A importância da preservação do Patrimônio Histórico e Cultural está ligada à memória e identidade de uma sociedade, gera um sentimento de pertencimento, traz autoestima e engajamento da população.
Conhecer a sua própria história, sua própria cultura é de suma importância para uma sociedade saudável. A memória estabelece um vínculo entre as gerações e o tempo, possibilitando que as pessoas se vejam como sujeitos da história, com direitos e também deveres para com a sociedade onde estão inseridas.
Nesse sentido, buscamos uma forma de aproximar a população de sua história por meio do projeto “Ô De Casa!”, com o objetivo de trazer informações sobre parte dos bens tombados pela FCC, o patrimônio edificado tombado pelo estado, informando sua localização nos municípios e permitindo um “passeio virtual” por esses bens, com o auxílio do Google Earth, além de fotografias dos imóveis.
O tombamento é uma ação administrativa do Poder Executivo que começa pelo pedido de abertura do processo, por iniciativa de qualquer cidadão ou instituição pública. Qualquer pessoa física ou jurídica pode solicitar aos órgãos responsáveis pela preservação o tombamento de bens culturais ou naturais.
Esse processo, após avaliação técnica preliminar, é submetido à deliberação dos órgãos responsáveis pela preservação. Caso seja aprovada a intenção de proteger um bem cultural ou natural, é expedida uma notificação ao seu proprietário.
A partir dessa notificação, o bem já se encontra protegido legalmente, contra destruições ou descaracterizações, até que seja tomada a decisão final, terminando o processo com a inscrição no Livro do Tombo e comunicação formal aos proprietários.
Para abertura de processo de tombamento e intervenções em bens tombados e em seu entorno, acesse as informações aqui.
Conheça parte do Patrimônio Edificado tombado pelo Estado de Santa Catarina ou
clique aqui e baixe a lista completa de bens tombados estaduais
Capela de Santo Amaro (antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso)
A Capela de Santo Amaro, antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso, foi a primeira igreja da cidade e está relacionada ao processo de ocupação do litoral de Santa Catarina. Construída no início do século XIX , ela exibe em seu interior as imagens dos santos padroeiros: Santo Amaro e Nossa Senhora do Bonsucesso.
Foi tombada pela FCC em 1998.
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Confira mais detalhes do bem tombado
Casarão Born
O casarão Born foi construído em 1891 por Nicolau Born, primeiro prefeito de Biguaçu. Destacam-se, entre outros elementos, os lambrequins em madeira e o guarda corpo de ferro.
Foi tombado pela FCC em 1996.
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Confira mais detalhes do bem tombado
A implantação da Colônia de Blumenau no ano de 1850 gerou uma das primeiras manifestações da arquitetura dos imigrantes alemães no atual Estado de Santa Catarina. Após alguns anos de luta pela implantação da colônia, iniciou-se um processo construtivo que marca até hoje na arquitetura local: a casa enxaimel. É por meio dessa arquitetura que os imigrantes alemães introduzem uma técnica única em todo o país, marcando esse período com singularidade e admirável beleza.
É pela sua aparência externa, marcada pela técnica construtiva, que os exemplares chamam a atenção. A cobertura bem inclinada em telhas claras, a armação em vigas escuras, as paredes de tijolos aparentes e as molduras das portas e janelas em branco contribuem para dar um encanto especial a essas casas simples e despretensiosas. Apesar da técnica ter sido aplicada largamente nas primeiras décadas, atualmente, na área urbana, esse tipo arquitetônico tornou-se uma raridade.
A maior parte dos exemplares enxaimel estão localizados nas áreas rurais de Blumenau e municípios vizinhos, onde essa arquitetura se difundiu ainda mais e permanecem preservadas. Após esse primeiro período, até o fim do século XIX, Blumenau passou por uma grande mudança em sua arquitetura. As pequenas e singelas casas começam a ser substituídas por edificações maiores, com dois pavimentos e estrutura em alvenaria auto portante, representando uma arquitetura mais refinada, mais confortável, que procura refletir o sucesso da colônia e os anseios da época pelo progresso.
Na Rua XV de Novembro, a principal rua no centro da cidade, existe um conjunto de edificações singulares dessa época.
Conheça o mapa com os bens tombados pela FCC em Blumenau
Edifício da Fundação Cultural de Blumenau (antiga Prefeitura)
O projeto original é do arquiteto alemão Heinrich Krohberger, construído em 1875, para ser o centro administrativo da Colônia e Antigo Fórum. A primeira grande reforma foi realizada em 1918, sendo acrescidas duas alas perpendiculares ao corpo principal do prédio, que recebe também modificações na cobertura e aplicação de adereços na fachada.
Em 1938, recebe o acréscimo de um pavimento e uma nova ala lateral, sendo toda a fachada adequada ao novo projeto. Em 1958, um incêndio destrói parcialmente a ala mais nova. Hoje, o edifício abriga a Fundação Cultural de Blumenau. Esse prédio é o marco da evolução e consolidação da sede da antiga Colônia e faz parte do conjunto da “entrada da cidade”.
Foi tombado pela FCC em 1996.
Endereço: Rua XV de Novembro, 161
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Praça Hercílio Luz
As interferências e alterações das feições originais deste espaço urbano ao longo de toda a sua existência, desde sua criação como porto pluvial até as mais recentes, passando por diversos agenciamentos como sede do poder municipal e a criação do “Biergarten” não foram suficientes para invalidar sua significação histórico-urbana.
Essa curva do Rio Itajaí foi escolhida pelo Dr. Blumenau para o assentamento dos colonos alemães. Nessas margens desembarcaram os primeiros imigrantes e, a partir daí, a cidade se desenvolveu.
Além de seu valor histórico representa um dos pontos referenciais de maior identificação da cidade. Nesse “locus” ainda encontra-se retratado o ambiente da implantação original.
Foi tombada pela FCC em 1996.
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Residência Dietrich
Construída em 1858, é a edificação mais antiga existente no centro urbano de Blumenau que utiliza a técnica construtiva do enxaimel. Também no tipo de implantação urbana, junto com a Casa Victor Gartner, geminada a esta, são exemplares únicos, no alinhamento da rua e fachadas no mesmo plano. O edifício se mantém original, tanto na técnica construtiva, quanto na volumetria, e continua compartimentada da forma inicial, abrigando um valioso mobiliário de época.
Foi tombada pela FCC em 1996.
Endereço: Alameda Duque de Caxias, 90
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Casa Victor Gartner (Museu da Família Colonial)
Construída em 1864, está entre as edificações mais antigas existentes no centro urbano de Blumenau que utilizam a técnica construtiva do enxaimel. Também no tipo de implantação urbana, junto com a Residência Dietrich, geminada a esta, são exemplares únicos, no alinhamento da rua e fachadas no mesmo plano. O edifício se mantém original, tanto na técnica construtiva, quanto na volumetria, e continua compartimentada da forma inicial, abrigando um valioso mobiliário de época.
Foi tombada pela FCC em 1996.
Endereço: Alameda Duque de Caxias, 78
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Igreja da Comunidade Evangélica de Itoupava Rega
A igreja, datada de 1911, está localizada em uma área rural e apresenta linhas características das edificações religiosas nas áreas de imigração alemã. Sua implantação é de grande beleza: elevada, uma escadaria em pedra bruta lhe dá acesso e, a cada lado, palmeiras ressaltam a verticalidade do conjunto que se fecha em ponta na cobertura da igreja. Inspira, em observadores mais atentos, um sentido religioso.
Nas encostas, um bem cuidado gramado, destaca o perfil do conjunto, mostrando o zelo da comunidade com os valores e tradições ainda presentes. Nave de pequenas dimensões, telhado em duas águas e cobertura em telha plana. Há três janela laterais alternando-se com três pequenos contrafortes verticais, além de um pequeno altar, mais estreito que o corpo da nave, de forma arredondada, com telhado independente.
Seu mobiliário é original. O coro em madeira, o altar - que serve como uma espécie de biombo da sacristia -, o pequeno púlpito e alguns bancos possuem o mesmo despojamento que revela o seu exterior, traduzindo a austeridade característica das comunidades evangélicas e a dificuldade de recursos nestas épocas. A torre central foi construída posteriormente, em 1954.
A edificação é um dos mais felizes exemplos de arquitetura religiosa no município de Blumenau e resume, em sua simplicidade e beleza, toda a cultura da imigração. Exemplo único na região, sua preservação é de suma importância como referencial cultural para aqueles que ali vivem e para a compreensão do conjunto.
Foi tombada pela FCC em 1996.
Endereço: Rua Erwin Manzke, 5934
Veja a localização do imóvel na cidade
Conheça mais detalhes do bem tombado
Antigo Hotel Oliveira
O edifício do antigo Hotel Oliveira, do final do século XIX, está localizado no núcleo histórico de Blumenau, junto ao Museu da Família Colonial. Encontra-se num cruzamento, sendo ponto focal de outras ruas. Exemplar autêntico, sua arquitetura é eclética, com inspirações neoclássicas. Apresenta cobertura bem inclinada e uma mansarda no alinhamento da fachada, além de aberturas no pavimento superior em vergas retas. As aberturas do térreo são em arco abatido, com vãos ritmados e pilastras entre os vãos.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Alameda Duque de Caxias, 109
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 116/2000
Edifício de arquitetura eclética, com linhas clássicas, telhado bem inclinado e mansardas estilizadas. Possui colunatas em toda a altura da fachada, finalizando com uma cimalha.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Alameda Rio Branco, 40
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 117/2000
O edifício, de 1923, foi construído para sediar a maternidade pertencente à Fundação Sociedade Evangélica Senhoras de Blumenau, sendo desenhado evitando o caráter de um hospital. Com o pavimento térreo todo trabalhado em tijolos de barro, possui cinco mansardas na fachada frontal, sendo três delas no alinhamento da fachada e as duas intermediárias recuadas, formando terraços.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Alameda Rio Branco, 165
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 118/2000
A casa foi construída entre o final do século XIX e início do século XX, como uso residencial para a família Schrader. Está inserida no centro de Blumenau em meio a um conjunto de imóveis históricos, muitos tombados pela FCC. Foi construída em alvenarias autoportante, com cobertura de telhas planas do tipo germânica. Possui um elegante detalhamento no emolduramento das aberturas, além de uma varanda com rico trabalho em carpintaria.
Foi tombada pela FCC no ano 2002.
Endereço: Rua Alvin Schrader, 01
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 119/2000
O imóvel, do final do século XIX, apresenta um jogo de volumes e tratamento diferenciado que reflete a prosperidade e riqueza da época da construção. Apresenta uma riqueza de detalhes na cobertura, além de uma grande mansarda no corpo central. A influência neoclássica é notada nos arcos plenos das aberturas e nas pilastras no pavimento superior.
Foi tombada pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua Alvin Schrader, 44
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 120/2000
A residência foi construída no início do século XX e se localiza no centro histórico de Blumenau. O imóvel possui uma linda implantação em meio a uma área verde.
Foi tombada pela FCC no ano 2002.
Endereço: Rua Alvin Schrader, 89
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 121/2000
Este é um outro exemplar construído na técnica enxaimel e possui tipologia característica das primeiras unidades da antiga colônia. Sua implantação é eminentemente urbana. Apresenta porão alto e entrada principal lateral abrigada por um pequeno telhado, sustentado por uma singular mão-francesa em madeira.
Foi tombada pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua Alvin Schrader, 137
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Igreja Luterana (ou Igreja do Espírito Santo)
A igreja do Espírito Santo, em estilo neogótico, foi inaugurada em 1877. É considerada a primeira igreja luterana da região do Vale do Itajaí. Foi construída em alvenaria autoportante e seu interior é revestido em madeira.
Foi tombada pela FCC no ano 2002.
Endereço: Rua Amazonas, s/n
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Casa Paroquial
No conjunto da Comunidade Evangélica, encontra-se o edifício da Casa Paroquial da Igreja Luterana (ou Igreja do Espírito Santo). É um exemplar característico da época próspera da colônia, com dois pavimentos em meio porão, telhado em tacaniça de telhas chatas, aberturas em vergas retas e detalhe quadriculado na caixilharia. Possui varanda com lambrequins e acabamento em tijolos aparentes no peitoril de todas as aberturas.
Foi tombada pela FCC no ano 2002.
Endereço: Rua Amazonas, 119
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Castelinho
Este imóvel faz parte de um conjunto, bastante homogêneo, eminentemente residencial, de 9 casarões ajardinados da Rua Herman Hering e Rua Marechal Floriano. Os tombamentos são justificados pela arquitetura do casario e pela ambiência que conformam, tendo como principais características materiais as grandes e refinadas casas isoladas no lote, a vegetação, os grandes recuos e a horizontalidade.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua Hermann Hering, 355
Veja a localização do imóvel na cidade
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 125/2000
Este imóvel faz parte de um conjunto, bastante homogêneo, eminentemente residencial, de 9 casarões ajardinados da Rua Herman Hering e Rua Marechal Floriano. Os tombamentos são justificados pela arquitetura do casario e pela ambiência que conformam, tendo como principais características materiais as grandes e refinadas casas isoladas no lote, a vegetação, os grandes recuos e a horizontalidade.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua Hermann Hering, 54
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 126/2000
Este imóvel faz parte de um conjunto, bastante homogêneo, eminentemente residencial, de 9 casarões ajardinados da Rua Herman Hering e Rua Marechal Floriano. Os tombamentos são justificados pela arquitetura do casario e pela ambiência que conformam, tendo como principais características materiais as grandes e refinadas casas isoladas no lote, a vegetação, os grandes recuos e a horizontalidade.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua Hermann Hering, 55
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 127/2000
Este imóvel faz parte de um conjunto, bastante homogêneo, eminentemente residencial, de 9 casarões ajardinados da Rua Herman Hering e Rua Marechal Floriano. Os tombamentos são justificados pela arquitetura do casario e pela ambiência que conformam, tendo como principais características materiais as grandes e refinadas casas isoladas no lote, a vegetação, os grandes recuos e a horizontalidade.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua Hermann Hering, 102
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 128/2000
Este imóvel faz parte de um conjunto, bastante homogêneo, eminentemente residencial, de 9 casarões ajardinados da Rua Herman Hering e Rua Marechal Floriano. Os tombamentos são justificados pela arquitetura do casario e pela ambiência que conformam, tendo como principais características materiais as grandes e refinadas casas isoladas no lote, a vegetação, os grandes recuos e a horizontalidade.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua Hermann Hering, 151
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 129/2000
Este imóvel faz parte de um conjunto, bastante homogêneo, eminentemente residencial, de 9 casarões ajardinados da Rua Herman Hering e Rua Marechal Floriano. Os tombamentos são justificados pela arquitetura do casario e pela ambiência que conformam, tendo como principais características materiais as grandes e refinadas casas isoladas no lote, a vegetação, os grandes recuos e a horizontalidade.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua Hermann Hering, 208
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 130/2000
Este imóvel faz parte de um conjunto, bastante homogêneo, eminentemente residencial, de 9 casarões ajardinados da Rua Herman Hering e Rua Marechal Floriano. Os tombamentos são justificados pela arquitetura do casario e pela ambiência que conformam, tendo como principais características materiais as grandes e refinadas casas isoladas no lote, a vegetação, os grandes recuos e a horizontalidade.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua Hermann Hering, 247
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Conjunto arquitetônico das Indústrias Hering
O conjunto é composto por quatro edificações que formavam um importante complexo fabril da cidade. A primeira delas, na entrada, é construída em enxaimel, vedada com tijolos à vista . O edifício principal, onde funcionava a fábrica, possui três pavimentos além do sótão, em tijolos à vista. Possui cunhais imitando pedras e requadros nas esquadrias, pintados de branco. As demais edificações que compõem o conjunto são em alvenaria rebocada, com cunhais e detalhes em argamassa.
Foi tombado pela FCC no ano 2002.
Endereço: Rua Hermann Hering, 1.790
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 132/2000
Construído no final do século XIX, o edifício faz parte de um conjunto de edificações do centro histórico de Blumenau que representam o momento cultural e econômico da cidade neste período.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua Itajaí, 35
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 133/2000
Edificação construída em estilo enxaimel, com fachada frontal de madeira, varanda em toda extensão da fachada, ornada com lambrequins e arcada em madeira.
