Uma tarde para conhecer e discutir sobre a exploração do carvão mineral, principal elemento da configuração do perfil econômico, social, espacial e ambiental, no desenvolvimento do município de Criciúma. Essa foi a atividade que o Museu de Zoologia Prof.ª Morgana Cirimbelli Gaidzinki, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), desenvolveu na 14ª Semana Nacional de Museus. O objetivo foi apresentar esta atividade, que foi de grande importância para o desenvolvimento econômico da região sul do Estado e, ao mesmo tempo, responsável pela alteração e formação de uma nova paisagem regional, caracterizada por  ambiente construído, denso, em que pouco da natureza visível foi preservada, além de extensas áreas degradadas pela mineração.

Mineradores de diferentes gerações, ambientalistas, historiadores e a comunidade escolar discutiram sobre o tema. Foram apresentados documentários e registros fotográficos sobre as diferentes fases da mineração, bem como a exposição de utensílios utilizados na atividade.

Documentários sobre a história da mineração no município de Criciúma e visitas guiadas às exposições de longa duração do museu, enfatizando a perda da biodiversidade gerada pela exploração do carvão na região, também foram atividades oferecidas para comemorar a Semana Nacional de Museus. O público diversificado estava muito receptivo e muito interessado em trocar experiências.

Constatou-se que a maior parte dos participantes, principalmente os mais jovens, conheciam muito pouco a respeito do assunto e nunca entraram em uma mina de carvão, motivo pelo qual fizeram questão de registrar suas fotos em frente à mina cenográfica montada especialmente para o evento. As atividades desenvolvidas permitiram, também, uma importante aproximação entre profissionais de diferentes áreas do conhecimento e de diferentes Instituições de Pesquisa e Ensino com a comunidade.

Fonte: Museu de Zoologia da Unesc