FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Em comemoração ao aniversário da Casa dos Açores - Museu Etnográfico, espaço cultural administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em Biguaçu, será realizada uma apresentação do Quarteto de Cordas da Camerata Florianópolis. O evento, que celebra os 45 anos da unidade museológica, está marcado para este domingo, 10, às 19h. A entrada é gratuita e o repertório terá clássicos populares.

Sobre o espaço cultural

A Casa dos Açores - Museu Etnográfico está abrigada em prédio construído no século XIX no município de Biguaçu. Distante cerca de 20 quilômetros do centro de Florianópolis, é um dos mais esplêndidos registros do apogeu da colônia açoriana-madeirense da localidade de São Miguel. A Casa dos Açores é administrada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O imóvel foi adquirido pelo Governo do Estado de Santa Catarina em 1978, e passou por restauração para se transformar em museu, inaugurado no dia 4 de março de 1979.

O museu forma, junto com a Igreja de São Miguel Arcanjo, a chácara e os arcos do antigo aqueduto, um belo conjunto arquitetônico. Conta com acervo de móveis, roupas e outras peças que visam à preservação e ao estudo da cultura açoriana. O espaço serve também para divulgar obras de autores catarinenses e exposições, além de contar com a comercialização de artesanato local.

 

 

A Casa dos Açores - Museu Etnográfico, em Biguaçu, está passando por melhorias visando aprimorar o atendimento aos visitantes, especialmente durante a temporada de verão, quando o espaço recebe uma grande quantidade de turistas. 

Nesta primeira etapa, o Museu, que é administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), está recebendo nova pintura interna e externa. Algumas árvores do terreno estão sendo podadas e outras, que já estão mortas e oferecem risco de acidentes, serão removidas. 

Em seguida, algumas paredes passarão por reparos para evitar infiltrações, bem como está prevista ainda a troca das telhas e do cercado. Também está sendo elaborada a reorganização das salas, com a intenção de abrigar exposições temporárias. Além disso, o acervo está sendo revisto e alguns materiais estão em fase de arrolamento.  

Nos primeiros oito meses deste ano, o Museu recebeu mais de 7 mil visitantes. Muitos deste são estudantes de escolas públicas e privadas de Biguaçu.

O Museu está localizado no balneário de São Miguel, em Biguaçu, e tem entrada gratuita. O horário de atendimento até 30 de setembro é de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h30; sábado e domingo, das 10h às 17h30 (sem fechar para almoço). A partir de 1º de outubro até 31 de março passa a ser de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h30; sábado e domingo, das 10h às 18h (sem fechar para almoço).

Com o objetivo de despertar a sensibilização sobre a necessidade do autocuidado, a exposição "Respeito" leva esculturas em cerâmica com a temática do câncer de mama para o Museu Etnográfico Casa dos Açores, administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em Biguaçu. A visitação vai de 17 de fevereiro a 3 de março de 2022, com entrada gratuita.

Desenvolvida pelo artista Claudio Schmitz, a mostra conta com 25 peças originais ressaltando a importância do autotoque como prevenção à doença que acomete tanto
mulheres quanto homens. "Respeito" visa, ainda, criar uma experiência que gere uma relação mais sensível e direta e, portanto, mais significativa com a temática.

O projeto foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021, executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da FCC.

Serviço:

O quê: Exposição "Respeito"
Visitação: de 17/02 a 03/03/2022. De terça-feira a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Onde: Museu Etnográfico Casa dos Açores
Rod. Gov. Mário Covas, s/n - Balneário São Miguel - Biguaçu (SC)
Entrada gratuita

A partir desta terça-feira, dia 28, a Casa dos Açores - Museu Etnográfico, em Biguaçu, reabre para visitação do público. Serão seguidos os protocolos de segurança contra Covid-19: na entrada haverá medição de temperatura e controle do uso obrigatório de máscaras (que devem ser posicionadas corretamente, cobrindo nariz e boca). Somente poderão entrar cinco pessoas por vez e não será permitido tocar nos objetos expostos.

O local funcionará de terça a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Administrada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), a Casa dos Açores, construída no século XIX, abriga o Museu Etnográfico, no município de Biguaçu. No local, o visitante poderá conferir o acervo de móveis, objetos, trajes e outras peças que preservam costumes e tradições da cultura açoriana. 