Foi tombada pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua Itajaí, 574
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 134/2000
Este imóvel faz parte de um conjunto, bastante homogêneo, eminentemente residencial, de 9 casarões ajardinados da Rua Herman Hering e Rua Marechal Floriano. Os tombamentos são justificados pela arquitetura do casario e pela ambiência que conformam, tendo como principais características materiais as grandes e refinadas casas isoladas no lote, a vegetação, os grandes recuos e a horizontalidade.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: R. Hermann Hering, 01
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 135/2000
Este imóvel faz parte de um conjunto, bastante homogêneo, eminentemente residencial, de 9 casarões ajardinados da Rua Herman Hering e Rua Marechal Floriano. Os tombamentos são justificados pela arquitetura do casario e pela ambiência que conformam, tendo como principais características materiais as grandes e refinadas casas isoladas no lote, a vegetação, os grandes recuos e a horizontalidade.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 555
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Museu de Hábitos e Costumes
A edificação, do final do século XIX, foi sede do comércio de Gustav Salinger, que utilizava o segundo andar como residência. Na década de 30 do século XX, sediou o Banco Nacional do Comércio, a Distribuidora de Tecidos Catarinense e, posteriormente, um comércio de cristais. Em 2008, o edifício foi restaurado para receber as instalações do Museu de Hábitos e Costumes da Fundação Cultural de Blumenau.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua XV de Novembro, 25
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 137/2000
São poucas as edificações sem mansarda na cobertura, porém, existem exemplares na área central da Rua XV de Novembro. Apesar da ausência deste detalhe, as demais características, como inclinação do telhado, presença de aberturas no andar superior, uso comercial no térreo e o tratamento da fachada frontal, integram-se perfeitamente com as demais.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua XV de Novembro, 41
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 138/2000
O chanfrado na esquina se repete no edifício datado de 1929, que apresenta, também, uma pequena torre no pavimento superior, tornando-se ponto de referência na malha central. Nas aberturas, nota-se rico trabalho na caixilharia.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua XV de Novembro, 533 - esq. Ângelo Dias
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 139/2000
O imóvel faz parte de um conjunto de bens tombados pelo Estado de Santa Catarina na Rua XV de Novembro, Centro Histórico de Blumenau.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua XV de Novembro, 563
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 140/2000
O edifício apresenta linhas retas e vãos ritmados, além de cobertura em duas águas, bem inclinadas, com mansardas paralelas à cumeeira.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua XV de Novembro, 595/587
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 141/2000
O imóvel faz parte de um conjunto de bens tombados pelo Estado de Santa Catarina na Rua XV de Novembro, Centro Histórico de Blumenau.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua XV de Novembro, 605
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 142/2000
O edifício foi construído aproximadamente em 1900 e abrigou a Casa das Louças. Apresenta pilastras laterais até o telhado, frisadas em argamassa. Nas aberturas, caixilharia com detalhe quadriculado e, na varanda, mãos francesas sustentam o balanço. Destaca-se, também, o forro do beiral, em madeira, que forma um arco na fachada frontal.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua XV de Novembro, 667
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 143/2000
O imóvel faz parte de um conjunto de bens tombados pelo Estado de Santa Catarina na Rua XV de Novembro, Centro Histórico de Blumenau.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua XV de Novembro,789
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 144/2000
O imóvel, construído no ano de 1895, possui corpo frontal que forma a varanda trabalhada em madeira recortada. Neste caso, as mãos francesas que sustentam o balanço também seguem o mesmo estilo. As aberturas com vergas em arco pleno apresentam detalhe semelhante da varanda, além de um rico trabalho no recorte dos vidros.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua XV de Novembro, 801
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 145/2000
A edificação, de 1913, apresenta telhado em duas águas e cumeeira paralela à rua. Possui três mansardas, sendo a central a maior delas. Esta mansarda central termina com uma platibanda escalonada, marcando o eixo de simetria, que é quebrada apenas pelo chanfro de marcação de esquina.
Foi tombada pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua XV de Novembro, 819
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 146/2000
O edifício possui mansarda central perpendicular à fachada, que avança até o seu alinhamento, formando um volume saliente na cobertura. Apresenta, também, uma varanda ornada no pavimento superior que reforça o eixo central.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua XV de Novembro, 1.050
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 147/2000
A edificação apresenta linhas retas e vãos ritmados, além da cobertura em duas águas, bem inclinadas, e das mansardas.
Foi tombada pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua XV de Novembro, 1.080
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 148/2000
O imóvel faz parte de um conjunto de bens tombados pelo Estado de Santa Catarina na Rua XV de Novembro, Centro Histórico de Blumenau.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua XV de Novembro, 1.112
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 149/2000
O imóvel faz parte de um conjunto de bens tombados pelo Estado de Santa Catarina na Rua XV de Novembro, Centro Histórico de Blumenau.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua XV de Novembro, 1.122
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Teatro Carlos Gomes
O edifício do Teatro Carlos Gomes foi construído em 1939. Apresenta uma fachada em linhas retas de inspiração clássica. Na entrada principal há uma série de colunas e, no superior, aberturas com vergas retas.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua XV de Novembro, 1.181
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. 151/2000
O imóvel faz parte de um conjunto de bens tombados pelo Estado de Santa Catarina na Rua XV de Novembro, Centro Histórico de Blumenau.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua XV de Novembro, 1.392/1.398
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. 152/2000
A edificação apresenta linhas retas e vãos ritmados, além da cobertura em duas águas, bem inclinadas, e das mansardas.
Foi tombada pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua XV de Novembro, 1.401/1.408
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. 153/2000
O imóvel faz parte de um conjunto de bens tombados pelo Estado de Santa Catarina na Rua XV de Novembro, Centro Histórico de Blumenau.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua XV de Novembro, 1.414/1.430
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. 154/2000
O imóvel faz parte de um conjunto de bens tombados pelo Estado de Santa Catarina na Rua XV de Novembro, Centro Histórico de Blumenau.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua XV de Novembro, 1.434
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. 155/2000
A edificação apresenta linhas retas e vãos ritmados, além da cobertura em duas águas, bem inclinadas, e das mansardas paralelas à cumeeira.
Foi tombada pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua XV de Novembro, 1.436
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. 156/2000
O exemplar possui dois pavimentos, com função comercial no andar térreo e residencial no superior. Sua volumetria se destaca pela inclinação acentuada dos telhados, recobertos com telhas planas. Apresenta mansardas para possibilitar a iluminação e ventilação do sótão, que é utilizado como outro pavimento, além de uma varanda saliente no centro da fachada, marcando o eixo de simetria.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua XV de Novembro, 1.466
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. 157/2000
A edificação, da década de 30 do século XX, apresenta cobertura menos inclinada e detalhes de influência art-déco. O térreo possui tratamento simplificado e o pavimento superior exibe detalhe em argamassa.
Foi tombada pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua XV de Novembro, 1.502
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. 158/2000
O exemplar foi construído entre a década de 20 e 40 do século XX. Possui linhas mais retas, porém, com alguns elementos e volumetria inspirados em edificações mais antigas da região. A casa faz referência à mansarda, apresentando um volume central na fachada, sem as duas águas na cobertura.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua XV de Novembro, 1.526
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Colégio Santo Antônio
O conjunto do Colégio Santo Antônio apresenta uma arquitetura em quatro pavimentos bem caracterizada, telhado em tacaniça e vários tipos de aberturas.
Foi tombado pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua Santo Antônio, s/n
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Casarão Scarduelli
O Casarão Scarduelli, foi construído para abrigar tanto o uso residencial quanto o comercial. Localizado fora do núcleo original da Colônia, sua implantação na confluência da linha férrea com a rodovia (atual Rua Bahia), coaduna-se com as típicas implantações das casas comerciais das colônias de imigrantes europeus em Santa Catarina. Este tipo de edificação tinha papel fundamental no desenvolvimento das colônias de imigrantes, pois além de estabelecimentos de comércio, muitas vezes também abrigavam outras funções como hospedarias, serviços de comunicação, produção artesanal, entre outros serviços. O bem em questão, foi parte de um importante processo de ocupação desta região do Vale do Itajaí. A técnica construtiva utilizada foi a alvenaria autoportante rebocada, muito comum nas arquiteturas do início do século XX, em áreas mais centrais das colônias, ou em áreas afastadas desde que fora das propriedades de produção rural. A arquitetura apresenta alguns elementos decorativos como esquadrias diferenciadas, cimalhas, mansarda centralizada na fachada, com características que remetem à arquitetura de estilo eclético, que se propagava, no período, por todo o Estado. A estrutura do madeiramento da cobertura, reflete, também, a maneira tradicional da construção de telhados cujo sótão é aproveitável.
Foi tombado pela FCC no ano 2018.
Endereço: Rua Bahia, 2220
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Casa Arno Hensel
Conjunto inserido no perímetro rural do município, composto por uma edificação, dois anexos e dois ranchos. Edificação construída na técnica enxaimel, com embasamento feito em pedras irregulares. Possui planta organizada em sala centralizada, um quarto à esquerda com escada de acesso ao sótão e outro aos fundos, em madeira, fazendo comunicação com a sala. A cozinha fica à direita, comunicando-se aos fundos com a sala de refeições e varanda frontal. Em cada uma das laterais existe um anexo feito em madeira. Observa-se pinturas murais na sala. A fachada frontal é guarnecida pela varanda que se estende por toda a área do corpo principal, terminando junto aos anexos de madeira. Seu guarda corpo é feito em madeira com peças não ornamentadas e seu piso é em Taboado de madeira. A fachada direita tem a empena construída em madeira.
As esquadrias são em madeira em verga reta, com bandeira fixa e duas folhas de abrir. São arrematadas por tijolos de coloração diferenciada. O forro da edificação é de madeira, deixando aparentes os barrotes de sustentação do sótão e cobertura. A cobertura do corpo principal acontece em duas águas de inclinação acentuada, terminando em galbo-de-contrafeito. A cobertura dos anexos de madeira é em meia água e em sentido ortogonal à fachada principal. A edificação e os ranchos formam uma bela unidade que se insere de forma harmoniosa na paisagem rural de seu entorno.
Foi tombada pela FCC no ano 2017.
Endereço: Rua Viena, 1048
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Casa Hary Franz
Conjunto formado por edificação e anexo, inserido no perímetro rural do município, tem sua data de construção no ano de 1900. A edificação é mista, sendo o corpo de maior volume feito em estrutura enxaimel com preenchimento em taipa de mão e demais ambientes construídos em madeira. Seu embasamento é feito em alvenaria de tijolos e pedras irregulares, estando acima do solo. A planta se organiza em sala (taipa) com acesso ao sótão, um quarto à esquerda, cozinha e área de serviço aos fundos (todos em madeira) e varanda frontal, que se estende por toda a largura da sala.
O guarda corpo da varanda é feito em madeira treliçada, pilares com mão francesa e escada em frente à porta da sala.A cobertura é feita em duas águas de forte inclinação, terminando em galgo-de-contrafeito, cumeeira paralela à fachada frontal. A varanda não possui cobertura independente, sendo protegida pela cobertura principal. A cobertura do anexo lateral esquerdo é feita em meia água em sentido ortogonal à cobertura principal. As empenas laterais são construídas em madeira.
As esquadrias conservam sua concepção original e diferem-se no corpo enxaimel e nos corpos de madeira. Na parte em enxaimel são de madeira em verga reta, com bandeira fixa e duas folhas de abrir. Nos ambientes em madeira, tem dimensões menores e sem vidro, somente com escuras de madeira de uma folha de abrir. O lote original está preservado, conferindo ao conjunto autenticidade no que se refere à sua implantação original.
Foi tombada pela FCC no ano 2017.
Endereço: Rua Sarmento, s/n
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Casa Rudibert Manzke
Conjunto formado por edificação e três ranchos, inserido no perímetro rural do município, tem sua data de construção entre os anos de 1909 e 1914. Seu primeiro proprietário e construtor foi Otto Manske, que possuía uma olaria. A edificação é concebida em estrutura enxaimel dividida em dois módulos. Sua planta se organiza em módulo esquerdo com sala fazendo comunicação com o quarto, anexo de madeira aos fundos e varanda frontal. O módulo direito se divide em sala de refeições com acesso ao sótão e se comunica com a cozinha aos fundos, anexo de alvenaria servindo como sanitário e continuação da varanda frontal. A comunicação entre os blocos é feita por circulação central. O piso do edifício se alterna entre Taboado de madeira, piso cerâmico e chão batido. O forro é de madeira, deixando aparentes os barrotes de sustentação do sótão e cobertura. Relatou-se a existência de pinturas em stencil que estão encobertas por nova pintura. Na fachada frontal nota-se a varanda, sem guarda corpo, pontuada por pilares com mão francesa e ocupando toda a sua extensão, mas com diferenciação de piso. No módulo esquerdo seu piso é cimentado e no módulo esquerdo é de chão batido. A escada de acesso para a mesma é feita com pedras irregulares. A cobertura é feita em duas águas, terminando em galbo-de-contrafeito e revestimento de telhas francesas. A edificação e os ranchos formam uma unidade belamente implantada no lote, que tem sua área ainda original.
Foi tombada pela FCC no ano 2017.
Endereço: Rua Otto Manzke, 161
Veja a localização do imóvel na cidade
Conheça mais detalhes do bem tombado
Casa Bruno Flohr
Conjunto formado por edificação, anexo e quatro ranchos. Inserido no perímetro rural do município, tem sua data de construção em 1909. Edificação de médio porte, feita em estrutura de enxaimel com tijolos aparentes e embasamento que se eleva do solo, feito em pedras irregulares e em alguns pontos com tijolos. A planta é organizada em sala centralizada, quatro quartos, dois deles com comunicação com a sala, sala de refeições, cozinha, sótão, anexo usado como sanitário aos fundos e varanda. Na fachada frontal se estende a varanda que é interrompida pelo volume de um quarto. Possui guarda corpo feito em tijolos dispostos de forma diagonal e com intervalos vazados, formando um desenho treliçado. Seus pilares são de alvenaria de tijolos nos extremos e os dois centrais são de madeira, a partir do parapeito. A cobertura da fachada principal acontece de duas formas. Na área de projeção da sala e um dos quartos a cobertura é feita em duas águas com cumeeira paralela à fachada e revestimento em telhas rabo de castor. Na área de projeção do quarto direito, a cobertura é feita em meia água com cumeeira ortogonal à fachada e telhas rabo de castor. As esquadrias são de madeira em verga reta com duas folhas de abrir, exceto as da fachada frontal que possuem bandeira e duas folhas de abrir. O conjunto possui ainda belo entorno paisagístico.
Foi tombada pela FCC no ano 2017.
Endereço: Rua Erwin Manske, 12012
Veja a localização do imóvel na cidade
Conheça mais detalhes do bem tombado
Casa Alcidez Hoerning
Conjunto formado por edificação e dois ranchos, inseridos no perímetro rural do município, tem sua data de construção em 1904, pelo Sr. Antônio Pibaer. Inicialmente a casa consistia no local onde hoje funciona a cozinha, sendo ampliada em data posterior. Edificação com embasamento de alvenaria de tijolos, feita em enxaimel, com vedação de tijolos aparentes e setorizada em dois módulos. O primitivo, à esquerda, consiste na cozinha e dois anexos, um na parte posterior e outro em sua lateral esquerda. O segundo módulo, construído posteriormente, abriga a sala que se comunica com um quarto à direita, este com escada de acesso ao sótão e mais a varanda frontal. A comunicação entre as duas áreas acontece através de circulação central que se estende da fachada frontal até os fundos, no anexo aberto. No referido anexo existe um forno à lenha usado pela família, inclusive na produção de biscoitos. Duas das paredes da cozinha são em taipa de mão. Nota-se pintura stencil nas paredes da sala com motivos florais. A fachada frontal se destaca pela disposição diferenciada dos tijolos formando um padrão geométrico entre as esquadrias e o contraventamento. A cobertura do módulo esquerdo é feita em duas águas, com cumeeira paralela à fachada frontal. A do módulo direito tem a mesma concepção, porém está mais alta que a primeira e se estende um pouco mais no sentido da água frontal, cobrindo também a varanda, que tem guarda corpo em madeira. Assim como acontece em outros exemplares da arquitetura teuto-brasileira na região, o conjunto em questão está preservado em muitas de suas características originais, inclusive em sua implantação em relação com o entorno, considerando o lote preservado em sua extensão ainda hoje.
Foi tombada pela FCC no ano 2017.
Endereço: Rua Viena, 1720
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Vila Renaux
O projeto do arquiteto alemão Eugen Rombach foi construído entre 1932 e 1935 para ser residência do cônsul Carlos Renaux, após sua volta da Alemanha, onde serviu para o Brasil.
O imóvel foi denominado, inicialmente, de Villa Goucki, em homenagem à terceira esposa do cônsul, Maria Luiza Auguste Lienhaerts Renaux, chamada de Goucki.
Trata-se de edificação implantada sobre uma elevação, com um jardim aos fundos, onde se encontra o mausoléu de Maria Luiza A. L. Renaux.
*Patrimônio com tombamento provisório.
Endereço: Avenida Primeiro de Maio, 1000.
Veja a localização do imóvel na cidade
Confira mais detalhes do bem tombado
Centro Cultural Jorge Zanatta
Construída no ano de 1945, com a finalidade de abrigar a sede do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM na cidade de Criciúma/SC, a edificação compõe o acervo relacionado ao ciclo econômico ligado à exploração do carvão mineral no município de Criciúma e na região sul do estado de Santa Catarina. Além disso, apresenta considerável importância em nível nacional dada a relação de proximidade, verificada em determinado período, entre a indústria carbonífera e o desenvolvimento da siderurgia nacional.
Trata-se de edificação em estilo neocolonial, implantada no lote em plano elevado em relação ao arruamento, servida por amplos acessos para veículos e escadaria em pedra para pedestres, por alpendre e varandas fronteiriças, além de extensa área livre de edificações reservada à frondosa arborização de espécies como sibipirunas, flamboyants, grevíleas, ciprestes etc.
Além da materialidade, o imóvel possui valor simbólico inestimável, associado a períodos diversos da história nacional, abrigando funções variadas, casualidades históricas dignas de nota: se por um lado serviu como lugar de repressão durante a ditadura militar (1964-1985) por outro, enquanto Centro Cultural a partir de 1996 constituiu-se em expressão máxima da democracia, lugar das artes e das manifestações culturais, ponto de convergência de gentes e de livres expressões.
*Patrimônio com tombamento provisório.
Endereço: Rua Cel. Pedro Benedet, 269, Centro
Casa Ax
Construído em 1924, o imóvel faz parte do conjunto de edificações enxaimel características da ocupação teuto-brasileira no Estado, sendo uma das únicas desse estilo ainda existentes na região.
