A pesquisa “Campo Gravitacional Arquivo e Ficção” reúne artistas e arquivistas baianos para desenvolver produção de conteúdos sobre práticas artísticas e procedimentos arquivísticos, como parte da “3ª Bienal da Bahia: É Tudo Nordeste?”. Com coordenação da curadora Ana Pato, o projeto promove série de encontros, que ocorrem até 07 de setembro, entre artistas, estudantes, professores, além de técnicos municipais, estaduais e federais das áreas arquivologia, biblioteconomia e museologia.

Participam do programa o Arquivo Histórico Municipal da Fundação Gregório de Mattos da Prefeitura do Salvador, o Arquivo Público do Estado, o Centro de Memória da Bahia, o Instituto de Ciência da Informação, o curso de Museologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, o Museu Afro-brasileiro – UFBA e as bibliotecas públicas estaduais, administradas pela Fundação Pedro Calmon. A 3ª Bienal ocorre em memória aos 46 anos depois da segunda edição, ocorrida em 1968, no Convento da Lapa em Salvador, e interrompida pela ditadura militar com artistas presos e obras confiscadas.

Fonte: Newsletter Mapa das Artes