Fonte: Ibram
Publicação da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) com o objetivo de fortalecer a atuação dos profissionais de museus e valorizar o acervo presente nessas instituições.
Material do curso Gestão de Coleções Museológicas - manejo e procedimentos básicos
O curso realizado pelo Programa Ibermuseus em maio de 2015, na Cidade do México compreende 3 unidades temáticas, formuladas pelos instrutores Maria Cristina Oliveira Bruno, Reyes Carrazco, Juan Antonio Herráez e Lourdes Gallardo Parrodi. Confira mais informações sobre os instrutores.
Cadernos de Sociomuseologia
Cadernos de Sociomuseologia do Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa (Portugal).
Guia para Criação e Gestão de Associação de Amigos de Museus
Desenvolvido pela Federação de Amigos de Museus do Brasil, foi desenvolvida com o objetivo de mostrar como o trabalho voluntário em museus pode trazer inúmeros benefícios, tanto para as instituições quanto para a própria sociedade. O Guia tem uma linguagem direta e acessível, está dividido em capítulos e segue as diretrizes da Federação Mundial de Amigos de Museus (World Federation of Friends of Museums – WFFM).
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Guia para criação e gestão de Associações de Amigos
Publicação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) orienta sobre controle adequado dos riscos e proteção das instituições museais. Entre os itens abordados estão a criação de um conselho consultivo, criação de uma força-tarefa para situações de emergência, monitoramento dos riscos e plano de gestão de riscos.
Revista Museologia e Patrimônio
Esta publicaçã é a revista eletrônica semestral do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, tem por objetivo publicar e disseminar a produção científica e acadêmica nesse campo. Aceita contribuições de artigos científicos, resenhas, relatos e revisões, resumos de teses e dissertações, além de republicar textos e documentos clássicos ou raros na área de atuação da revista. Museologia e Patrimônio utiliza o software livre SEER/OJS – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas.
O site do Itaú Cultural conta com uma extensa bibliografia disponível para download. São textos sobre política pública, estatística e cultura em geral. O Observatório Itaú Cultural foi criado em 2006 com foco na gestão, na economia e nas políticas culturais. O programa visa estudar e debater esses temas, estimular a reflexão sobre eles em seus vários aspectos e analisar os indicadores nacionais.
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Relatório da pesquisa "O 'não público' dos museus: levantamento estatístico sobre o 'não-ir' a museus no Distrito Federal"
A pesquisa conduzida pela Coordenação de Pesquisa e Inovação Museal (CPIM) do Departamento de Processos Museais (DEPMUS) do Ibram tem como finalidade oferecer subsídios para a constituição de melhores e mais eficazes políticas públicas para o campo museal do Distrito Federal; que podem ser replicadas em outras Unidades da Federação, conforme as especificidades de cada localidade, a serem indicadas pela pesquisa in loco.
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC
O 1º Seminário Brasileiro de Museologia será sediado pelo Curso de Museologia da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, entre 12 e 14 de novembro de 2014. O evento é aberto a todos interessados e abrange diversas áreas do campo da museologia: perspectivas acadêmicas, patrimônio e memória, história dos museus e coleções, museus e políticas públicas; processos de salvaguarda e comunicação.
A Rede de Professores e Pesquisadores do Campo da Museologia em seus V e VI encontros anuais, ocorridos em 2012 em Petrópolis e 2013 no Rio de Janeiro, respectivamente, idealizaram o Seminário Brasileiro de Museologia (Sebramus), que nasce com o desafio de ser um espaço de construção solidária e dialógica da Museologia no cenário nacional.Tem como objetivo se afirmar como locus privilegiado de discussões acadêmicas, contribuindo para a divulgação qualificada da produção científica dos professores e pesquisadores da área.
>> Mais informações no site oficial do evento: http://sebramus.eci.ufmg.br/
Fonte: Organização do evento
O encontro da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM/SC), realizado no dia 28 de abril de 2014 em Florianópolis, reuniu os profissionais da área para discutirem e a sugerirem alterações no documento preliminar do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM). O encontro contou com a presença de Rita Matos Coitinho, representante da equipe do PNEM, Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Valdemar Assis de Lima (Curso de Museologia Universidade Federal de Santa Catarina), Marli Favero (Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina) e Maria Helena Rosa Barbosa (REM/SC), falando sobre a importância do PNEM para a área museológica, bem como com a participação muito significativa de mais de 70 pessoas, especialmente profissionais de Museus e estudantes do Curso de Museologia da UFSC.
No segundo momento do encontro, os Grupos de Trabalhos (GTs) formados a partir dos eixos temáticos do PNEM discutiram as propostas do documento preliminar, em diversos espaços da UFSC. No terceiro momento, os grupos de trabalhos (GTs) reuniram-se, a fim de realizar a plenária para a aprovação das propostas discutidas, conforme a programação divulgada. No entanto, diante do horário já avançado e como nem todos os GTs conseguiram finalizar os trabalhos, foi proposto que um representante de cada GT falasse sobre o que conseguiram desenvolver a partir do documento preliminar e as dificuldades em avançar na discussão, bem como sugerir encaminhamentos para a finalização dos trabalhos.
Dentre as dificuldades encontradas para avançar nos GTs, foi observada a problemática de propor ações em alguns eixos temáticos, em razão do tempo muito reduzido para discutir e refletir sobre alguns conceitos apresentados no documento, bem como a falta de objetivação de algumas propostas que exigiam uma melhor estruturação. Além disso, foi destacado que a redundância de algumas propostas no mesmo eixo temático exige que elas sejam excluídas ou reestruturadas. Foi observado, também, que é necessário transferir algumas propostas para outros eixos, nos quais elas estariam melhor contempladas. Assim, dos nove GTs, cinco conseguiram finalizar as propostas, sendo que três deles decidiram continuar as discussões e dois consideraram que as propostas já estão prontas para serem apresentadas na plenária final.
Diante do exposto, ficou decido pela maioria dos presentes a possibilidade de continuar as discussões por e-mail e, principalmente, em realizar um segundo encontro, com reunião dos GTs que não finalizaram as discussões no período matutino e uma plenária no periodo vespertino, para aprovação de todas as propostas. Para este segundo encontro, estão sendo estudadas possíveis datas, que serão divulgadas assim que forem definidas.
Mais informações: http://www.remsc.blogspot.com.br/
Fonte: Rede de Educadores em Museus