Foi assinada no último dia 9 de junho a ordem de serviço para o início das obras de restauro e acessibilidade do Palácio Marcos Konder. A assinatura foi realizada nas dependências do Museu Histórico de Itajaí e contou com a presença de diversas autoridades. O prédio que hoje abriga o Museu Histórico de Itajaí foi inaugurado em 1925 e irá passar por um restauro completo dentro das normas técnicas estabelecidas.

Dentre as melhorias estão a retirada da umidade, climatização de todos os ambientes, instalação de nova rede elétrica, luminotécnica e hidrossanitária e instalação de elevadores e rampas para acessibilidade aos idosos e portadores de necessidades especiais. Além disso, vai ter Sistema de Detecção contra Incêndio e registro no Corpo de Bombeiros.

Com investimento da ordem de R$ 1.813.975,86, a empresa Albatroz que ganhou o processo licitatório, terá um prazo de doze meses para a entrega da obra. “No mês em que Itajaí completa 154 anos, nos sentimos orgulhosos em poder dar esse presente para a cidade”, falou o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini.

Além disso, durante a solenidade, foi entregue à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do município o termo de referência para a abertura da licitação da construção do edifício anexo ao palácio. Um edifício moderno, em aço e vidro, que abrigará as reservas técnicas do museu, a área administrativa, de educação patrimonial e de restauro. Com área de 389,41 metros quadrados, a obra do edifício anexo está orçada em R$ 1.850.000,00. A expectativa é que as obras do edifício anexo iniciem ainda no segundo semestre de 2014.

Para o Superintendente da Fundação Genésio Miranda Lins, as obras de restauro e acessibilidade do palácio, bem como a implantação do edifício anexo, vão deixar o Museu Histórico a altura dos grandes museus brasileiros, tornando mais fácil os trabalhos internos bem como a modernização das exposições e atividades ali realizadas, com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento aos visitantes e estudantes de Itajaí e Região.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itajaí