O telhado, de duas águas com acentuada inclinação, é coberto por telhas planas tipo rabo-de-castor. Apresenta sótão alteado, que propicia um melhor aproveitamento, enriquecido pela presença de mansarda. Localiza-se em área rural, cercada por uma bela paisagem.
Durante o início da colonização, abrigou as primeiras reuniões católicas da região. Em suas dependências foram celebradas as primeiras cerimônias religiosas da comunidade.
A casa da família Ax está localizada em Ribeirão da Vargem e foi tombada pela FCC no ano 2000.
Conheça o mapa com os bens tombados pela FCC em Florianópolis
Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa
Construído por volta de 1770, o edifício passou por uma grande reforma no final do século XIX, dando a ele características ecléticas.
Externamente, apresenta um grande número de elementos decorativos neoclássicos. Já no interior, contém uma profusão de pinturas e detalhes em relevo.
Pelas especiais características arquitetônicas, bem como pelo seu tradicional uso de Casa do Governo Estadual durante anos, palco de acontecimentos históricos da maior relevância, esta edificação pode ser considerada importante Patrimônio do Estado de Santa Catarina.
A edificação foi tombado pela FCC em 1984.
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Visite os jardins do MHSC
Museu do Saneamento - Estação de Elevação Mecânica
Conhecido também como “Castelinho da Praça XV”, o edifício foi construído em 1910 para abrigar um conjunto elevatório que bombeava o esgoto da região para o emissário próximo à Ponte Hercílio Luz. Serviu como Mictório Público até o ano de 1970.
Possui planta octogonal e elementos neoclássicos, como vãos com vergas em arco pleno, pilastras com capitéis compósitos, e cobertura arrematada por lanternim.
Outras duas estações foram construídas, uma na Praça Celso Ramos e outra na Praça dos Namorados São Sebastião, mas nenhuma delas com esse requinte. Foi importante referencial urbano e tombado pela FCC em 1986.
Endereço: Rua Antônio Luz, 17
Faça um passeio virtual pela região
Teatro Álvaro de Carvalho
Foi o primeiro Teatro da capital, inaugurado como Teatro Santa Isabel, em 7 de setembro de 1875.
Caracteriza-se pela imponente volumetria, em estilo eclético com elementos neoclássicos.
Passou por uma grande reforma, em meados do século XX, que alterou inteiramente seu interior, adequando às tendências modernizantes da época.
Até o início da década de oitenta, foi o mais importante espaço das artes cênicas de Florianópolis.
O Teatro Álvaro de Carvalho foi tombado pela FCC em 1988.
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
Importante monumento da arquitetura religiosa luso-brasileira, constituindo-se em marco referencial da paisagem urbana, por situar-se no alto de uma escadaria, ponto focal da Rua Trajano.
A elevação frontal é assimétrica, caracterizada por torre sineira lateral e frontão triangular arrematado por cimalha encimadas por volutas com uma cruz de ferro no vértice. Guarda em seu interior um singelo, porém, rico acervo de altares e imagens do período colonial.
Foi tombada pela FCC no ano 2000.
Endereço: Rua Marechal Guilherme, 60
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Antiga residência do Governador Hercílio Luz
Edificação localizada na encosta do Morro da Cruz, desfrutando de amplo panorama da região norte da cidade. Sua implantação, no meio de quadra é herança dos tempos em que foi sede de chácara. Apresenta um jardim frontal com exuberante vegetação limitado por mureta balaustrada.
Exemplar do período do Ecletismo, possui numerosos elementos de composição de fachada, como cimalhas, pilastras, ornatos de sobreverga e peitoris em estucaria, destacando-se das demais a porta-janela frontal guarnecida de um balcão de inspiração art nouveau, além do porão alto, característica marcante deste período.
Foi tombada pela FCC em 2002.
Endereço: Rua Raul Machado, 69
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Museu da Escola Catarinense (antiga Escola Normal Catarinense)
Inaugurado em 1924, é um exemplo de arquitetura neoclássica que sobressai pela monumentalidade e implantação, encontrando-se numa elevação, no alinhamento de três ruas, o que veio realçar sobremaneira o prédio.
Externamente, apresenta fortes elementos volumétricos, como os pares de colunas robustas sustentando frontões arqueados.
A platibanda com círculos vazados arremata a composição das quatro fachadas.
Importante exemplar do partido arquitetônico escolar, onde as salas de aula se desenvolvem em torno de um pátio interno, que atualmente encontra-se coberto.
Foi tombado pela FCC em 1996.
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 196
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Casa José Boiteux (antigo Instituto Politécnico)
Imponente edifício de arquitetura eclética, construído para abrigar o antigo Instituto Politécnico, primeiro estabelecimento de estudo superior do Estado, com os Cursos de Agrimensura, Comércio, Odontologia e Farmácia. Sua construção levou quatro anos e o prédio inaugurado por volta de 1930.
A elevação principal, concebida com variada composição volumétrica, possui marcação ritmada na disposição das aberturas, com destaque para os cunhais na forma de colunas cilíndricas. O volume central concentra a maioria dos detalhes arquitetônicos, traduzidos de forma exemplar na portada guarnecida em gradil de linhas art nouveau e na porta-janela do primeiro pavimento com balcão balaustro.
Em seu vestíbulo, além da imponente escadaria em madeira, chama atenção o busto de José Boiteux, iniciador do ensino superior em Santa Catarina.
O edifício foi tombado pela FCC em 1996.
Endereço: Avenida Hercílio Luz, 523
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Ponte Hercílio Luz
A ponte Hercílio Luz foi construída entre 1922 e 1926. Além das excepcionais dimensões, ela foi, na época de sua construção, precursora de três características de pontes de longo vão: utilização de correntes de barras de aço suportando o vão principal, de um novo tipo de vigas mestras suspensas pelas correntes, oferecendo quatro vezes mais rigidez, e foi a primeira ponte pênsil na América com torres de aço articuladas na base, permitindo às torres o movimento de berço, imitando os movimentos de fletores.
A construção da ponte foi o que impulsionou o crescimento da capital do Estado.
Ela foi tombada pela FCC em 1997.
Veja a localização da Ponte Hercílio Luz na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Igreja de São Francisco de Paula
Localizada no Distrito de Canasvieiras, tem sua data de construção entre 1830 e 1860. Apresenta implantação privilegiada, situada numa elevação com vista para o mar.
É constituída de nave, capela mor, corpo principal e torre, de proporções atarracadas, em sua lateral direita. É despojada de elementos decorativos, tanto interna quanto externamente.
Seu frontispício possui composição clássica simplificada com porta central encimada pelas duas janelas do coro e óculo circular na base do frontão, internamente chama atenção o fato dos altares serem em alvenaria, possivelmente de construção bem posterior a da estrutura arquitetônica.
Foi tombada pela FCC em 1998.
Endereço: Estrada Geral de Canasvieiras, Servidão João Aurélio Valente, s/n
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Capela do Menino Deus
Construída em devoção a uma pequena imagem do Menino Deus, trazida por uma beata caridosa, razão da grande obra beneficente que mais tarde evoluiu para a criação do Hospital de Caridade.
Encontra-se implantada no centro do complexo hospitalar, na encosta sul do Morro da Cruz, tendo como data aproximada de construção o ano de 1768. É constituída de nave, capela-mor e capelas laterais, sendo uma delas dedicada ao Srenhor Jesus dos Passos, imagem de grande devoção na Ilha de Santa Catarina.
Uma torre de quatro estágios com cobertura piramidal, resultado de uma grande reforma na década de 20, foi justaposta ao antigo frontispício colonial. Dois volumes laterais com aberturas em arco pleno complementam a fachada principal, à direita, salas de reunião da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e, à esquerda, Museu Sacro.
Foi tombada pela FCC em 1998.
Endereço: Rua Menino Deus, s/n
Veja a localização do imóvel na cidade
Igreja de Nossa Senhora do Desterro (Catedral Metropolitana de Florianópolis)
Concluída em 1773, a Catedral Metropolitana é o marco da implantação inicial do povoado de Nossa Senhora do Desterro. Seu desenho é atribuído ao engenheiro militar Brigadeiro Silva Paes.
Até o início do século XX, conservou as características originais de linhas clássicas renascentistas, mas uma grande reforma resultou no aumento das torres e na adoção de alpendres nos principais acessos.
Seus elementos originais de maior relevância são a belíssima portada e o arco cruzeiro em cantaria, único no gênero entre as unidades religiosas do Estado.
Foi tombada pela FCC em 1998.
Endereço: Praça XV de Novembro
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência
A edificação religiosa começou a ser utilizada em 1815, no entanto, foi considerada oficialmente concluída em 1851. Encontra-se implantada em esquina de quadra urbana no coração do centro histórico e comercial da cidade, apresentando à sua frente um pequeno adro limitado por gradil em ferro.
Possui duas torres laterais incorporadas à fachada, com coroamento em cúpula que sustenta uma pequena esfera e, sobre ela, a tradicional figura do galo dos ventos.
Na composição das fachadas estão dispostos elementos neoclássicos nas cercaduras dos vãos e na marcação dos panos de alvenaria, com cimalhas e frisos.
Nos altares, é possível encontrar influências da talha barroca numa transição para o neoclassicismo.
Foi tombada pela FCC em 1998.
Endereço: Rua Deodoro, 135
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Igreja de Nossa Senhora da Lapa
A Igreja, sagrada no ano de 1806, encontra-se implantada na cabeceira superior da praça, de frente para o mar, podendo ser considerada como principal unidade do conjunto arquitetônico do expressivo sítio histórico fundado por açorianos, antiga freguesia do Ribeirão da Ilha.
Possui linhas externas simples, com frontão reto sem base, porta única encimada por três janelas. As torres sineiras são sobrepostas ao frontão, acontecem raramente, concepção que mais se aproxima dos riscos originais da Catedral Metropolitana. Os altares são exemplos significativos da arte sacra dos séculos XVIII e XIX.
Importante registrar a presença do Império do Divino Espirito Santo, pequena edificação à esquerda da Igreja, dedicada aos festejos e guarda dos objetos do culto tradicional.
Foi tombada pela FCC em 1998.
Endereço: Rua Alberto Cavalheiro, 238 - Ribeirão da Ilha
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Arquitetura religiosa luso-brasileira, construída na segunda metade do séc. XVIII, marco religioso da antiga freguesia da Lagoa da Conceição, possui implantação privilegiada nas encostas do morro que contorna a lagoa, constituindo-se em importante referencial paisagístico. Possui torre lateral única e frontispício com porta única encimada por óculo.
Importante registrar a presença de elementos que fazem alusão ao período barroco, como o vértice superior que sustenta a cruz e os contornos de seu óculo.
Um pouco mais abaixo, na rua de acesso à Igreja, encontra-se o Teatro do Divino Espírito Santo.
Foi tombada pela FCC em 1998.
Endereço: Rua Francisca Luísa Vieira, 277 - Lagoa da Conceição
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Igreja de Nossa Senhora das Necessidades
Monumento religioso qualificado como melhor exemplar da arquitetura religiosa luso-brasileira de Santa Catarina, construído no início da segunda metade do século XIX. Possui fachada de linhas clássicas, com porta única centralizada e um óculo, a cruz do vértice do frontão apoia-se sobre volutas. Uma pequena torre sineira complementada por um contraforte se acomoda na lateral esquerda do templo.
É digno de nota a excepcionalidade dos seus altares e retábulos, além da presença de uma balaustrada em madeira que contorna toda a nave, única ocorrência no sul do Brasil.
Foi tombada pela FCC em 1998.
Endereço: Caminho dos Açores, 2450 - Santo Antônio de Lisboa
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Capela de São João Batista
A Capela de São João Batista tem data de construção anterior à criação da Paróquia, em 1831.
Possui traços clássicos, porém, singelos, com porta central encimada por um nicho que abriga a imagem do padroeiro. A torre sineira, de cobertura piramidal, data de 1938, integrando-se de forma harmônica na lateral esquerda da capela.
Uma construção singela abriga o Teatro do Divino Espírito Santo, à esquerda da Capela.
Foi tombada pela FCC em 1998.
Endereço: Rodovia João Gualberto Soares, 6847 - Estrada Geral do Rio Vermelho
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Casarão e Engenho dos Andrades
O casarão foi construído em 1860 e faz parte de um conjunto composto por casa residencial e um engenho de farinha.
Foi tombado pela FCC em 2002.
Endereço: Caminho dos Açores, 1180 - Santo Antônio de Lisboa
Veja a localização dos imóveis na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Sede do Badesc
Edificação eclética, composta de dois momentos construtivos distintos. O prédio mais antigo do conjunto situa-se na esquina com a Rua Presidente Coutinho. Foi construído como uma casa de chácara com função residencial.
Em 1920, a propriedade foi adquirida pela Fazenda Estadual, para abrigar a Escola de Aprendizes Artífices. Para tanto, as instalações existentes foram ampliadas, e construído um sobrado em três volumes, projetado pelo engenheiro João Luederitz, inaugurado em 1922, com linhas neocolonial, mudando inclusive alguns elementos arquitetônicos da antiga residência para se unificar ao conjunto.
Foi tombada pela FCC em 2001.
Endereço: Rua Almirante Alvin, 491
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Sítio do Forte de São João do Estreito
O Forte de São João é o único estabelecimento militar situado em terra firme, mas com propósito a defesa da Ilha de Santa Catarina.
Teve uso ininterrupto desde 1863 e, ao menos, até os anos de 1890.
No lado oposto ao Forte de São João, na ilha de Santa Catarina, está o Forte de Santana, com o qual deveria cruzar fogo.
Endereço: Rua Quatorze de Julho, cabeceira continental da ponte Hercílio Luz
*Patrimônio com tombamento provisório
Igreja de São Joaquim
A Igreja de São Joaquim foi construída por volta de 1846. A torre, a sacristia e demais salas foram anexadas posteriormente. A capela tem, acima de sua abertura principal, um óculo trabalhado e ornatos de influência barroca. A torre se desenvolve em quatro estágios, e suas aberturas são em arco pleno. Destaca-se por sua implantação no alto da colina, ao lado da praça principal. O imóvel foi tombado pela FCC em 1998.
Endereço: Praça 21 de Abril, s/n
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Confira mais detalhes do bem tombado
Igreja de Nossa Senhora da Piedade e ruínas adjacentes
A armação de baleias estabeleceu-se em Armação da Piedade com Thomé Gomes Moreira, em 1741, juntamente com mais sete negociantes, que fizeram um contrato de arrematação com a Coroa Portuguesa por 12 anos. Foi nesse período que se levantou a Armação da Piedade, próxima à ponta norte da Ilha de Santa Catarina, onde, segundo Lucas A. Boiteux, em 18 de novembro de 1745/46, benzeu-se a Capela. Nas suas adjacências há ruinas, ainda hoje, do que teriam sido, segundo a história oral, construções utilizadas na atividade de extração e da antiga casa do Vigário.
A Igreja de Nossa Senhora da Piedade foi tombada em 2001.
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Confira mais detalhes do bem tombado
Casa Ullrich
A casa é de meados do século XIX e está em uma área rural, de forma isolada no lote. Ela foi construída usando a técnica construtiva enxaimel e seu telhado é de duas águas, com telhas planas.
Na fachada voltada para a rua há desenhos circulares feitos pela colocação diferenciada de tijolos.
O tombamento é de 2002.
Endereço: Rua Holstein, s/n, ao lado do nº 1783
Confira mais detalhes do bem tombado
Conheça o mapa com os bens tombados pela FCC em Imbituba
Igreja de Sant'Ana
Retrato histórico da colonização portuguesa no município, foi construída por açorianos em meados do século XVIII , sendo a primeira paróquia da região, criada por determinação de Dom João V. Foi tombada pela FCC em 1998.
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Confira mais detalhes do bem tombado
Museu Usina (Complexo da Usina Termelétrica)
Inaugurada em 1910, foi a primeira grande obra de vários melhoramentos que ocorreram no início do século XX.
Além do fato emblemático da chegada da energia elétrica e do fim da era da escuridão nas ruas da capital do Estado, as expectativas estavam também ligadas à economia e ao conforto da vida moderna, com grande significado social além do significado histórico.
A Usina funcionou até 1972, tempo suficiente para fazer parte do imaginário regional como um imponente elemento da paisagem. Ao seu lado, passa o antigo caminho de ligação do litoral com a serra que, assim como a hidrelétrica, foi desativado e substituído, mantendo de modo discreto, as características originais.
Possui partido arquitetônico típico das construções industriais da época, cuja origem remonta a arquitetura ferroviária, com características encontradas em outros exemplares pelo Brasil.
Pode-se destacar como característica especial o uso misto de pedra e tijolos aparentes nas paredes, cuja função atendia a critérios estéticos, o uso inovador de concreto nas lajes e fundações, a presença de treliças metálicas na estrutura da cobertura e telhas planas.
De modo geral a edificação mantém as mesmas características de quando construída, visto que não sofreu atualizações nos equipamentos ou adaptações na estrutura. Das instalações originais restam as partes mais significativas, que são um dos três geradores, o painel de controle e os tubos de chegada da água.
*Patrimônio com tombamento provisório
Endereço: Rua João de Oliveira Filho, 01
Veja a localização do imóvel na cidade
Confira mais detalhes do bem tombado
Casarão da Fazenda São Jorge
A edificação da antiga fazenda São Jorge é, sem dúvida, um exemplar raro em seu gênero. Símbolo da atividade madeireira, foi construída, entre 1926 e 1928, pelo industrial Cel. Joaquim Domit, que veio para a localidade em 1918 e foi agente de um processo de pacificação e colonização das terras do Contestado por meio do seu grande empreendimento.
