O Seminário do Sagrado Coração de Jesus, em Corupá (SC), abriga uma das primeiras instituições museológicas do estado de Santa Catarina, o Museu do Sagrado Coração, funcionando desde 1932, e que passou a se denominar Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner em 2004, uma homenagem ao seu principal mentor e idealizador, o religioso Luiz Godofredo Gartner. As primeiras atividades estavam vinculadas à implantação de um viveiro, denominado “Paraíso das Aves”. Com o tempo, Gartner desenvolveu a atividade da taxidermia – técnica de preservação de espécies animais, popularmente denominada empalhamento – reunindo um considerável acervo de animais da fauna brasileira.

Somando-se ao acervo de animais taxidermizados o museu foi reunindo acervos dos religiosos da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, incluindo objetos religiosos e da liturgia católica, vestimentas, arte sacra, entre outros. O Seminário, por ter sido um local de ensino religioso e científico, reunia também outras tipologias de acervos: científicos, bibliográficos, materiais paradidáticos, materiais arqueológicos e etnológicos, bem como peças que remontam à própria história daquele espaço e da cidade de Corupá. O museu possui, ainda, coleções de curiosidades, além de um acervo de numismática e um arquivo fotográfico.

Em 2013, iniciou-se o Projeto de Requalificação para o Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner. Devido à ausência de mão-de-obra especializada, buscou-se a ajuda de profissionais de museus que pudessem atender às necessidades do museu, tendo em vista a atual legislação – Lei 11.904: Estatuto de Museus. Assim, coordenado pela museóloga e docente da Universidade Federal de Santa Catarina, Drª. Rosana Andrade Dias do Nascimento, a primeira etapa do projeto resultou em duas atividades distintas: o levantamento do acervo, dando início à documentação museológica do museu; e a exposição histórica de longa duração, sob o título “Seminário de Corupá: Fé, Formação e Recanto de Paz”.

A exposição apresenta quatro módulos que apresentam a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus; o fundador da congregação, Padre Dehon; a construção do Seminário em Corupá; o cotidiano da Escola Apostólica Sagrado Coração de Jesus, que funcionou naquele espaço até 2012; uma coleção de miniaturas e dos menores objetos do mundo (livro, lista telefônica, máquina de costura, etc). Por último, a exposição apresenta o mão-pelada (Procyon cancrivorus), tido como um dos primeiros animais taxidermizados por Irmão Luiz e abrindo a exposição de animais taxidermizados. A próxima fase do Projeto de requalificação prevê uma nova expografia para este acervo.

Outra importante ação que foi desenvolvida pelo museu em 2014 trata-se do Curso de Extensão em Museologia, em parceria com a Faculdade São Luiz, de Brusque (SC). Concentrado em quatro módulos – gestão de acervos museológicos, expografia, conservação de acervos museológicos e ação cultural e educativa em espaços museológicos –, que foi ministrado por docentes e profissionais da área. O curso corroborou para a capacitação de profissionais de museus da região, disseminando a troca de experiências e de conhecimentos na área museológica. No mês de maio, o museu conquistou mais um espaço: a sala pedagógica, onde são atendidas as visitas guiadas relacionadas à temática histórica e biológica.

Ainda dinamizando as nossas atividades, o graduando do curso de museologia da Universidade Federal de Santa Catarina, Jonei Eger Bauer, acaba de concluir o curso, com menção honrosa, apresentando o trabalho sobre expografia de museus, intitulado “A construção de um discurso expográfico: Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner”.

O Museu é mantido pela Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Atualmente, a média de visitação no museu é de 530 pessoas/mês. Programe a sua visita ao Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner e confira tudo o que este espaço te reserva: turismo e lazer, história e conhecimento. Museu, restaurante e igreja em um único lugar. Conheça Corupá, Capital Catarinense da Banana e munido de belezas naturais, e visite o Seminário do Sagrado Coração de Jesus.

“Quem vier, de onde vier, venha em paz!” (Pe. Donizeti Queiroz)

Mais informações:
www.seminariodecorupa.com.br | www.facebook.com/museuirluiz.godofredogartner

* Os textos e fotos enviados para o Museu em Destaque são de inteira responsabilidade das instituições divulgadas