Distante cerca de 20 quilômetros do centro de Florianópolis, é um exemplar arquitetônico da colônia açoriana-madeirense da localidade de São Miguel. 

O Museu Etnográfico, localizado na Casa dos Açores, em Biguaçu, terá seu espaço expositivo requalificado, com a revisão e adequação do acervo existente e recebido em doação, de acordo com a linha conceitual da instituição. O edital para a realização dos trabalhos foi anunciado pela presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Ana Lúcia Coutinho, durante a solenidade em comemoração pelos 40 anos da FCC, na noite desta quarta-feira (24), no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

O edital de Tomada de Preços nº 004/2019 já está disponível para consulta no Portal de Compras do Governo do Estado (www.portaldecompras.sc.gov.br). Os documentos de Habilitação, Proposta Técnica e da Proposta de Preços devem ser entregues até o dia 29 de maio de 2019, às 15h, no Protocolo da Fundação Catarinense de Cultura, localizado na Avenida Governador Irineu Bornhausen, nº 5.600,  Agronômica – Florianópolis. A abertura dos envelopes de Documentos (Habilitação) ocorrerá no dia 29 de maio de 2019, até as 15h10; e dos demais no dia 12 de julho de 2019, até as 15h.

Serão investidos R$ 225.719,00 em parceria com o Ministério Público, com o objetivo de desenvolver o projeto de requalificação do espaço expositivo, rediscutir os trajetos de visitação, a utilização dos espaços internos e externos, aprimorar os suportes e a comunicação expositiva (painéis, etiquetas, descrições, suportes tecnológicos, entre outros), a iluminação e demais elementos físicos que compõem a expografia, bem como elaborar orçamento de execução desta exposição. "Queremos que o Museu seja um portal de entrada, uma referência na salvaguarda da cultura açoriana no litoral catarinense", destacou Ana Lúcia Coutinho durante o anúncio.

Em análise realizada pela equipe técnica da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da FCC, foram diagnosticados problemas no espaço expositivo, tanto na questão da seleção dos acervos, organização da exposição e comunicação com o público. O local passou recentemente por revisão e ajustes possíveis, conforme as condições materiais e técnicas disponíveis. Desta forma, foi disponibilizado ao público um rico acervo, mas a comunicação e a proteção destas peças ainda precisam de melhorias.

O projeto deve criar as condições necessárias para acondicionar o acervo recebido em doação do Grupo Arcos Pró-Resgate da Memória Histórica, Artística e Cultural de Biguaçu, composto por trajes folclóricos originais das ilhas dos Açores e litoral catarinense, material bibliográfico e audiovisual, artesanato de referência cultural, instrumentos musicais, materiais de escritório, documentos permanentes e fotografias. Por se tratar de imóvel tombado, todos os projetos deverão ser elaborados respeitando os valores estéticos e culturais do imóvel que sedia o Museu, com o mínimo de interferência na autenticidade histórica, estética, dos materiais, dos processos construtivos, do espaço envolvente ou outras.

Relevância Histórica

Além da localização privilegiada, que facilita o acesso com segurança de escolas e visitantes, a Casa dos Açores faz parte de um conjunto arquitetônico e paisagístico de grande relevância para a história de Santa Catarina, a Vila de São Miguel, que compreende a Igreja Matriz, o cemitério centenário, o sobrado, as cacimbas, a fonte de escravos e sua respectiva chácara, remanescente de um engenho, e o Aqueduto. As bases da povoação desta Vila remontam a meados do século XVIII e deve-se a suas características geográficas: o porto natural, a praia, e fartura no fornecimento de água doce, além da sua proximidade com a Fortaleza de Santa Cruz. Após a tomada da Ilha de Santa Catarina pelos espanhóis em 1777, São Miguel passa a ser a capital da Capitania entre maio e julho de 1778.

A Casa dos Açores, construída no século XIX, abriga o Museu Etnográfico. O imóvel foi adquirido pelo Governo do Estado de Santa Catarina em 1978 e passou por restauração para se transformar em museu, inaugurado no dia 4 de março de 1979. A edificação, juntamente com a Igreja de São Miguel Arcanjo, a chácara e os arcos do antigo aqueduto, é tombada pela FCC, em âmbito estadual, e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em âmbito federal.