No último dia 11 de abril, funcionários da Fundação Cultural de Joinville, da Fundação Turística e um representante da comunidade do bairro Aventureiro participaram de reunião no Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ). O encontro foi para organizar uma “força tarefa” com a finalidade de divulgar e conseguir aprovação do projeto de estruturação turística do Sambaqui Guaíra, no bairro Aventureiro, em Joinville.

A proposta de implantação de uma área de lazer e turismo no entorno do sambaqui é resultado da mobilização da comunidade, que há anos discute este projeto de forma participativa. Com o apoio da Fundação Cultural de Joinville e da Fundação Turística, o desejo dos moradores do Aventureiro se transformou em um projeto de estruturação turística encaminhado no início deste ano para o Ministério do Turismo.

O morador Belmiro Thiesen, um dos pioneiros dessa causa, iniciou a mobilização na comunidade por meio do projeto “Povo das Conchas”, que contou com apoio da Fundação Cultural de Joinville e do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville.

Os projetos arquitetônico, estrutural, elétrico e hidráulico dessa estruturação foram coordenados pelos moradores do bairro, por meio de um recurso financeiro aprovado pelo Simdec, com apoio de diversos órgãos municipais, como o Museu de Sambaqui, Fundema, IPPUJ e Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico, Arqueológico e Natural (Comphan). A mobilização da comunidade do Aventureiro, junto com outras associações daquela região, é um exemplo importante de como a comunidade pode atuar, não apenas na preservação do patrimônio arqueológico, mas também propondo como um bem cultural pode ser usufruído pelas pessoas.

O Sambaqui Guaíra tem 5,2 mil anos. Esse patrimônio está localizado em uma área de mais de mil metros quadrados, entre as ruas Peixes, Claudio Lopes e Alois Finder, na encosta de um pequeno morro. Por estar em local densamente povoado, com cerca de 38 mil habitantes, a área verde do entorno do sítio é um local reivindicado pela comunidade para um projeto de melhorias de lazer e turismo.

Fonte: Fundação Cultural de Joinville