A edificação possui área construída de aproximadamente 475m², em dois pavimentos, com 18 cômodos e a madeira utilizada na construção foi produzida e beneficiada na própria fazenda.
O pé direito é de 4 metros no primeiro pavimento, com tábuas inteiras, formando parede dupla. O piso é composto por longas tábuas com encaixe macho e fêmea e a pintura interna das paredes, com faixas decoradas com motivos florais e geométricos são característicos da época da construção. Destacam-se os detalhes de acabamento em arco nas varandas e na sala de jantar.
Chama atenção a disposição das janelas, num total de 34 unidades, as do pavimento térreo com 2,3m de altura e 1,25m de largura, com destaque maior às 10 janelas dispostas em cada lateral, com duas folhas e trabalho em vidro e madeira, estilo art déco.
Todas as portas internas são em duas folhas, com 3,25m de altura e 1,40m de largura, completadas por uma passagem de luz, detalhe que lhes dá leveza.
O telhado é composto por duas águas, com mansardas ao centro, cujas frentes são niveladas às fachadas laterais, coberto por telhas de barro, tipo francesa. Seu acervo de mobiliário, objetos utilitários e documentos só vêm reforçar a necessidade de preservar este patrimônio.
O Casarão da Fazenda São Jorge foi tombado pela FCC em 1998.
Endereço: Rodovia SC-460, km 4
Igreja de Santo Estanislau
Na Igreja de Santo Estanislau concentra-se todo o esmero e profusão decorativa próprios da cultura polonesa. Construída em alvenaria de tijolos, de gosto neogótico, foi inaugurada em 1925. O projeto original é assinado pelo escritório J. Ficinski e a construção teve como mestre de obras o Sr. Antônio Reszewski, então morador da linha São João.
Para a construção de alvenaria autoportante, utilizou-se de materiais locais como a cal e tijolos das olarias vizinhas. O partido arquitetônico encontra-se conformado em nave entrecortadas por duas capelas laterais e capela mor. Uma robusta torrre única centraliza a fachada dominando a volumetria. No telhado com grande inclinação, um lanternim impõe-se no encontro das cumeeiras do transepto e originalmente possuía telhas francesas. As aberturas em arcos ogivais, as molduras com tratamentos pontiagudos e seus pináculos de arremates, além dos vitrais utilizados nos fechamentos dos vãos, com grande variedade de cores e motivos, atestam o estilo neogótico.
Mas é no interior que o decorativismo polonês se expressa com toda a sua força, seja nos motivos variadíssimos de policromia vibrante da pintura estêncil, seja no trabalho de entalhe em madeira. Desses, há que se destacar as primorosas peças do púlpito, coro e escada em caracol que lhe dá acesso. As paredes são divididas por grupos de pilares cilíndricos, cada um correspondendo a um elemento das arcadas e das abóbadas. A grande inclinação da cobertura oferece altura suficiente para o desenvolvimento de abóbadas de cruzaria de ogivas em estuque, delicadamente marcadas por nervuras na cor vermelha e motivos fitomorfos. Na parede dos fundos do altar-mor, no alto, encontra-se pintada, em forma de medalhão, a imagem de Nª Sª de Czestohowa, de tradicional devoção na Polônia.
Muitas pessoas que ajudaram a erguer esse templo encontram-se sepultada no cemitério anexo, que pode ser considerado tão importante, historicamente, quanto o acervo arquitetônico.
A Igreja de Santo Estanislau foi tombada pela FCC em 1998.
Endereço:Rua Anita Ruthes Andrekjewsk - Alto Paraguaçu
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
As edificações tombadas no município de Itajaí são unidades que documentam o importante surto desenvolvimentista do final do século XIX e primeiras décadas do século XX. São edifícios ecléticos, símbolos do progresso, implementados pela atividade portuária que se desenvolveu neste município. Aí está representada a arquitetura dos grandes casarões assobradados, dotados de imponentes frontões voltados para a rua principal com a nítida contribuição dos imigrantes alemães e italianos.
Conheça o mapa com os bens tombados pela FCC em Itajaí
Igreja da Imaculada Conceição
A igreja da Imaculada Conceição foi construída em 1824 e seu altar-mor foi instalado em 1828, todo em canela-de-lei, dourado, em estilo romano. A torre, a parte posterior do coro, o átrio e o batistério datam de 1889.
Foi tombada pela FCC em 1998.
Endereço: Praça Vidal Ramos s/nº
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento
Na arquitetura religiosa, Itajaí destaca-se com a Igreja do Santíssimo Sacramento, atual matriz, que teve sua construção iniciada em 1941 e concluída em 1955. Sua arquitetura é neogótica, com arcos romanos e seis torres. Ao todo, 55 vitrais formam três séries de janelas e, sobre a entrada, está uma imensa rosácea vitral.
Foi tombada pela FCC em 2001.
Endereço: Praça Irineu Bornhausen
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Casa Konder
Concluída em 1897, a Casa Konder guarda traços do estilo neoclássico, marcado pelas colunatas, frontão reto na fachada principal e arcos plenos de suas aberturas. O eixo de simetria é reforçado pela mansarda que se estende até o alinhamento da fachada, possuindo uma bela sacada com gradis de ferro.
Foi tombada pela FCC em 2001.
Endereço: Rua Lauro Müller, 73
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 163/2000
O antigo Hotel Brazil, inaugurado em 1897, foi palco de encontros de negócios desde o seu início. Permanece com o mesmo uso até os dias de hoje, possuindo uma arquitetura austera, de três pavimentos, com toda a fachada trabalhada, imitando pedras.
Foi tombado pela FCC em 2001.
Endereço: Rua Lauro Müller, 97
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Casa de Cultura Dide Brandão (Antigo Grupo Escolar Victor Meirelles)
Inaugurado em 1913, o edifício da atual Casa da Cultura foi construído para abrigar o Grupo Escolar Victor Meirelles. O prédio era dividido em seção masculina e seção feminina. Sua arquitetura eclética apresenta vergas retas em todas as esquadrias.
Foi tombado pela FCC em 2001.
Endereço: Rua Hercílio Luz, 655
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Museu Histórico de Itajaí
O Palácio Marcos Konder é um exemplar tipicamente eclético, apresentando ornamentos clássicos nas pilastras e cimalhas que o compartimentam, além de aberturas em arco pleno. A grande janela existente sobre o hall do edifício possui características art-nouveau, ressaltada pelos torreões em cada extremidade do edifício, encimadas por curiosa cobertura inspirada em modelos centro-europeus. O edifício, cuja inauguração foi em 1925, serviu como sede da Prefeitura Municipal, Fórum da Comarca e Câmara de Vereadores, e hoje abriga o Museu Histórico de Itajaí.
Foi tombado pela FCC em 2001.
Endereço: Rua Hercílio Luz, 681, esq. Av. Cel. Marcos Konder
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Casa Burghardt
A Casa Burghardt, construída em 1904, possui fachada ornamentada com motivos clássicos e quatro frontões, um em cada lateral do edifício. Cada pavimento é tratado de forma diferenciada. O térreo tem ornamentação em argamassa imitando alvenaria de pedras, o segundo pavimento possui uma sequência de pilastras gêmeas e o terceiro pavimento é formado por um imponente frontão.
Foi tombada pela FCC em 2001.
Endereço: Rua Lauro Müller, 59
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Antigo Mercado Público
O Mercado Público, erguido em 1917, foi construído no estilo eclético, muito influenciado pelos imigrantes alemães. Após um incêndio, em 1936, sua fachada foi bastante alterada, com frontões e ornatos retirados, permanecendo as linhas retas, o que o tornou um prédio mais ao estilo art-déco.
Foi tombado pela FCC em 2001.
Endereço: Praça Felix Busso Asseburg
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Casa Malburg
A Casa Malburg foi concluída em 1915 e durante muitos anos serviu apenas como residência. Destaca-se por sua imponência, sendo uma das mais belas casas antigas de Itajaí. Seu estilo eclético é caracterizado pela profusão de ornamentos, principalmente na cimalha e nos frontões.
Foi tombada pela FCC em 2001.
Endereço: Rua Pedro Ferreira, 34
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 169/2000
Construído em 1924, o edifício conhecido como Bauer & Cia, já teve diversas ocupações, entre elas o Ginásio Itajaí e o Hotel Catarinense. Com linhas simples, de finais de ecletismo, tem as aberturas com vergas retas ritmadas, resultando numa fachada marcante.
Foi tombado pela FCC em 2001.
Endereço: Rua Pedro Ferreira, Rua Samuel Heusi e Rua Prefeito Paulo Bauer, 720
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 170/2000
A Casa Almeida e Voigt foi construída em 1924 com influências do estilo neoclássico. Possui duas importantes fachadas, uma para o rio Itajaí-açu e a outra para a Rua Pedro Ferreira, ambas encimadas por frontões triangulares, decorados com figuras em alto relevo da Terra, da Lua e do Sol.
Foi tombada pela FCC em 2001.
Endereço: Rua Pedro Ferreira, 224, esq. Rua Samuel Heusi
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
P.T. nº: 171/2000
Antigo prédio da Fiscalização dos Portos de Itajaí, de frente para o rio Itajaí-Açu, foi construído na década de 1930 para instalar o escritório e o depósito de materiais necessários às obras projetadas para o Porto de Itajaí. É representativo da principal atividade econômica da cidade. Possui aberturas em arcos plenos e reboco da fachada com trabalhado imitando pedras.
Foi tombado pela FCC em 2001.
Endereço: Avenida Prefeito Paulo Bauer, s/nº e Rua Silva, s/nº
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Conheça o mapa com os bens tombados pela FCC em Jaraguá do Sul
Estação Ferroviária e Galpão de Depósito de Cargas
As edificações fazem parte de um conjunto de relevância para a história do transporte ferroviário.
A primeira edificação que compõe este legado, é o galpão de cargas, que possui traços comuns a maioria das unidades existentes ao longo de toda rede ferroviária estadual, com telhado em duas águas de grandes beirais sustentados por mãos francesas, cobrindo um volume retangular alongado.
A estação de passageiros é por sua vez um exemplo atípico nas suas linhas arquitetônicas, retas e simplificadas, realçadas pelo corpo central com pé direito duplo, possuidora de um saguão cujo acesso é verticalmente marcado por pilares que lhe conferem monumentalidade.
Foi tombada pela FCC no ano de 1998.
Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 405
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Casa Rux
Na propriedade da Casa Rux, a paisagem é de pastagens, plantações e ranchos. Construída em 1915 por Augusto Rux, a casa enxaimel foi restaurada em 1989.
A edificação possui base de pedras irregulares, varanda acrescida posteriormente com estrutura em madeira e guarda corpo de tijolos dispostos na diagonal, fazendo um rendilhado.
Destaque para a porta principal, com folha dupla. No interior, a sala apresenta pinturas decorativas e assoalho de madeira original bem conservado. O sótão foi forrado e é utilizado para dormitório. Aos fundos, um anexo novo em enxaimel.
Foi tombada pela FCC no ano de 2002.
Endereço: Rua Erwin Rux, 663.
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Sociedade Paraná - Casa de Vittório Schiocket
A paisagem é de ranchos e pastagens. A casa Schiocket, construída entre os anos de 1914 e 1922 , teve como idealizador e construtor o Sr. Vittorio Schiocket, seu primeiro proprietário, que ali aplicou os conhecimentos trazidos da terra natal. Segundo o seu bisneto, Vitório Schiocket, ele mesmo confeccionou cada tijolo, adorno de cimento e as pinturas da casa.
A edificação é tipicamente uma arquitetura de colonizadores italianos, com paredes autoportantes de tijolos aparentes, ricos detalhes e ornamentos na fachada, varanda em arcos trabalhados com requinte em relevos e colunas circulares rebocadas.
No interior, destaque para pinturas decorativas e fechaduras. Existe um interessante porão, com fechamento em arcos de alvenaria de tijolos aparentes e pé direito alto, onde foi acrescido um anexo recente e a sala tem dimensões excepcionais.
Foi tombada pela FCC em 2002.
Endereço: Estrada Geral Itapocu Hansa, 8.315 - Nereu Ramos
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
P.T. nº: 213/2000 - Edificação Enxaimel
Construída em 1936, esta edificação enxaimel aparente talvez seja a maior construção desta tipologia em SC, com 320 m².
Está localizada no alinhamento da via pública, com acesso direto pela via e sua base é feita de alvenaria de tijolos.
Possui dupla estrutura horizontal no térreo e presença de esteios verticais muito próximos, acentuando a verticalidade da malha.
Há um sótão alteado, com contraventamento em “X” e mais um pequeno sótão sobre este.
Na parte de baixo, abrigou por alguns anos chocadeira de pintos, que depois eram transferidos para galinheiros aos fundos, em casa comercial, onde eram comercializados vivos. Posteriormente, sofreu algumas adptações, passando a ser usado como depósito de açúcar mascavo. Mais tarde, foi instalada uma atafona para moer milho e fubá. Por último, foi depósito de arroz em casca na época da safra.
A construção foi tombada pela FCC em 2002.
Endereço: Rua 62 - Expedicionário Gumercindo da Silva, s/n
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
P.T. nº: 214/2000 - Recrutamento de pessoal da Weege Malhas Ltda.
Trata-se de uma edificação em estrutura enxaimel de um pavimento mais sótão, isolada no terreno, com baldrame e barroteamento apoiado sobre sapatas isoladas de tijolos maciços.
Possui quatro mansardas que, apesar de não originais, foram introduzidas entre 1930 e 1958, configuram adição com valor histórico.
Foi usada como local para recrutamento de pessoal da Weege Malhas.
A edificação foi tombada pela FCC em 2002.
Endereço: Rua Berta Weege, s/n
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
P.T. nº: 214/2000 - Fábrica
Edificação enxaimel, do início do século XX, construída às margens do Rio Cerro.
Abrigava originalmente uma antiga queijaria, pertencente à empresa Weege.
Foi tombada pela FCC em 2002.
Endereço: Rua Berta Weege, 200, Barra do Rio do Cedro
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Casa Elga Tribess - Roteiros Nacionais de Imigração
A edificação está inserida em área rural do município de Jaraguá do Sul e faz parte de um conjunto bastante representativo da imigração no município. Construída no ano de 1927, seus primeiros moradores foram os membros da família de Acelino da Costa.
É formada por ranchos de madeira e uma edificação principal em alvenaria autoportante rebocada, com implantação localizada mais afastada da estrada. Este imóvel possui planta diferenciada, com corredor central, separando os dormitórios da sala e abrindo-se para a varanda, onde é feito o acesso principal à residência. A varanda apresenta pinturas decorativas e piso de concreto. Possui ricos ornamentos em relevo nos requadros das aberturas e nas paredes.
As esquadrias são em madeira com bandeira e abertura em duas folhas. A cobertura foi concebida em duas águas com acentuada inclinação, com sótão e divisória formando dormitórios.
O entorno possui características rurais e paisagismo que merecem destaque por sua singularidade.
O imóvel apresenta valor como integrante do conjunto arquitetônico e paisagístico, representando importante testemunho da contribuição do imigrante na construção da sociedade catarinense.
Faz parte do projeto Roteiros Nacionais de Imigração e foi tombada pela FCC em 2017.
Endereço: Rua Manoel Francisco da Costa, 3863, João Pessoa
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Casa Cido Gilow - Roteiros Nacionais de Imigração
Estrutura enxaimel com alvenaria aparente. Importante exemplar da arquitetura teuto-brasileira inserida em área rural do município de Jaraguá do Sul. Faz parte de um conjunto formado por vários ranchos em madeira dos dois lados da rua. Não há registros do ano de sua construção.
A varanda é rebocada, apresenta detalhes em relevo e possui pinturas decorativas internas. As esquadrias são em madeira e abertura em duas folhas. A planta da residência é formada por varanda que dá acesso à sala e aos dormitórios. O sótão abrange toda a extensão da casa com acesso feito pela circulação central. Cobertura em duas águas com acentuada inclinação e cumeeira paralela à fachada frontal, que apresenta varanda com guarda-corpo com ornamentos em relevo. O conjunto e o entorno conservam características rurais.
O imóvel apresenta valor como integrante do conjunto arquitetônico e paisagístico, representando importante testemunho da contribuição do imigrante na construção da sociedade catarinense.
Faz parte do Roteiros Nacionais de Imigração e fi tombada pela FCC em 2017.
Endereço: Rua Amandus Rengel, s/n, Cerro I
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Casa Afonso Braun - Roteiros Nacionais de Imigração
É um exemplar da arquitetura teuto-brasileira construída na técnica enxaimel, em 1928, na localidade do Rio da Luz, núcleo rural em Jaraguá do Sul, com um dos mais preservados conjuntos de construções alemães de Santa Catarina.
A residência é composta por varanda frontal, com vãos laterais em arcos plenos, caibros com acabamento curvo e guarda-corpo em alvenaria de tijolos e elementos vazados em cerâmica, tipo colmeia, preenche toda a fachada frontal.
A entrada central é marcada por colunas construídas com tijolos curvos, exibindo uma técnica de fabricação especial. Os tijolos e esteios deixados à vista nas fachadas criam um belo efeito plástico, típico das casas enxaimel de colonização alemã em Santa Catarina. Na sala e no quarto, pinturas decorativas enriquecem os ambientes.
A cobertura com as típicas telhas cerâmicas "rabo-de-castor", em duas águas com inclinação acentuada, dá origem a um sótão com pé direito habitável. A cobertura vegetal, o conjunto de ranchos e a localização elevada da casa em relação à rua proporcionam distinção paisagística ao conjunto.
