A prefeitura de Porto União realizou no dia 08 de julho de 2009 a cerimônia de assinatura de contrato, em comodato, do imóvel na Rua Sete de Setembro, em frente a Escola Miguel Farah, pertencente a família de João Darci Ruggeri. A Fundação de Cultura de Porto União é a responsável pelo projeto de restauração e tombamento, coordenado por Ari Passos e Terezinha Wolf.

Com o objetivo de tombar o prédio como patrimônio histórico e cultural do município, no momento o local será utilizado como espaço cultural. A parceria firmada com a família foi de que a casa seria restaurada e cuidada, mantendo os traços arquitetônicos da década de 30. Para João Darci, é uma honra repassar um prédio que para a família é de tão grande importância e com isso preserva-se também a história do município "Povo sem história é um povo que não existe. Se não cultivarmos o que os nossos antepassados deixaram a nossa história irá desaparecer", afirma Ruggeri. A família recebeu diversas propostas de compra do imóvel, mas preferiu deixar aos cuidados do município.

O comodato tem validade por 10 anos, e enquanto isso o prefeito afirmou que pretende manter o local com os cuidados necessários abrigando os serviços culturais que o município possui como a Fundação de Cultura e o setor de Arquivo Público. "Estamos agradecidos a toda família com o repasse desse bem histórico, queremos restaurá-lo e aos poucos conhecer ainda mais sobre a história de Porto União, utilizando esse espaço da forma mais correta possível", disse o prefeito Renato Stasiak.