O Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC), em Joinville, propõe-se a tratar das memórias relacionadas à imigração e tem se dedicado a recolher artefatos culturais, documentações e publicações referentes ao processo histórico da imigração e colonização no sul do Brasil.

A sede do MNIC foi construída em 1870 e denominada de “Maison de Joinville” (casarão, mansão); servia de moradia e escritório do administrador do domínio Dona Francisca. A edificação está inscrita entre os bens culturais tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1939, mas somente em 1957 foi criado o Museu e em 1961 iniciou-se a composição do seu acervo e o atendimento ao público.

O MNIC possui espaços expositivos que propoem narrativas que referenciam o cotidiano nas áreas rural e urbana da região. Além do casarão, integram o complexo uma casa enxaimel, o galpão de tecnologia, com exemplares de engenhos de farinha e erva-mate e moenda de cana-de-açúcar; o galpão de meios de transporte, com viaturas de tração animal e carroções; e o auditório Dona Francisca.

O acervo do Museu é composto por peças de diferentes tipologias, classificadas em: Antropologia e Etnografia, Artes Visuais, História, Imagem e Som, Documental. É a partir dessas várias tipologias do acervo que o Museu procura orientar suas ações no campo da Educação Patrimonial e no desenvolvimento de pesquisas na área do patrimônio cultural. Diariamente o Museu atende inúmeros visitantes, grupos de turistas e alunos de instituições de ensino de Joinville, da região e do Estado.

Como forma de melhor atender e estimular a fruição do espaço museal por parte dos diferentes públicos, o Museu vem pautando suas ações pela acessibilidade universal e respeito à diversidade cultural, visando o desenvolvimento socioeconômico e cultural e a participação das comunidades. Entre essas ações estão a fotografia e digitalização das informações de seu acervo, disponibilizadas gradualmente online, a elaboração e disponibilização de materiais interativos (audioguia, DVD, livro), voltados também para as pessoas com deficiência auditiva e visual e capacitação da equipe técnica na linguagem de sinais (Libras).

Horário de visitação:
terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h
Horário de visitação com monitoria*: terça a sexta-feira, das 9h às 17h
*mediante agendamento prévio
Endereço: Rua Rio Branco, 229 – Centro – Joinville (SC)
Informações: (47) 3453–3499 / 3433–3736

* Os textos e fotos enviados para o Museu em Destaque são de inteira responsabilidade das instituições divulgadas

Fonte: Museu Nacional de Imigração e Colonização