O imóvel apresenta valor como integrante do conjunto arquitetônico e paisagístico, representando importante testemunho da contribuição do imigrante na construção da sociedade catarinense.
Faz parte do Roteiros Nacionais de Imigração e foi tombada pela FCC em 2017.
Endereço: Rua 1074 - Eurico Duwe, s/n
Veja a localização do imóvel na cidade
Casa Wigando Mayer - Roteiros Nacionais de Imigração
Edificação enxaimel construída no início do século XX, em alvenaria aparente, assentada de forma diferenciada e erguida sobre porão habitável. A cobertura é em duas águas com inclinação acentuada e possui sótão alteado, com pequena mansarda.
A varanda central possui três arcos, ladeada por pequenos quartos. A planta é composta por varanda, sala, cinco dormitórios e cozinha com anexo também com estrutura enxaimel. As esquadrias são em madeira com abertura em duas folhas.
O lote original não está preservado, no entanto, possui um notável entorno paisagístico.
O imóvel apresenta valor como integrante do conjunto arquitetônico e paisagístico, representando importante testemunho da contribuição do imigrante na construção da sociedade catarinense.
Faz parte do Roteiros Nacionais de Imigração e foi tombada pela FCC em 2017.
Endereço: Rua 670 - Rua Wolgang Weege, 3070, Rio Jaraguá
Veja localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Casa Adelino Jansen - Roteiros Nacionais de Imigração
Construída no final do século XIX, o entorno possui características rurais preservadas e paisagismo que merecem destaque. A implantação, afastada da estrada, confere ao bem maior destaque em meio a natureza.
Edificação é em dois módulos: o principal abriga quarto e sala, e o outro módulo abriga a cozinha. Não há circulação entre elas.
O módulo da cozinha tem acesso frontal e área aberta aos fundos, dando acesso ao cômodo que servia de sala de banho.
O módulo principal possui varanda com 5 arcos plenos, colunas rebocadas e detalhe em relevo sobre reboco no guarda-corpo.
Há um anexo aos fundos do módulo principal em alvenaria de tijolos aparentes e ranchos em madeira aos fundos. As maçanetas das portas internas em porcelana e esquadrias são em madeira com bandeira e abertura em duas folhas. A cobertura é em duas águas com acentuada inclinação, formando um sótão.
O imóvel apresenta valor como integrante do conjunto arquitetônico e paisagístico, representando importante testemunho da contribuição do imigrante na construção da sociedade catarinense.
Faz parte do Roteiros Nacionais de Imigração e foi tombada pela FCC em 2017.
Endereço: Rua 8382 - Estrada Margem Direita, São Pedro
Veja a localização do imóvel na cidade
Casa Rolf Töeve - Roteiros Nacionais de Imigração
Com uma interessante implantação, o conjunto possui um engenho de cana-de-açúcar, vários ranchos em madeira com equipamentos como carroça e implementos agrícolas. Recuada cerca de 40m da estrada, o acesso é através de pontilhão sobre ribeirão.
É uma residência enxaimel com estrutura aparente, em dois módulos, com grande volumetria. O módulo principal possui varanda em arcos e guarda-corpo com balaustres. O módulo onde abriga a cozinha possui varanda com estrutura de madeira e guarda-corpo em alvenaria rebocada.
Está inserido em área rural do município de Jaraguá do Sul e é um exemplar da arquitetura teuto-brasileira. Foi construída em duas etapas. A segunda, de pequeno porte, possui um corredor central que liga os dois corpos. Apresenta pinturas murais na sala, onde retratos antigos, armários e outros objetos integram o ambiente.
As esquadrias são em madeira com bandeira e abertura em duas folhas. A cobertura foi concebida em duas águas com acentuada inclinação.
O imóvel apresenta valor como integrante do conjunto arquitetônico e paisagístico, representando importante testemunho da contribuição do imigrante na construção da sociedade catarinense.
Faz parte do Roteiros Nacionais de Imigração e foi tombada pela FCC em 2017.
Endereço: Rua 8382 - Estrada Margem Direita, Ribeirão Garibaldi
Castelo de Lauro Muller
O Castelo, como é conhecido, foi construído entre 1919 e 1922, período em que a atividade mineradora catarinense buscava sua afirmação. Serviu como estadia de Henrique Lage e sua esposa, quando visitavam a região, e para receberem hóspedes importantes. Posteriormente, foi moradia dos engenheiros administradores das empresas mineradoras do grupo empresarial, sendo, consequentemente, palco privilegiado de debates e decisões ligadas à exploração do carvão catarinense.
O valor cultural do castelo está relacionado à histórica atividade de exploração do carvão catarinense e à formação sócio-territorial – que expressa a combinação das diversas esferas da vida social: econômica, social, política, cultural – da cidade de Lauro Muller.
Somado ao vínculo histórico, há o valor arquitetônico e paisagístico dentro do contexto no qual está inserido. A edificação qualifica o cenário de vida da população. A relevância da tipologia arquitetônica está no padrão construtivo, na implantação, no porte, na alvenaria mista em tijolos e pedra, na complexidade dos telhados, na disposição interna e na torre de seção circular, que justifica a alcunha de “castelo”.
Endereço: Rua Amâncio Lima da Luz, s/n
Veja a localização do imóvel na cidade
Confira mais detalhes do bem tombado
Importante edificação pública, inaugurada em 1913, no governo de seu patrono. Foi o quarto estabelecimento do gênero, representado um marco na história da cidade. Possui imponente implantação e fachadas neoclássicas ricamente elaboradas, com pilastras e cimalhas, entremeando as aberturas. Um frontão central marca a simetria das fachadas principal e posterior. Foi tombado pela FCC em 1984. Endereço: Rua Vidal Ramos Jr., 153 Veja a localização do imóvel na cidade Conventinho Frei Rogério É uma edificação de grande importância, pois além do estilo enxaimel, raro na região de Lages, é testemunho do trabalho de um dos maiores missionários do Estado. Foi construído para residência dos frades franciscanos e escola para a juventude, sendo inaugurado em 1899. O prédio original, em forma de “U”, possuía claustro e celas, além de cantina, adega, padaria e oficinas. Foi tombado pela FCC em 1985. Endereço: Rua Lauro Müller Catedral Diocesana Nossa Senhora dos Prazeres Construída entre 1912 e 1922 em pedra arenito da região e estilo neogótico. Permanece como um marco histórico da cidade de Lages. Possui duas torres com cúpulas em forma piramidal e oitavada, cobertas com folhas de cobre. Foi construída com o apoio da comunidade, que contribuiu com dinheiro, trabalho, joias e terras. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Praça João Ribeiro, s/n Veja a localização do imóvel na cidade P.T. nº 272/2000 Construído no início do século, bem ao estilo eclético característico da época, o edifício compõe um conjunto com outras duas edificações que o ladeiam. Foi edificado aproximadamente em 1920, apresenta aberturas com desenho art-nouveau na fachada frontal e em arco pleno na fachada lateral. Toda a sua fachada é frisada, com desenhos em linhas déco acima das aberturas. Foi tombado pela FCC em 2001. Endereço: Praça João Ribeiro, 16, esq. Rua Benjamin Constant P.T. nº 273/2000 Construído no início do século, bem ao estilo eclético característico da época, o edifício compõe um conjunto com outras duas edificações que o ladeiam. Possui porão alto e entrada lateral. Suas janelas são em arco pleno intercaladas por pilastras. Merece destaque uma faixa decorativa existente na borda superior da fachada principal. O do beiral é sustentado por cachorros de madeira. Foi tombado pela FCC em 2001. Endereço: Praça João Ribeiro, 40 Veja a localização do imóvel na cidade P.T. nº 274/2000 É a edificação central de um conjunto de três, em estilo eclético, característico do início do século, quando foi construída. Possui aberturas em vergas retas com detalhes em estuque na parte superior, platibanda e porão alto, além de duas pilastras nas laterais da fachada. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Praça João Ribeiro, 28 Veja a localização do imóvel na cidade Prefeitura Municipal É um importante exemplar de construção neoclássica. Sua portada, cunhais, platibandas, balcão da esquina e cimalha são em cantaria de pedra e os gradis das janelas inferiores e dos balcões superiores são em ferro. Encontra-se em importante situação na Praça João Ribeiro, ao lado da Igreja Matriz. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Praça João Ribeiro, 13, esq. Rua Benjamin Constant Veja a localização do imóvel na cidade Casarão Juca Antunes O Casarão Juca Antunes é um dos últimos registros em arquitetura Luso-Brasileiro existente em Lages, sendo uma representação emblemática e importante na história da formação da cidade. Sua construção se deu aproximadamente em 1850 e pertenceu ao Coronel José Antunes Lima, atuante político da época na região. Possui aberturas em verga reta e telhado arrematado por "beira-seveira". Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Rua Benjamin Constant, 96, 98 e 96J Museu Histórico Thiago de Castro (Antigo Fórum Nereu Ramos) Edifício do Antigo Fórum Nereu Ramos, foi construído em 1949, em estilo art-déco, com toda a imponência que sua função exigia. Possui interessante marcação de esquina, com o símbolo da justiça no alto da entrada principal funcionando como centro de simetria das fachadas laterais. Suas aberturas são em verga reta com esquadrias de madeira. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Rua Benjamin Constant, s/n, esq. Rua Hercílio Luz Veja a localização do imóvel na cidade P.T. nº 278/2000 Construída em 1921, a edificação possuía inicialmente função residencial no pavimento superior e sótão, e comercial no térreo. Destaca-se seu frontão em formas curvas com detalhes em estuque. A fachada é ornada com pilastras, cimalhas entre os pavimentos, balcões - um no segundo piso e outro no sótão - apoiados por cachorros em alvenaria e estuque. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Rua Correia Pinto, 49 Veja a localização do imóvel na cidade Cine Teatro Tamoio O Cine Teatro Tamoio foi construído em 1948, no estilo art-déco, destacando-se uma grande abertura na fachada, dividida por colunas. É símbolo de um momento cultural da região. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Rua Mal. Deodoro, 170 Veja a localização do imóvel na cidade P.T. nº 280/2000 Edificação construída em 1902, marcou a história das construções na cidade, por utilizar pela primeira vez materiais importados. Térrea com porão alto, possui aberturas em arco pleno e esquadrias em madeira, com rico trabalho em caixilharia nas folhas de fechamento e bandeiras fixas. Apresenta profusão de elementos decorativos em estuque. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Rua Mal. Deodoro, 135, esq. Rua Hercílio Luz P.T. nº 281/2000 Essa Escola Evangélica e Igreja Presbiteriana foi construída em 1939, constituindo um excepcional exemplar em seu gênero na região. Possui fachada principal em alvenaria de tijolos aparentes e fechamentos posteriores em madeira. As aberturas frontais são em arcos ogivais e deve-se ressaltar a composição da fachada da Igreja, com um arco em baixo relevo rebocado, dando destaque à porta principal, às demais aberturas superiores e aos detalhes laterais. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Rua Cel. Fausto de Souza, 349 Veja a localização do imóvel na cidade Igreja e Convento Franciscano São José do Patrocínio Importante conjunto em alvenaria de tijolos aparentes, construído em 1918. A igreja possui requadros em pedra, com vergas em arco ogival e esquadrias em madeira. Sua torre sineira circular se localiza ao fundo da edificação, com cobertura pontiaguda, encimada por uma singela cruz. O convento possui belíssima volumetria, com telhado bastante inclinado. Os requadros e vergas em arco abatido são em alvenaria, com esquadrias também em madeira. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Rua Lauro Müller, s/n Veja a localização do imóvel na cidade Colégio Santa Rosa de Lima Teve sua construção iniciada em 1905, abrigando internato e semi-internato para meninas. Edificada em dois pavimentos, possui aberturas em arco pleno e sua cobertura é em telhas de zinco. É marcante a presença de mansardas. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Rua Lauro Müller, 444, esq. Rua Frei Gabriel Veja a localização do imóvel na cidade Casa União A Casa União foi construída em 1927, para abrigar um hotel. Sua preservação é de grande importância, representando uma das fases do processo de crescimento urbano de Lages: o início de sua verticalização. Em três pavimentos de esquina, possui uma mansarda com interessante frontão em linhas curvas. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Rua Cel. Córdova, 25, esq. Rua Quintino Bocaiúva Veja a localização do imóvel na cidade P.T. nº 286/2000 Construída em 1916, já para a finalidade de comércio, é uma edificação rica em ornatos na cimalha e acima das aberturas em arco abatido. Possui platibanda e pilastras entre cada abertura. Foi tombada pela FCC em 2006. Endereço: Rua Nereu Ramos, 148 Veja a localização do imóvel na cidade Fazenda Cajurú Dos bens tombados pela FCC em Lages, a Fazenda Cajurú é o único elemento de memória devidamente protegido na área rural do município. Desde as características da implantação da sede (relação entre a residência, o galpão, o jardim, o pomar e as mangueiras), a imponência da distribuição interna dos cômodos e a riqueza dos detalhes construtivos e elementos de fachada, fazem desta fazenda um exemplar que perpassou os anos como símbolo de um momento econômico importante da cidade de Lages e do estado de Santa Catarina. Foi tombada pela FCC em 2005. Endereço: Rodovia Municipal Tito Bianchini (antiga Estrada dos Moinhos) Veja a localização do imóvel na cidade Casarão Schroeder A construção foi concluída no ano de 1922, quando se tornou o primeiro prédio comercial da região do Vale do Itajaí. Sua ampla volumetria, de um pavimento com porão e sótão, varanda e mansarda frontais, e a inclinação do telhado, além da riqueza da ornamentação, fazem dessa edificação um exemplar raro na região, testemunha da influência da imigração alemã. Endereço: Praça Henrique Schroeder, s/n Veja a localização do imóvel na cidade Ponte Metálica Dr. Diniz Assis Henning ou Ponte Rio Negro-Mafra Inaugurada em 2 de novembro de 1896, antes da criação oficial do município, a ponte foi construída na Bélgica, toda estruturada em ferro, desenvolvida num sistema de treliças, como um prisma vazado, e piso de madeira. Ela possui a curiosidade de a parte metálica vencer apenas a distância do leito do rio, deixando descobertos os taludes, onde foram construídos dois estrados de madeira, sustentados por estrutura de cantaria, que também servem como apoio. A explicação seria que ou os projetistas erraram na adoção das medidas totais ou a empresa belga mandou para o Brasil uma ponte cujo destino seria a África, para uma cidade homônima. A ponte metálica foi tombada pela FCC em 2002. Conjunto de Pedra O Conjunto de Pedra, como é conhecido, pode ser considerado o mais excepcional conjunto de edificações em taipa de pedra do nosso Estado. Encontra-se implantado em belíssima pastagem, numa suave elevação. Construído em 1892/1915, é constituído por três unidades: o sobrado residencial, a cozinha/cantina e o estábulo. A taipa, constituída de pedras irregulares sem argamassa, chama atenção pelo tom de ferrugem das pedras da região. As aberturas são em verga reta com elementos de madeira maçiça, trabalhadas toscamente. A proteção estende-se aos atributos paisagísticos, muros de taipas e caminhos de pedra, além de nascentes de água existentes na propriedade. Endereço: Rua Carlos Gorini, s/n – Seção Serraria Conheça o mapa com os bens tombados pela FCC em Orleans Museu ao Ar Livre O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel preserva as técnicas e métodos de trabalho dos colonos que chegaram em Santa Catarina entre meados do Século XIX e início do século XX. Com uma área de aproximadamente 20 mil m², sua construção foi uma iniciativa comunitária, liderada pelo Padre João Leonir Dall’Aba e pelo artesão Altino Benedet, responsável pela instalação dos equipamentos. Foi inaugurado em 1980 e tombado pela FCC em 2002. Endereço: Rua Projetada, s/n - Bairro Murialdo Sobrado da Família Barzan O Sobrado foi construído por Ignácio Barzan no início dos anos 1930 e possui planta comum nas casas dos imigrantes italianos, com a cozinha separada do corpo da casa, térreo com sala central dando acesso aos quartos, sótão utilizado como quarto e cantina no porão. A estrutura foi erguida em alvenaria autoportante de pedra e é um exemplar significativo da arquitetura ítalo-brasileira. O telhado é de duas águas com telhas francesas e as aberturas em arco pleno. Apresenta assoalho de tábuas corridas originais e divisórias de madeira com pintura estêncil. A edificação foi tombada pela FCC em 2002. Endereço: SC 446, km 4, Palmeira do Meio Veja a localização no imóvel na cidade Paróquia Nossa Senhora do Rosário A construção tem a implantação padrão das vilas litorâneas do nosso Estado e se encontra voltada para a praça e para o mar. Possui planta retangular, e a sua fachada principal foi justaposta uma torre com três estágios, coroada por uma cruz, com aberturas em arco pleno, onde está situado o sino. Sua porta externa, também em arco pleno e bandeira fixa envidraçada. A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário foi tombada pela FCC em 1998. Endereço: Rua Nossa Senhora do Rosário, 107, Enseada do Brito Veja a localização do imóvel na cidade
