de protocolo da Fundação Catarinense de Cultura, no endereço citado no item 3.2.

3.4 Serão admitidas inscrições pelo Correio, desde que feitas exclusivamente via SEDEX.

3.5 Para as inscrições pelo Correio, serão consideradas a data e hora da postagem.

3.6 Não serão aceitas inscrições apresentadas fora do período estabelecido no item 3.1 deste edital.

4. DA SELEçãO

4.1 As obras serão avaliadas e selecionadas pela Comissão Catarinense do Livro (COCALI), composta por nove (09) membros.

4.2 A seleção será concluída no prazo máximo de trinta (30) dias, a contar da data de término das inscrições.

4.3 Os títulos das obras selecionadas e os nomes de seus autores serão divulgados no site da Fundação Catarinense de Cultura (www.fcc.sc.gov.br).

4.4 A decisão da Comissão Catarinense do Livro (COCALI) é irrecorrível.

5. DAS DISPOSIçõES GERAIS

5.1 A inscrição da obra implica prévia e integral concordância com as normas deste edital.

5.2 Os exemplares encaminhados para análise não serão devolvidos e, após a divulgação do parecer final da Comissão Catarinense do Livro (COCALI), passarão a integrar o acervo da Biblioteca Pública de Santa Catarina.

5.3 Livros financiados pelo Governo do Estado de Santa Catarina não poderão ser inscritos neste edital.

5.4 Funcionários da Fundação Catarinense de Cultura, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e os membros da Comissão Catarinense do Livro (COCALI) não poderão participar deste edital.

5.5 Os casos omissos serão decididos pela Comissão Catarinense do Livro (COCALI).

Florianópolis, 04 de junho de 2009.

Anita Pires

Presidente da Fundação Catarinense de Cultura

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e o Ministério da Saúde abrem nesta segunda-feira (dia 23), a partir das 13h, no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), a exposição itinerante do "Festival Internacional do Humor sobre DST e Aids". Serão exibidas 33 charges premiadas, falando de assuntos como prevenção, tratamento e direitos humanos.

O Festival foi lançado no Brasil em agosto de 2004, por uma iniciativa do Ministério da Saúde e o Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil - IMAG. Contou com a participação de artistas gráficos de 50 países. O lançamento foi em agosto de 2004 no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília. A exposição no CCBB durou dez dias e contou com a visitação de dez mil pessoas. Hoje, mais de 200 mil brasileiros já viram as 300 charges escolhidas entre os mais de 1.000 trabalhos recebidos. O Festival tem percorrido o país de sul a norte, sempre com grande aceitação do público. Países como o Casaquistão, Moçambique, Estados Unidos, México também já viram a mostra do Festival.

Segundo os criadores do festival, a palavra "humor" está relacionada à saúde. Na Roma Antiga, os humores significavam os quatro líquidos que circulam em nosso corpo. Quem os tivesse em equilíbrio seria uma pessoa bem-humorada e, conseqüentemente, saudável. Será verdade, portanto, que o riso pode ajudar no processo de cura ou na mudança de comportamento?

Muitas são as experiências positivas do uso do humor, principalmente do humor gráfico, para levar à conscientização, provocar reflexões e tomadas de atitude. A Aids é um dos atuais males da humanidade e, para muitos, ainda é vista como um problema alheio a eles, à sua família e à sociedade. Em relação ao Festival de Humor, o objetivo principal é oferecer à sociedade um instrumento a mais de engajamento de todos para impedir o alastramento do vírus e, também, de valorização daqueles que são soropositivos. O senso de humor é próprio daqueles que melhor enxergam problemas e soluções. A somatória de visões e percepções de artistas do humor de todas as nações e povos resultou, sem dúvida, em um rico e diversificado produto a ser trabalhado nas mais variadas estratégias de comunicação e educação. E essa é a intenção da exposição itinerante do "Festival Internacional do Humor sobre DST e Aids" - transformar o riso em comunicação educativa.

Em cada local, as charges que falam de prevenção, tratamento e direitos humanos são apresentadas das mais variadas formas, em praças públicas, em teatros, em shoppings centers e em escolas. Mas não importa o lugar, pessoas de diversas idades se colocam em frente às imagens e extraem do humor informações sobre a epidemia de aids. A expressão fechada se desvanece, o passo apressado se retarda para ver e observar aqueles quadros coloridos que fazem rir, mas que também levam à reflexão. As imagens mais recônditas do imaginário das pessoas. O traço revela que o riso também pode ser uma forma de educação.

Usar preservativo, não compartilhar agulhas e seringas, ir ao médico regularmente e fazer o teste de aids são conselhos dados a todo o momento. E as pessoas vão continuar a ser lembradas de que esses cuidados e tanto outros são necessários para se evitar a aids. Mas que não se repita a forma. Faça-se do humor o instrumento de fixação da idéia.

Ficha Técnica do Salão Internacional do Humor

Temas: Prevenção, Direitos Humanos, Tratamento

Nº de trabalhos inscritos: 1.200

Nº de trabalhos selecionados: 300

Nº de trabalhos premiados: 23

Premiado no tema prevenção: Junião - Brasil

Premiado no tema direitos humanos: Júlio Spacca - Brasil

Premiado no tema tratamento: Jarbas - Brasil

Onde encontrar os cartuns: www.aids.gov.br/humor

A prefeitura de Porto União realizou no dia 08 de julho de 2009 a cerimônia de assinatura de contrato, em comodato, do imóvel na Rua Sete de Setembro, em frente a Escola Miguel Farah, pertencente a família de João Darci Ruggeri. A Fundação de Cultura de Porto União é a responsável pelo projeto de restauração e tombamento, coordenado por Ari Passos e Terezinha Wolf.

Com o objetivo de tombar o prédio como patrimônio histórico e cultural do município, no momento o local será utilizado como espaço cultural. A parceria firmada com a família foi de que a casa seria restaurada e cuidada, mantendo os traços arquitetônicos da década de 30. Para João Darci, é uma honra repassar um prédio que para a família é de tão grande importância e com isso preserva-se também a história do município "Povo sem história é um povo que não existe. Se não cultivarmos o que os nossos antepassados deixaram a nossa história irá desaparecer", afirma Ruggeri. A família recebeu diversas propostas de compra do imóvel, mas preferiu deixar aos cuidados do município.

O comodato tem validade por 10 anos, e enquanto isso o prefeito afirmou que pretende manter o local com os cuidados necessários abrigando os serviços culturais que o município possui como a Fundação de Cultura e o setor de Arquivo Público. "Estamos agradecidos a toda família com o repasse desse bem histórico, queremos restaurá-lo e aos poucos conhecer ainda mais sobre a história de Porto União, utilizando esse espaço da forma mais correta possível", disse o prefeito Renato Stasiak.