FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Brusque inaugurou no último dia 24 de abril espaço ao ar livre que abriga esculturas de renomados artistas brasileiros como Oscar Niemeyer, Fernando Brennand e Amilcar de Castro. No Parque das Esculturas Ilse Teske 40 peças em mármore estão expostas numa área de 23 mil metros quadrados. O local ficará aberto para visitação todos os dias das 9h às 21h com entrada gratuita.

O Ministério do Turismo investiu R$ 312 mil na construção do espaço que será administrado pela prefeitura da cidade rua. O acervo da cidade tem obras de artistas de 17 países, entre eles, ingleses, franceses, espanhóis, portugueses e alemães. Há raridades como a produção em mármore da artista plástica japonesa, Tomie Ohtake, e uma das últimas obras do escultor italiano Gio Pomodoro, feita em Brusque meses antes de seu falecimento.

O parque deve se tornar uma das principais atrações artísticas e culturais de Santa Catarina e do Brasil. Outras 66 esculturas estão espalhadas pela cidade de Brusque e formam a Rota 66, de modo que a cidade é uma espécie de galeria de arte a céu aberto. De acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional, do MTur, em 2012, a cultura foi o motivo da viagem de 10,6% dos viajantes pelo Brasil.

Segundo o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, existe uma tendência mundial de crescimento do turismo ligado à atrativos culturais. “É um segmento de turismo que cresce a cada ano e traz um turista que viaja o ano inteiro com uma atitude e comportamento que contribuem com os destinos turísticos e não é predatório”, analisa.

A cidade de Brusque, no Vale Europeu, em Santa Catarina, é um importante destino turístico pelas belezas naturais e arquitetônicas, características históricas e por seu potencial em compras de vestuário e tecidos. Além do comércio, carro-chefe do turismo em Brusque, a cidade apresenta particularidades herdadas dos imigrantes alemães, italianos e poloneses.

Um novo marco na história

O acervo escultórico de Brusque possui obras de autoria de artistas de várias partes do mundo. Entre os destaques, estão obras de Oscar Niemeyer, Francisco Brennand e Amilcar de Castro, da japonesa, Tomie Ohtake, e uma das últimas obras do escultor italiano Gio Pomodoro, feita em Brusque meses antes de seu falecimento.

As gigantescas obras que compõem o acervo do município foram esculpidas por artistas mundialmente conhecidos entre os anos de 2001 e 2007, período em que Brusque sediou diferentes edições do Simpósio Internacional de Escultura do Brasil.

Além do acervo do parque, outras 66 esculturas foram destinadas às praças do município para formar a Rota 66 – iniciativa da Prefeitura de Brusque que proporcionará para a comunidade a democratização da cultura, contribuirá com o paisagismo da cidade e disponibilizará mais atrativos aos turistas que visitam o município.

Opção de lazer

O Parque das Esculturas conta ainda com quadra de areia, parque infantil, academia para todas as idades e uma sede administrativa. O local é todo cercado e conta também com internet Wi-Fi.

Fonte: Prefeitura de Brusque e Ministério do Turismo