Conheça o mapa com os bens tombados pela FCC em Pedas Grandes Casa Centenária de Pedra - Casa Marcon Edificação construída em alvenaria de pedra aparente, no ano de 1985. A cobertura é em duas águas e o complemento das empenas laterais é feito em tijolos. As esquadrias não são dotadas de vidros, somente de folhas cegas. Foi tombada pela FCC em 1998. Endereço: Estrada Geral de Azambuja, s/n Veja a localização do imóvel na cidade Casa Strauss Exemplar em alvenaria de pedra, construído em 1890, de grande significado na sua relação com o meio rural. Caracteriza-se pela alvenaria mista de pedra e tijolo na fachada frontal. Compõe-se de pavimento térreo mais sótão, com cobertura em telha capa-canal, possuindo implantação de grande destaque na paisagem. Essa casa foi tombada pela FCC em 1998. Endereço: Estrada Geral de Azambuja, s/n, Centro Conheça mais detalhes do bem tombado Casa dos Arcos A edificação possui caráter excepcional pelas suas dimensões e características urbanas, apesar de encontrar-se implantada em área rural. Desenvolve-se em pavimento térreo mais sótão, com planta retangular e telhado em duas águas. Suas aberturas são em arco pleno com janelas e portas em duas folhas de abrir e bandeiras fixas envidraçadas. Ela foi tombada pela FCC em 2002. Endereço: Estrada Geral Pedrinhas, s/n Veja a localização do imóvel na cidade Capela de São João Batista A edificação tem características como a maioria das igrejas litorâneas catarinenses: frontão reto com cimalha trabalhada sem base, porta única na fachada principal, com sobre-verga encimada por um óculo de linhas barrocas, e torre lateral única. Esta possui seção quadrada e quatro estágios encimados por uma cobertura em cone com cruz. Suas aberturas são diferenciadas, e o nicho do sino é em arco pleno. A Capela de São João Batista foi tombada pela FCC em 1998. Veja a localização do imóvel na cidade Igreja do Bom Jesus do Socorro A Igreja do Bom Jesus do Socorro tem implantação privilegiada, no alto de uma elevação, de frente para a Lagoa do Imaruí e próxima à praça com um cruzeiro dos poucos ainda existentes na região. A Igreja tem proporções monumentais, expressas pelas dimensões de seu frontispício, ladeado por duas torres de seção quadrada. Suas linhas externas são simplificadas e desprovidas de ornatos. Possui aberturas em arco pleno e esquadrias envidraçadas com bandeiras fixas. A igreja foi tombada pela FCC em 1998. Veja a localização do imóvel na cidade Nos tombamentos Estaduais na região de ocupação teuto-brasileira temos a arquitetura enxaimel figurando no cenário rural, representados pela residência do colono isolada no lote ou por conjuntos comerciais, antigos pontos de parada de rotas comerciais. São, na sua grande maioria, exemplares com estrutura de madeira, em fechamento de tijolos aparentes, sendo comum a formação de desenhos na disposição dos tijolos. Excepcionalmente, nos casos mais antigos, os fechamentos se davam em taipa de mão rebocada. As edificações residenciais possuem grandes inclinações de telhado, disposto em duas águas que cobriam três áreas distintas, varanda frontal, corpo principal e cozinha aos fundos. Estas formam conjuntos com outras unidades de serviço como paiol, estábulos e estufas, sob ranchos de madeira com tratamento rústico e extensos telhados. Estes exemplares encontram-se muito bem representados no município de Pomerode. Conheça o mapa com os bens tombados pela FCC em Pomerode Casa de Helmut Lümke (Casa de Taipa) Casa caracterizada pelo preenchimento da estrutura de madeira com estuque, trama de madeira com barro, provavelmente o primeiro material de vedação a ser utilizado com a estrutura enxaimel. Suas aberturas são em verga reta, com duas folhas de abrir em madeira, e a cobertura é composta de duas águas de telhas planas com empena em madeira. Foi tombada pela FCC no ano de 1998. Endereço: Rua Testo Alto, 9690 - fundos - Testo Alto Veja a localização do imóvel na cidade Casa da Crista Esta casa apresenta volumetria típica das demais edificações rurais em enxaimel da região. Ficou conhecida como “Casa da Crista” por apresentar um trabalho em madeira recortada coroando toda a extensão da cumeeira. Sua varanda frontal apresenta fechamento lateral em madeira, sendo relevante destacar o grande número de panos de alvenaria proporcionados pela trama de sua estrutura em enxaimel e o pequeno número de aberturas existentes. Foi tombada pela FCC no ano de 1998. Endereço: Rua Progresso, 1.241 - Testo Rega Veja a localização do imóvel na cidade Casa Wunderwald A casa Wunderwald, localizada na área rural do município, pode ser considerada um dos mais importantes exemplares em enxaimel, pelo fato de conviverem na edificação de pequeno porte elementos de composição bem elaborados e requintados, como a porta principal e o elemento de acabamento do beiral, denominado “caixas de vento”. A porta principal é composta de uma folha móvel mais larga e uma faixa também almofadada fixa. Sobre a verga de todas as esquadrias destaca-se um belo trabalho em madeira recortada. Apresenta fechamento em madeira de empena e da cozinha, na extensão do telhado aos fundos. Foi tombada pela FCC no ano de 2002. Endereço: Estrada Wunderwald, 2.467 Veja a localização do imóvel na cidade P.T. nº: 200/2000 Edificação de volume avantajado, constituída de um pavimento, além do sótão e porão. As proporções da água furtada corrida podem ser consideradas como detalhe excepcional na caracterização deste exemplar. As aberturas, em grande número, possuem esquadrias com folhas de abrir envidraçadas. Foi tombada pela FCC no ano de 2002. Endereço: Rua Presidente Costa e Silva, 719 - Praça Erwim Zartrow - Testo Rega Veja a localização do imóvel na cidade P.T. nº: 201/2000 A edificação é um importante ponto comercial rural. Construída em enxaimel com pavimento térreo e sótão, este, contendo duas águas furtadas. A cobertura é composta de duas águas com grande inclinação e telhas planas, sendo que o beiral que protege a parte frontal é sustentado por uma sucessão de mãos francesas. As aberturas são em verga reta, com bandeiras fixas, possuindo esquadrias envidraçadas em duas folhas de abrir. Foi tombada pela FCC no ano de 2002. Endereço: Rua Presidente Costa e Silva, 677 - Praça Erwim Zartrow - Testo Rega Veja a localização do imóvel na cidade P.T. nº: 202/2000 Edificação de um pavimento além do sótão. Contém cobertura com grande inclinação que se prolonga até a varanda, circundando toda a edificação, com guarda-corpo de elementos vazados de cerâmica hexagonal e pilares de madeira. Possui aberturas em verga reta com bandeiras e janelas que se abrem em duas folhas envidraçadas. Foi tombada pela FCC no ano de 2002. Endereço: Rua Arnoldo Hardt, 379 - Rega Dois Veja a localização do imóvel na cidade Casa Raduenz A edificação se destaca pelos elementos de composição da varanda, o lambrequim que contorna a parte superior, o fechamento lateral em arco e o guarda-corpo vazado em forma de colmeia, dando-lhe característica marcante. Possui estrutura enxaimel, aberturas em verga reta e cobertura em duas águas, com cumeeira paralela à rua. Foi tombada pela FCC no ano de 2002. Endereço: Rua Curitiba, 377 - Testo Salto Veja a localização do imóvel na cidade P.T. nº: 204/2000 Nesta edificação funciona o mais tradicional restaurante local, um ponto referencial da área central. É caracterizada por sua grande volumetria e ritmo na fachada principal, resultado da disposição das aberturas. Na grande cobertura em telha plana sobressai singelamente uma pequena água furtada. Destaca-se no fechamento da empena lateral a estrutura em “X” e a disposição diferenciada dos tijolos. Foi tombada pela FCC no ano de 2002. Endereço: Rua Hermann Weege, 242 – Centro Veja a localização do imóvel na cidade P.T. nº: 205/2000 Edificação composta de dois volumes distintos: o principal, em enxaimel, e a cozinha, em alvenaria rebocada. O volume residencial em enxaimel se sobressai não só pela técnica construtiva, mas também pela disposição das aberturas, centralizadas pela porta principal. Foi tombada pela FCC no ano de 2002. Endereço: Rua Progresso, 2.320 - Testo Alto Veja a localização do imóvel na cidade P.T. nº: 206/2000 Esta edificação possui tipologia volumétrica bastante diferenciada das demais. É composta de dois volumes que se fundem: um deles com cumeeira paralela à rua e o outro com a empena voltada para a fachada principal, onde encontra-se embutida uma varanda. Apresenta aberturas em verga reta e varanda com guarda-corpo de tijolos e abertura lateral seguindo as linhas das janelas. Foi tombada pela FCC no ano de 2002. Endereço: Rua Testo Alto, 7.097 - Testo Alto Veja a localização do imóvel na cidade Casa Siewert Ovídio Esta casa é um belo exemplar da construção enxaimel, com fechamento em tijolos aparentes. Sua cobertura é formada de duas águas, com telhas planas e cumeeira paralela à estrada, e aberturas em verga reta. Apresenta tipologia volumétrica, característica da maioria das residências rurais: extensão do telhado aos fundos para o abrigo da cozinha, seguindo o estilo da construção inicial, e uma varanda na fachada frontal, que conta com pilares e guarda-corpo rebocados, com detalhes em massa formando losangos. Foi tombada pela FCC no ano de 2002. Endereço: Rua Testo Alto, 7.875 - Testo Alto Veja a localização do imóvel na cidade Casa Siewert Importante exemplar da arquitetura enxaimel, marcada pela horizontalidade e reforçada pela varanda frontal com cobertura de suave inclinação. Destaca-se também pelos trabalhos feitos com tijolos formando desenhos, no pano de fechamento abaixo dos peitoris das janelas frontais, e pelo forte contraste das cores adotadas nas suas aberturas. Foi tombada pela FCC no ano de 2002. Endereço: Rua Testo Alto, 8233 - Testo Alto Veja a localização do imóvel na cidade Casa Rahn Hugo Esta edificação merece destaque por sua harmoniosa implantação e seus elementos tipológicos mais característicos. Ao partido comum dos demais exemplares da região (térrea com sótão, varanda e cozinha abrigadas pelo prolongamento do telhado), acrescentam-se detalhes preciosos como os lambrequins e guarda-corpo vazado em tijolos na varanda. Foi tombada pela FCC no ano de 2002. Endereço: Rua Testo Alto, 8.430 - Testo Alto Veja a localização do imóvel na cidade P.T. nº: 210/2000 Edificação com funções de residência e comércio, podendo ser considerado um exemplar atípico na região, com empena voltada para a rua, dois pavimentos além do sótão. É uma edificação de grandes proporções, com telhado bastante inclinado, aberturas em verga reta envidraçadas e desenhos em alguns panos de fechamento do sótão, formando um pequeno óculo acima da janela deste. Foi tombada pela FCC no ano de 2002. Endereço: Rua Vitória, 1.138 - Rega Três Veja a localização do imóvel na cidade Casa Jandre Bruno (Strutz ou Souza Cruz) Edificação no estilo enxaimel com varanda frontal e anexo lateral incorporado ao corpo principal da casa. Foi tombada pela FCC no ano de 2017. Endereço: Rua Testo Alto, 2098 - Testo Alto Veja a localização do imóvel na cidade Salão Belz Edificação enxaimel construída no final do século XIX para ser um salão de baile, comércio e residência. Possui no seu interior um interessante trabalho de carpintaria, com destaque para os lambrequins. Foi tombada pela FCC no ano de 2017. Endereço: Rua Testo Alto, 3279 - Testo Alto (mar. esq.) Veja a localização do imóvel na cidade Casa Siebert Edificação construída no final da década de 1920 no estilo enxaimel. Possui varanda com arcos rebocados e cobertura em telha rabo de castor. No terreno há ainda um conjunto de ranchos e duas estufas que eram utilizadas para secagem de tabaco. Foi tombada pela FCC no ano de 2017. Endereço: Rua Ribeirão Gustmann, 747, Canudos - Testo Alto Veja a localização do imóvel na cidade Casa Scheiwe Edificação enxaimel com vedações em taipa construída no final do século XIX, com anexo nos fundos em alvenaria de tijolos rebocada. Destaque para os detalhes de tijolos cerâmicos octogonais na varanda. Foi tombada pela FCC no ano de 2017. Endereço: Rua Vale do Selke Grande, 5708 - Vale do Selke Veja a localização do imóvel na cidade Casa Wacholz Felipe Construída no final do século XIX, em estilo enxaimel, é uma das casas mais antigas da região. Foi tombada pela FCC no ano de 2017. Endereço: Rua Testo Alto, 6148 - Testo Alto (mar.esq.) Veja a localização do imóvel na cidade Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos O início da construção remonta ao ano de 1814, e a nave definitiva foi edificada, provavelmente, no início do século XX. Esta igreja difere um pouco das demais pelo fato de ter sua torre lateral, de seção quadrada e com aberturas pequenas e em número reduzido, separada do corpo da igreja. Sua fachada principal possui três janelas acima da porta principal, em arco abatido e envidraçadas. O frontão contém linhas simples e, assim como outros, possui uma cruz na altura da cumeeira. A Paróquia Senho Bom Jesus dos Aflitos foi tombada pela FCC em 1998. Endereço: Av. Governador Celso Ramos, 1445 Faça um passeio virtual pela região Conheça o mapa com os bens tombados pela FCC em Porto União Estação da Rede Ferroviária Federal A estação foi inaugurada em 1942, atendendo aos municípios de Porto União, em Santa Catarina e União da Vitória no Paraná. O imponente edifício em estilo art déco tem os trilhos da estação como marco divisor dos dois municípios. A Estação da rede Ferroviária Federal foi tombada pela FCC em 1998. Endereço: Rua Carlos Cavalcante, 17, Centro Veja a localização do imóvel na cidade
Casa Cultural Aníbal Khury - "Castelinho da XV" Construída em 1929, a edificação com dois pavimentos, sótão e porão é uma construção bastante sólida, em alvenaria de tijolos rebocada, com uma vista magnífica. Em dois extremos, no pavimento superior, onde estão os dormitórios, tem dois torreões, que dão o caráter medieval à sua composição eclética, e logicamente, razão pela qual é conhecida como Castelinho. As aberturas são em verga reta guarnecidas de madeira envidraçadas, com bandeiras fixas e motivos geométricos. Vale ressaltar a belíssima portada do acesso principal com motivos florais na sobre verga. Voltado para o quintal existem duas sacadas: uma com acesso pelo dormitório e a outra no pavimento inferior com acesso pela sala de estar. A sala de música, além das paredes decoradas com pinturas de moldes vazados tem, no teto, medalhões pintados por um artista alemão, retratando músicos clássicos. A mobília dos dormitórios também recebeu pinturas especiais de pássaros e flores. O teto dos dormitórios possui pinturas com motivos florais. Essa edificação é um exemplar importante para a identidade da cidade de Porto União. O Castelinho da XV, com é conhecido, foi tombado pela FCC em 1998. Endereço: Rua XV de Novembro, 435, esquina com a Rua Coronel Belarmino Veja a localização do imóvel na cidade Casa de Campo do Governador Hercílio Luz O sítio foi adquirido por Hercílio Luz por causa do clima e altitude favoráveis à saúde já debilitada do governador. Nela existia uma casa de alvenaria de tijolos, que devido à sua numerosa família, foi acrescida de um anexo de dois pavimentos e sótão, também em tijolos aparentes e lambrequins nos beirais. As aberturas da parte original da casa são em verga reta, e as da parte nova em verga em arco abatido. Esta parte possui também porão alto, com aberturas ao nível do chão, configurando a base da edificação, em alvenaria de pedras. A Casa de Campo do Governador Hercílio Luz foi tombada pela FCC em 1985. Endereço: Rua Romanos Goedert, 428 - Taquaras Veja a localização do imóvel na cidade Museu Histórico Cultural de Rio do Sul (antiga Estação Ferroviária) O prédio da antiga estação ferroviária de Rio do Sul foi inaugurado oficialmente em 28 de dezembro de 1936 e considerado o mais bonito de toda a Estrada de Ferro Santa Catarina, desativada em 13 de março de 1971. Na edificação, hoje, funciona o Museu Histórico Cultural e Arquivo Público Histórico. O tombamento estadual do edifício ocorreu em 2011. Endereço: Av. Oscar Barcelos, Centro Veja a localização do imóvel na cidade Conheça o mapa com os bens tombados pela FCC em Rio Negrinho Estação Ferroviária e Armazém A edificação servia à Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, fazendo parte do ramal Porto União- São Francisco do Sul. O Ramal, constituído por 25 estações com 461 km de extensão, o único da rede catarinense ligado à rede ferroviária nacional, desempenhou importante papel como a melhor opção de transporte para vencer a serra Dona Francisca. A Estação e o Armazém foram inaugurados em 1913, construídos fora do local de fundação da cidade. A abertura trouxe o desenvolvimento do município em sua direção. Trata-se de arquitetura ferroviária, com projeto similar às outras estações do ramal, caracterizada por planta retangular alongada, recoberta por telhado único em duas águas e telhas francesas. A Estação, executada em alvenaria de tijolos autoportantes rebocado, está dividida em dois usos - comercial e residencial - ambos com entradas individuais e comunicação interna. O comercial é o escritório da estação, com serviço de telégrafo, e o residencial é a Casa do Agente Ferroviário. A fachada principal, local de embarque e desembarque do trem, está dividida em cinco vãos com uma abertura cada, portas de madeira e vidro com bandeira fixa, protegida com cobertura em meia água composta pelos mesmos materiais, sustentada por seis mãos-francesas. O Armazém, com volumetria similar à Estação ferroviária, difere da mesma por ter estrutura e revestimento em madeira e possuir cobertura meia-água com rampa e portas de acesso para os dois lados. Esse patrimônio foi tombado pela FCC em 1998. Endereço: Rua da Estação, s/n Veja a localização dos imóveis na cidade Museu Carlos Lampe - Casa Zipperer Durante muitos anos, a erva-mate e a madeira constituíram a principal fonte de renda da cidade, mas seu progresso teve notável impulso com a instalação, em 1934, da famosa indústria de móveis Zipperer, conhecida em todo o Brasil. Rio Negrinho tem hoje como principal fonte de renda as indústrias, em especial a de móveis, e em consequência disso integra o polo moveleiro do Estado. Essa edificação constitui-se em excepcional exemplar da arquitetura em madeira, construído em 1919 pelo Sr. Jorge Zipperer, fundador da renomada Indústrias de Móveis Cimo, para sua residência. A implantação é privilegiada. Ocupa o centro de um terreno amplo, em frente à praça. Aos fundos, encontra-se a área destinada aos galpões da indústria, que em época mais recente sofreram incêndio, só restando a chaminé com a inscrição Cimo. Caracteriza-se por uma arquitetura de grande porte para a técnica construtiva empregada, bem como pelo jogo de volumes adotados. Esses ora retangulares, ora sextavados, conferem movimento evidenciando a assimetria no tratamento das fachadas. Possui cobertura principal em quatro águas, com telhas francesas. Apresenta estrutura independente tendo como fechamento tábuas