FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Foi aberta no último dia 28 de novembro, na sede do Museu Histórico Emílio da Silva, em Jaraguá do Sul, a exposição Fábrica de Pólvora, com curadoria da professora e artista plástica Cristina Pretti. A exposição pretende reavivar o contexto histórico da explosão da fábrica de pólvora, ocorrida há 60 anos, na Tifa dos Pereira, provocando a morte de 10 trabalhadores e a varredura no local do sinistro.

Além disso, o fato histórico se popularizou e ficou impregnado na mente do povo, gerando para os garimpadores da história oral, ricos relatos reais e imaginários. Com esta exposição sobre o eixo temático da fábrica de pólvora, novamente, a Escola de Educação Básica Professora Valdete Inês Piazera e professora Cristina Pretti revelam o compromisso com a cultura e a construção da identidade de Jaraguá do Sul, ao reavivar em espaço museal um fato histórico e divisor de águas.

É importante sinalizar que a explosão da fábrica de pólvora encerrou um capítulo da indústria química e pesada e que marcou a primeira fase da indústria jaraguasulense, sendo suplantada nas páginas da história pelo aspecto negativo, fruto da fumaça, da energia negra formada durante o acontecimento, provocando sentimentos de pânico, medo e insegurança social.

A exposição está na sala da Educação, espaço de memória, no primeiro piso do prédio do MHES, na Praça Angelo Piazera.

Fonte: Museu Histórico Emílio da Silva