estreitas dispostas horizontalmente. No térreo uma varanda em “L” está abrigada sob o corpo da casa e o acesso principal se dá pela lateral. Os vãos entre pilares são contornados na parte superior por peças em madeira de recortes sinuosos e o guarda-corpo é composto de finas peças verticais, também em madeira, encaixadas entre os apoios de alvenaria dos pilares. Todas as janelas possuem fechamento no sistema de guilhotina envidraçadas e são guarnecidas externamente por folhas de abrir em venezianas. No pavimento térreo uma das janelas é do tipo bay-window. As paredes da área social foram revestidas até a meia altura com lâminas de madeira e frisos, além de pinturas decorativas. Trata-se de exemplar testemunho do ciclo econômico madeireiro do norte do Estado que, além de constituir-se em arquitetura de características ímpares, pela linguagem formal adotada, é também referência histórica da indústria moveleira em nosso Estado. A Casa Zipperer foi tombada pela FCC em 1998. Endereço: Rua Carlos Weber, 150 Veja a localização do imóvel na cidade Conheça o mapa com os bens tombados pela FCC em São José Solar Ferreira de Mello O edifício é o mais antigo solar do município de São José ainda existente. Construído no final do século XVIII, está ligado ao início da fundação da cidade, com a chegada dos açorianos, na terceira leva de casais, no ano de 1750. No século XVX, pertenceu às famílias tradicionais josefenses dos Nascimento Mello e Caldeira Bastos. A história registra que por volta de1820-1833, quando São José abrigou efemeramente a sede da Província, esse solar serviu de local para a sede. Com o passar dos anos, no limiar do século XVX, foi abrigo da Guarda Nacional, com os porões servindo de prisão, masmorra dos infiéis ao regime novo proclamado com a República em 1889. Na história desse antigo solar está registrada a federalização da República em Santa Catarina. O imóvel foi tombado pela FCC em 1986. Endereço: Rua Gaspar Neves, 3175 Veja a localização do Solar Ferreira de Mello na cidade Paróquia São José Construída no século XVX, a igreja possui torre única quadrangular. Na fachada principal há um frontão, enquanto na porta principal sobreverga triangular e acima dela óculo. Foi tombada pela FCC em 1998. Endereço: Rua Coletor Irineu Comeli, 186 Veja a localização do imóvel na cidade Cemitério São Martinho Alto O cemitério, que é da comunidade católica, situa-se na localidade de São Martinho Alto, em uma pequena elevação e distante cerca de seis quilômetros da atual sede do município. Ele é murado em quase toda a sua extensão e possui um portão de ferro na entrada de sua via central, que segue até a igreja da comunidade. Os seus 169 sepultados identificados estão em 135 unidades distribuídas de forma ordenada, todas voltadas para a entrada. A capela de São Martinho fica na parte central do cemitério com as sepulturas dispostas em suas laterais. Lá estão enterrados alguns dos pioneiros do município. Os sepultamentos ocorreram de forma equilibrada ao longo das décadas, entre 1880 e 2010. O acervo desse cemitério, composto por bens materiais e imateriais, é um significativo exemplar da cultura funerária teuta em Santa Catarina, apresentando particularidades encontradas em cemitérios dessa origem. Dentre elas estão os epitáfios e sobrenomes em alemão, formatos tumulares também encontrados em outros cemitérios teutos, utilização de poucas imagens de anjos, santos e de alegorias como ornamentos, o uso de um tom de azul específico, próximo ao tom do anil, a presença de cabeceiras proeminentes, a localização em morros ou pequenos aclives, a utilização de cruzes de ferro, em sua maioria, com trabalho de serralheria artística e lápides em cerâmica e basalto. Além dessas, em muitas das inscrições aparecem o "geb." que provém de geboren, que significa nascido e "ges." que vem de gestorben, que significa falecido e em muitos sepultamentos femininos vê-se, ainda, a adição do sobrenome de solteira na lápide, junto ao nome da sepultada. *Patrimônio com tombamento provisório. Veja a localização do patrimônio na cidade Casarão Kretzer Construído em 1920, o casarão localizado na Comunidade Rural de Santa Filomena era residência de Germano Antônio Kretzer e Filomena Koerich Kretzer. O imóvel fazia parte de um complexo arquitetônico composto por moradia, casa de comércio, armazém, salão de bailes, pousada para tropeiros e cancha de bolão. Trata-se o de um importante exemplar arquitetônico com características urbanas, apesar de situado em área rural. Foi tombado pela FCC em 2002. Endereço: Vila Kretzer - Comunindade Santa Filomena, SC-407 Veja a localização do imóvel na cidade Grande parte do acervo arquitetônico existente, hoje, em Tijucas é fruto da atividade econômica do final do século XIX e início do século XX. Pode-se perceber que diversas foram as influências que nortearam a arquitetura tijuquense. Duas edificações residenciais e um antigo teatro são resquícios dessa arquitetura, que deve ser preservada. Conheça o mapa com os bens tombados pela FCC em Tijucas Antigo Cine Theatro A edificação de médio porte está situada na Rua Coronel Gallotti, próxima aos imóveis Casarão Gallotti e o Casarão Bayer, também tombados pelo Estado, compondo assim, o mais importante conjunto do patrimônio edificado da cidade de Tijucas. O edifício foi construído em 1925, caracterizado por planta retangular e telhado em duas águas. Sua fachada frontal é imponente. O vão central é marcado por pilastras laterais, possui porta de madeira com bandeira fixa envidraçada em arco pleno, com belíssimo trabalho em caixilharia. Empena voltada para a rua com frontão em linhas curvas e suas laterais são marcadas por uma sequência de janelas encimadas por óculos. Inicialmente, o Cine Theatro Manoel Cruz, que leva o nome de seu fundador, tinha como principal atividade a exibição de peças teatrais e filmes mudos. A primeira peça encenada foi “Almaisa”, dirigida por Sebastião Cruz e Gentil Melim, e a última foi “Anjo dos Pobres”. No ano de 1932, foi apresentado pela primeira vez o cinema falado, perdurando até 1935, quando teve suas atividades artísticas encerradas. Na década de 50, a família Silva adquiriu o imóvel e montou um beneficiamento de arroz, que persistiu até final da década de 80. Esse edifício foi tombado pela FCC em 1998. Endereço: Rua Cel. Galotti, 30 Veja a localização do imóvel na cidade Casarão Bayer O casarão da Família Bayer possui uma volumetria bem maior, assobradado, valorizando a fachada principal através de frontão triangular, com cimalhas demarcando seus três lados, frisos na horizontal e balcão central balaustrado no primeiro pavimento, onde era a residência. A parte dedicada ao comércio ocupava o andar térreo. O imóvel foi tombado pela FCC em 2002. Endereço: Rua Cel. Galotti, 103 Veja a localização do edifício na cidade Casarão Galotti O casarão da Família Gallotti apresenta elementos ecléticos como o arco pleno, pilastras e platibanda balaustrada, com detalhes refinados. A edificação sobressai em altura, aparecendo o porão alto, sendo o acesso principal marcado por elegante escada dupla centralizada na edificação. A cobertura é marcada pela presença de mansardas em forma de cruz, com frontão triangular reto, provável influência da arquitetura “palladiana”. O Casarão foi tombado pela FCC em 2002. Endereço: Rua Cel, Galotti, 183 Veja a localização do imóvel na cidade Conheça o mapa com os bens tombados pela FCC em Timbó Casa do Professor Edificação construída no início do século XX, por volta de 1903, na época da chegada de Fritz Neuehaus, primeiro professor da localidade. A residência foi construída na técnica enxaimel, com tijolos aparentes. O partido arquitetônico é excepcional, em dois pavimentos, com cobertura trabalhada em vários planos. As funções residenciais se dividem de forma distintas: social e serviços no térreo e dormitórios no piso superior. Veja a localização do imóvel na cidade Casa Radoll Invalt Esta edificação é mais um exemplar característico da forma de construir do imigrante da região. Foi edificada no século XIX, na técnica enxaimel, em duas etapas, com uma circulação semi-aberta ligando a área da cozinha ao corpo principal, formando, no entanto, um único corpo. A implantação do conjunto, de casa e ranchos, sobre uma colina, é notável. Sua varanda principal, construída em 1929, é digna de nota, com abertura lateral em arco pleno e a presença de colunas na marcação do acesso principal. Os baldrames são apoiados sobre sapatas de pedras, os quartos possuem paredes autoportantes de tijolos aparentes, e, os ambientes, pinturas murais. Conheça mais detalhes do bem tombado Casa Geraldo Thurow A edificação enxaimel possui partido retangular alongado com telhado em duas águas cobrindo cozinha, corpo principal e varanda. Esta, contendo abertura lateral em arco e uma sucessão de colunas que reforçam o ritmo das aberturas. Apresenta composição de tijolos formando desenho entre os elementos verticais do enxaimel, adjacentes às janelas. Conheça mais detalhes do bem tombado Casa Sede dos Escoteiros (Rádio Cultural) Edificação construída em técnica enxaimel entre o fim do século XIX e início do século XX pelo avô de Carlos Koclin. É composta por dois volumes distintos, originalmente residência e cozinha, ligados por passagem coberta. Possui sótão habitável e varanda de madeira com guarda corpo de tijolos, formando uma espécie de “rendado vazado”. Veja a localização do imóvel na cidade Museu da Música (Salão Hamhermeister) Edificação construída para ser um salão de bailes, sendo durante muito tempo o único espaço de lazer da comunidade. Possui implantação privilegiada, próximo ao Rio Benedito e à Rodovia SC 477 onde, mesmo já tendo indícios de ocupação urbana, ainda prevalece a paisagem rural. Sua volumetria é de grande porte, tornando-se um marco referencial da região. Caracteriza-se por sua técnica construtiva, sendo em alvenaria auto-portante com tijolos aparentes. Apresenta um trabalho elaborado nas sobre-vergas e na alvenaria aparente, composta de tijolos de tonalidades diferentes, formando singelos desenhos. Veja a localização do imóvel na cidade Casa Norberto Zimath Esta edificação pode ser considerada um dos melhores exemplares em alvenaria de tijolos auto-portante da região. Construída no início do século XX, apresenta cozinha independente construída na mesma técnica. Os elementos que compõem a varanda são excepcionais, desde o guarda-corpo vazado em tijolos, às colunas em seção circular até a escadaria central com degraus em semicírculos. As fechaduras e esquadrias de ferro, com desenho requintado, são originais. Veja a localização do imóvel na cidade Escola do Professor Construída no final do século XIX, a edificação se destaca pela grande dimensão, resultante de sua função inicial, abrigar a escola local, cujo primeiro professor foi o alemão Fritz Neuehaus. Sua tipologia é característica das demais unidades enxaimel da região, chamando atenção a elevação frontal da porta de acesso à sala de aula, com proporções fora dos padrões normais. Esta antiga escola compõe, com a Casa do Professor, importante conjunto representativo do esforço comunitário pela educação na região. Veja a localização do imóvel na cidade Antiga Indústria de Fécula Companhia Lorenz Exemplar mais conhecido como Antiga Fábrica de Fécula Lorenz, situada na área central de Timbó, de grande significação para a história econômica da região. Primeira edificação construída em enxaimel de grandes dimensões, teve sua construção iniciada em 1925. Sua localização estratégica às margens do rio fez com que a construção se desse em vários níveis, visando o aproveitamento da energia hidráulica, o que resultou numa belíssima implantação. Veja a localização do imóvel na cidade Casa Orlando Breton A edificação se diferencia das demais pelo material utilizado para o preenchimento da estrutura enxaimel: a taipa de mão. O fechamento da empena é em madeira. Um dos últimos exemplares do município e de toda a região. Conheça mais detalhes do bem tombado Casa Érica Reinecke Esta edificação foi construída na técnica enxaimel num partido retangular alongado. Desenvolve-se sob dois telhados distintos onde se encontram, respectivamente, cozinha e área íntima-social. Deve-se destacar o belíssimo e raro trabalho em tijolos no guarda-corpo da varanda. Veja a localização do imóvel na cidade Fábrica de Papelão A Fábrica de Papelão Timbó iniciou seu funcionamento em 1928, em vários pavilhões industriais construídos em alvenaria autoportante, de dois pavimentos, com cobertura em duas águas e telhas cerâmicas. Possui relevante valor histórico, arquitetônico e cultural e representa um testemunho de atividades da indústria catarinense entrelaçadas à história da cidade e à memória catarinense. Possui tombamento provisório. Veja a localização do imóvel na cidade Casa Regina Klug Casa construída em duas etapas, inicialmente com técnica enxaimel e, posteriormente, com ampliações em alvenaria autoportante. Possui cinco vãos e pilares cilíndricos na varanda, onde existem duas portas de entrada. Conheça mais detalhes do bem tombado Casa Valmor Kloehn Construída por Frederico Kloehn, no século XIX, com um cômodo enxaimel e cozinha lateral separados por corredor e cozinha independente. Posteriormente, em 1939, a cozinha foi ampliada e foram construídos quartos aos fundos e varanda frontal com paredes autoportantes. Em todos os cômodos da casa há pinturas murais e frases em alemão. Conheça mais detalhes do bem tombado Pharmácia Central Construída em 1930 por Oscar Wilhem para a instalação de uma farmácia, é um exemplar urbano de alvenaria de grande porte, com anexos posteriores na lateral direita e aos fundos da edificação. Veja a localização do imóvel na cidade Casa Oma Lorenz Edificação urbana de porte significativo, construída com paredes autoportantes rebocadas. Veja a localização do imóvel na cidade Casa Schumann A cobertura é em duas águas, com telha “rabo de castor” no corpo principal da casa e telha francesa na varanda. Já serviu de sede de uma escola para a localidade de Pomeranos. Veja a localização do imóvel na cidade Casa Ewald Edificação construída por volta de 1886 por Augusto Ewald. A técnica utilizada foi enxaimel com tijolos aparentes, apresentando, nas fachadas frontal e lateral direita, composições geométricas com tijolos em tons claros e escuros. Veja a localização do imóvel na cidade Castelinho Andreas Thaler O edifício foi projetado pelo arquiteto Bruno Kracher e, atualmente, abriga o Museu Municipal Andreas Thaler, com acervo de tradições tirolesas. Trata-se de um bem cultural de significativo valor, tanto histórico quanto arquitetônico, especialmente por estar associado ao fundador da cidade de Treze Tílias, o austríaco Andreas Thaler, que concebeu a arquitetura, tomando por inspiração estética a construção austríaca do Colégio Agrícola Rotholz. O Castelinho apresenta uma arquitetura de linhas austeras, marcada pela presença do torreão na extremidade direita da edificação e suavizada pela presença de varandas dispostas no segundo pavimento, já em uma adaptação ao clima brasileiro. O embasamento da construção é em alvenaria de pedra, diferenciando o porão dos pavimentos superiores. A platibanda escalonada, ao gosto art déco, confere limpeza dos traços. Destacam-se nas fachadas as esquadrias em veneziana articulada, com pintura bicolor, que particularizam ainda mais a sua arquitetura. Emoldurando a edificação, há um vasto jardim gramado com algumas árvores de porte. Endereço: Rua Dr. Basílio C. de Oliveira,109 *Patrimônio com tombamento provisório. Veja a localização do imóvel na cidade A proteção estadual no município de Urussanga vem preservar o legado construído pelo imigrante ítalo-brasileiro, nas dimensões urbana e rural. Embora tenha se iniciado como um núcleo da Colônia Azambuja, Urussanga tornou-se o mais expressivo centro urbano da cultura italiana no Estado. Na área urbana, o valor patrimonial encontra-se sedimentado na praça principal, núcleo original, espelho da miscigenação ocorrida com a forma luso-brasileira de construir, influenciada pelo centro de importância regional que foi Laguna. Embora de caráter singelo, a arquitetura traduz um quadro evolutivo, que vai desde unidades expressivas da cultura italiana como os sobrados austeros com enquadramentos de pedra, passando por unidades próprias do ecletismo, com ornamentos, arrematados por platibandas balaustradas. Mesmo apresentando esta heterogeneidade de linhas arquitetônicas, o conjunto de edificações possui uma volumetria e um gabarito ainda uniforme, sendo a praça o agente conformador deste espaço urbano, palco da vida social em todas as suas dimensões, devendo sobre ela também estender a proteção do tombamento estadual. Entretanto, é na área rural que encontramos a mais genuína representação da forma de construir dos imigrantes italianos. São casas térreas e sobrados de pedra rebocados ou não, na sua maioria localizados ao longo de estradas que ligam os municípios de colonização italiana no sul do Estado. Ao longo da SC 446, no distrito de Rio Maior, ao norte de Urussanga, encontra-se o maior número de edificações do gênero. Conheça o mapa com os bens tombados pela FCC em Urussanga Propriedade Bez Fontana A um quilômetro do centro de Urussanga, no início da estrada da localidade de Rio América, encontra-se o mais importante conjunto construído em madeira da colonização italiana no Estado. Constituído por sobrado residencial e unidades anexas, aí encontram-se ainda vivas as atividades produtivas das primeiras gerações de imigrantes italianos. O conjunto possui, além do sobrado residencial, cozinha, cantina, atafona, marcenaria, serraria e descascador de arroz. A residência data do final do século XIX. Mais tarde foi anexado um volume também em dois pavimentos, na fachada posterior. As edificações de produção foram construídas em dois pavimentos, aproveitando a declividade natural do terreno, com o térreo parcialmente encravado em função da utilização de rodas d'água. O acervo existente nestas unidades preserva a maioria do instrumental e equipamento em pleno funcionamento. Endereço: Linha Rio América Baixo Conheça mais detalhes do bem tombado Sobrado eclético de grande esmero e diversidade nos elementos construtivos. Possui aberturas em verga de arco pleno e esquadrias em madeira com caixilhos envidraçados. A simetria da fachada principal é marcada pelo par de portas e janelas guarnecidas por sacada com gradil em ferro trabalhado. É importante destacar a beleza da platibanda balaustrada coroada por volutas ao centro. Veja a localização do imóvel na cidade Casa Nichelle Edificação térrea, com fachada de composição neoclássica, possui sótão alteado, o que lhe identifica lateralmente com os outros sobrados ítalo-brasileiros da praça Anita Garibaldi. Apresenta cunhais que se interligam através de frisos e platibanda centralizada por pequeno frontão, onde encontram-se as iniciais do primeiro proprietário. Um pouco mais abaixo está registrado a data de construção, 1908. Veja a localização do imóvel na cidade Esta edificação, juntamente com outras duas unidades tombadas pelo estado, formam um expressivo conjunto desta que se configura como uma das principais vias do centro urbano de Urussanga. A Avenida Getúlio Vargas nasce da junção das duas ruas que ladeiam a Praça Anita Garibaldi. Possui grande requinte nos detalhes. Sua fachada principal tem como ponto alto a porta de acesso principal mais larga, envidraçada de quatro folhas. A platibanda balaustrada ao centro possui um pequeno frontão contornado por volutas, onde está registrada a data da construção: 1923. Internamente, apresenta pinturas decorativas originais. Veja a localização do imóvel na cidade Arquitetura religiosa de grande volumetria, a Igreja Matriz de Urussanga, com torre separada do corpo principal, foi inaugurada em 1925. Possui fachada neoclássica, marcada pela presença de fortes elementos, como as pilastras que sustentam o entablamento coroado pelo frontão. Edificação das mais antigas da Praça Anita Garibaldi, situada numa das esquinas da lateral direita da Igreja Matriz. Construída por um imigrante em 1892, foi a primeira casa a receber instalações sanitárias, em 1927. Possui numa das extremidades um pequeno volume superior em duas águas, na fachada voltada para a praça. As aberturas são em verga de arco pleno. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Praça Anita Garibaldi, 06
Esta unidade abrigou pela primeira vez a Prefeitura Municipal de Urussanga. Além de sua importância histórica, é possuidora de elementos arquitetônicos que marcam a primeira fase da ocupação da praça. As aberturas apresentam vergas em arco pleno, porta central e platibanda balaustrada, encimada por ânforas. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Praça Anita Garibaldi, 14 Faça um passeio virtual pela região Casa Lenir Mazzucco
Unidade de pequeno porte situada ao lado da Igreja Matriz. Ocupa posição de destaque na entrada da praça. Possui sótão alteado, uma alusão ao sobrado ítalo-brasileiro, com pequenas aberturas superiores nas laterais. A posição da abertura superior na fachada principal é ímpar, avançando sobre a platibanda. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Praça Anita Garibaldi, 17
Veja a localização do imóvel na cidade Casa da Família Miotello Esta edificação representa a imagem formal do último período do ecletismo, caracterizada pelo porão alto e entrada principal lateral, isolada dos limites laterais do terreno. O porão alto possui aberturas maiores que as tradicionais gateiras e na platibanda o movimento curvo acompanha a verga em arco abatido da janela central. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Praça Anita Garibaldi, 87 Veja a localização do imóvel na cidade Casa Damiani Com uso comercial e residencial, constitui-se em mais um exemplar com linhas da arquitetura colonial luso-brasileira. No entanto, é na fachada lateral que a edificação recebeu um tratamento diferenciado: uma escada de acesso ao sótão pela área externa, com telhadinho independente e os lambrequins no acabamento dos beirais, elemento tão característico da arquitetura ítalo-brasileira. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Praça Anita Garibaldi, 73 Veja a localização do imóvel na cidade Casa da Família de Césaro Edificação térrea, participa do conjunto que conforma a praça com características próprias da arquitetura colonial luso-brasileira. Possui fachada com elementos ornamentais de influência eclética, reforçada pela adoção de platibanda. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Praça Anita Garibaldi, 100 Veja a localização do imóvel na cidade Casa Bez Batti Edificação característica da última fase do período eclético, marcado pela presença das varandas laterais e porões altos. Sua fachada principal também foi tratada de forma assimétrica. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Praça Anita Garibaldi, 110 Veja a localização do imóvel na cidade Palácio De Lucca Excepcional exemplar de arquitetura ítalo-brasileira urbana. Deve-se destacar o ritmo da sucessão de aberturas frontais com seus requadros em pedra e balcão central com guarda-corpo em ferro trabalhado. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Praça Anita Garibaldi, 128/132 Veja a localização do imóvel na cidade Casa de Bona Marchet Edificação térrea, ricamente ornamentada. Apresenta elementos neoclássicos no frontão e sobreverga. Platibanda vazada com pináculos e pilastras trabalhadas. Abriga também, sob a cobertura, um sótão. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Praça Anita Garibaldi, 146 Veja a localização do imóvel na cidade Casa Caetano Bez Batti Importante unidade, com características ecléticas, mas com clara influência volumétrica dos sobrados urbanos ítalo-brasileiros. Em função do seu porão bem mais alto, que pode ser considerado quase um pavimento térreo, tornou-se uma edificação de uso residencial/comercial. O tratamento dado à fachada principal buscou diferenciar formalmente seus dois lados , desde as aberturas até a platibanda. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Praça Anita Garibaldi, 166 Veja a localização do imóvel na cidade Casa Mazzucco Esta edificação assume, mais que todas, os traços característicos da arquitetura ítalo-brasileira nos centros urbanos. Volumetria avantajada e disposição das aberturas com toscas esquadrias. Sua platibanda com acabamento inusitado, de certo requinte, quebra um pouco a austeridade própria deste único e importante exemplar. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Praça Anita Garibaldi, 180 Veja a localização do imóvel na cidade Casa Búrigo Sobrado que expressa uma fase posterior de consolidação da imagem arquitetônica da praça. Possui linhas verticais de marcação de fachada, dando-lhe formas mais longilíneas. A simplificação e a predominância dos elementos que se relacionam ortogonalmente o identificam com o estilo art-déco, embora sua estrutura e volumetria seja de um período anterior. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Praça Anita Garibaldi, 209 Veja a localização do imóvel na cidade Casa Carmela Bez Batti A edificação, de esquina, finaliza uma das ruas laterais da Praça Anita Garibaldi. De influência art-déco, caracteriza-se pelo trabalho de marcação dos distintos planos de fachada através de elementos verticais e horizontais ressaltados pela pintura de cor forte. Constitui-se num documento das últimas fases de formação da praça. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Praça Anita Garibaldi, esq. Rua Domingos da Rocha, 285 Veja a localização do imóvel na cidade Cantina Cadorin Conjunto de três edificações térreas. A principal delas, construída em 1927, apresenta maior porte e esmero nos elementos de fachada, além de um grande número de aberturas com vergas retas. Estes imóveis abrigavam uma das mais importantes indústrias vinícolas do Estado, a Vinícola Cadorin. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Rua Américo Cadorin, 43, 61 e 83 Veja a localização do imóvel na cidade Sobrado da Família Boccardo O sobrado, construído em 1921, possui planta retangular e cobertura em duas águas, apresentando cunhais na fachada principal. Encontra-se situado em terreno de forte declividade: próximo à Igreja de São Gervásio e São Protásio. É digno de nota o ritmo e a simetria na disposição das aberturas. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Rodovia SC 446 - Km 12 - Rio Maior Veja a localização do imóvel na cidade P.T. nº: 195/2000
Edificação de 1912. Construída em alvenaria de pedra aparente externamente e rebocada no interior. Possui cobertura em duas águas, apresentando beiral e cimalha em cantaria. As aberturas tem requadros em madeira, vergas retas e fechamento em folhas de madeira. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Rodovia SC 446 - Km 11 - Rio Maior Veja a localização do imóvel na cidade Casa Ivanir Cancellier Edificação rural construída em 1909, térrea, em alvenaria rebocada sobre base de pedra aparente. Possui cobertura em duas águas com cumeeira paralela à elevação principal e beiral sobre cimalha em cantaria. Apresenta singular portada em cantaria de pedra com verga reta, além de uma sobreverga triangular com fecho trapezoidal. Foi tombada pela FCC em 2001. Endereço: Rodovia SC 446 - Km 12 - Rio Maior Veja a localização do imóvel na cidade Igreja de São Gervásio e São Protásio Importantíssimo exemplar da arquitetura religiosa em cantaria de pedra, único representante em seu gênero no Estado. Construída em 1912, com o campanário isolado, possui fachada principal com porta central de verga reta, e sobre esta, um arco. O frontão rebocado e pintado de branco possui óculo central e pináculos em pedra na marcação de seus vértices. Seu interior já foi possuidor de pinturas murais de diversificado colorido. Hoje, encontra-se pintado de branco reforçando as características despojadas do templo. Endereço: Rodovia SC 446 - Rio Maior Veja a localização do imóvel na cidade Sobrado da Família Mazzucco A casa de dois pavimentos foi construída em duas etapas. A primeira, de fins do século XIX em alvenaria, abrigando a atividade de comércio no pavimento térreo e residencial no superior. A parte mais nova, construída por volta de 1922, serve para fins residenciais. Trata-se de uma edificação bastante austera, em que se destaca o trabalho das cimalhas e os requadros das aberturas que, na parte mais nova, são de argamassa, na mais antiga, de madeira. Nas empenas laterais apresenta lambrequins de madeira, acompanhando o beiral. Endereço: Rodovia SC 446 - Km 11 - Rio Maior Veja a localização do imóvel na cidade Igreja São Judas Tadeu A pequena igreja de madeira, inaugurada em 1955, retrata o testemunho do processo de imigração de italianos, alemães, poloneses e ucranianos para Santa Catarina, a partir de meados do século XIX. A igreja São Judas Tadeu foi tombada pela FCC em 2006. Endereço: Praça João Pedro Stefanes, 440, Centro Veja a localização do imóvel na cidade Casa Canônica - Museu do Vinho O bem, que é conhecido como Casa Canônica, foi inaugurado em 1931 como uso residencial para os padres da região. A edificação possui dois pavimentos e sótão totalmente construídos em madeira, com embasamento em pedra basáltica, destacando-se o rico conjunto de lambrequins. A casa foi tombada pela FCC em 2002. Endereço: Rua Pe. Anchieta, 344 Veja a localização do imóvel na cidade Lages
Conheça o mapa com os bens tombados pela FCC em Lages
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Veja a localização do imóvel na cidade
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Veja a localização do imóvel na cidade
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Conheça mais detalhes do bem tombadoLontras
Faça um passeio virtual pela região
Confira mais detalhes do bem tombadoMafra
Veja a localização da ponte na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Confira mais detalhes do bem tombadoNova Veneza
Confira mais detalhes do bem tombadoOrleans
Veja a localização do imóvel na cidade
Confira mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Confira mais detalhes do bem tombadoPalhoça
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombadoPedras Grandes
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombadoPenha
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado Pescaria Brava
Conheça mais detalhes do bem tombado Pomerode
Conheça mais detalhes do bem tombado
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Conheça mais detalhes do bem tombado
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombadoPorto Belo
Conheça mais detalhes do bem tombadoPorto União
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombadoRancho Queimado
Conheça mais detalhes do bem tombadoRio do Sul
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombadoRio Negrinho
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombadoSão José
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombadoSão Martinho
Conheça mais detalhes do bem tombadoSão Pedro de Alcântara
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombadoTijucas
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombadoTimbó
Foi tombada pela FCC no ano de 1998.
Endereço: Estrada Pomeranos, 140
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Foi tombada pela FCC no ano de 2002.
Endereço: Rua Tifa Ücker, entrada antiga para Rio do Cedro, margem direita
Foi tombada pela FCC no ano de 2002.
Endereço: Estrada Cedro, margem esquerda
Foi tombada pela FCC no ano de 2002.
Endereço: Rodovia Tercílio Marchetti, 1970
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Foi tombado pela FCC no ano de 2002.
Endereço: Rua Edmund Bell, 30 - Dona Clara, Timbó
Rodovia SC 477 - Estrada Timbó - Benedito Novo
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Foi tombada pela FCC no ano de 2002.
Endereço: Rua Pomeranos, 3.182 - Pomeranos
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Foi tombada pela FCC no ano de 2002.
Endereço: Rua Pomeranos, 140 – Pomeranos
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Foi tombada pela FCC no ano de 2002.
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 211 - Praça da Figueira
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Foi tombada pela FCC no ano de 2002.
Endereço: Rodovia SC 417 - Estrada Timbó - Rio dos Cedros, margem esquerda
Foi tombada pela FCC no ano de 2002.
Endereço: Rua Blumenau, 4.664
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Endereço: R. Mal. Floriano Peixoto, 121
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Foi tombada pela FCC no ano de 2017.
Endereço: Estrada Rio Cedro Margem Esquerda, s/n - Rio Cedro, (margem esquerda)
Foi tombada pela FCC no ano de 2017.
Endereço: Estrada Rio Cedro Margem Esquerda, s/n - Rio Cedro, (margem esquerda)
É ponto de referência no município, com varanda central redonda e pilares cilíndricos na fachada principal e porta de acesso ao balcão com vitrais coloridos.
Foi tombada pela FCC no ano de 2017.
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 125
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Foi tombada pela FCC no ano de 2017.
Endereço: Rua Fritz Lorenz,2; esquina rua Pomeranos
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Foi tombada pela FCC no ano de 2017.
Endereço: Rua Pomeranos, 2324
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Foi tombada pela FCC no ano de 2017.
Endereço: Rua Blumenau, 2240 - Via Hass/ SC 417
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombadoTreze Tílias
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombadoUrussanga
Foi tombada pela FCC em 1998.
Sobrado Nichelle
Foi tombada pela FCC em 2001.
Endereço: Av. Presidente Vargas, 7
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Foi tombada pela FCC em 2001.
Endereço: Av. Presidente Vargas, 27
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Casa Betiol
Foi tombada pela FCC em 2001.
Endereço: Av. Presidente Vargas, 43
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
Foi tombada pela FCC em 2001.
Endereço: Praça Anita Garibaldi, s/n
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Primeira Prefeitura Municipal de Urussanga
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Conheça mais detalhes do bem tombado
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Foi tombada pela FCC em 2001.
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
Foi tombada pela FCC em 2001.
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombadoVargem
Conheça mais detalhes do bem tombadoVideira
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado
O Projeto Horizontes do Patrimônio Pioneiro Catarinense é uma iniciativa da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), que lançou a proposta com o objetivo de conhecer e inventariar o patrimônio histórico e cultural de Santa Catarina.
A intenção é criar um banco de dados com informações sobre construções, paisagens ou referências históricas e culturais existentes nos municípios de Santa Catarina. Além disso, por meio do projeto, a intenção é promover o tombamento de construções civis que atendam os requisitos da Lei 5846/1980 ou o registro, conforme decreto 2.504/2004.
Será permitida apenas uma inscrição por município com até dez elementos de referência. Poderão ser inscritos:
I - construções civis:
a) unidade/ conjunto de arquitetura residencial;
b) meios de hospedagem (hotéis, hospedarias, pensões, estâncias, etc);
c) edificações de administração pública (sedes de prefeitura, câmaras de vereadores, fóruns, intendências, etc);
d) edificação industrial ou ligada a algum ciclo econômico ou atividade produtiva (sedes de indústrias, galpões de serraria, ferragens, torres de beneficiamento; moinhos, engenhos, etc).
e) equipamentos de infraestrutura urbana (caixas d'água, bicas, fontes, estação de energia, comunicação, telégrafo, telefonia, usinas, torres, faróis etc)
f) equipamentos de infraestrutura comunitárias (hospital, escola, agência do correio, cinemas, teatros, museus, etc).
II- lugares de sociabilidade (espaços público, praças, jardins, largos, ruas, etc.).
III- paisagens (pastagens, bordas d´água, matas, etc.).
IV- referência espacial (pontos específicos de referência: pedras, montanhas, curva de um rio, etc).
Acesse aqui a Instrução Normativa.
Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
FCC - Fundação Catarinense de Cultura
Informações Gerais: +55 (48) 3664-2555
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h
Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC - CEP 88025-200
Desenvolvimento:
Gestão do Conteúdo: FCC
Acesso restrito