Foram divulgados nesta terça-feira (26) os resultados dos projetos contemplados pelos editais Mais Museus e Modenização de Museus, que integram o Programa de Fomento aos Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC). Dos selecionados, quatro em cada edital são catarinenses.

Mais Museus

Os catarinenses contemplados no edital Mais Museus foram a Fundação Municipal de Cultura de Navegantes (Museu Rio Mar de Navegantes); a Prefeitura Municipal de Campo Erê (Casa da Memória: implantação do Museu Histórico de Campo Erê); a Prefeitura Municipal de Riqueza (Acervos da Memória: salvaguarda do patrimônio cultural material e imaterial de Riqueza); e a Prefeitura Municipal de Urupema (Implantação da Casa de Cultura de Urupema).

O edital Mais Museus é voltado a cidades onde não existem ainda unidades museológicas constituídas. Após as fases de análise técnica e interposição de recursos, foram analisados e classificados 16 projetos pela comissão de seleção.

Modernização de Museus

Já o edital Modernização de Museus, após as fases de análise técnica e interposição de recursos, teve 56 projetos analisados pela comissão de seleção, sendo que 36 foram classificados. O edital é voltado a projetos para conveniamento voltados à cultura, memória e patrimônio, para modernização dos espaços museais. Tem por objetivo ampliar, estimular e viabilizar a continuidade e a sustentabilidade das atividades das instituições selecionadas, a fim de fomentar o processo sóciocultural nacional.

Entre os projetos selecionados em todo o país, quatro são catarinenses: Fundação Cultural De Joinville (Atualização e ampliação do Kit Didático: a experimentação em foco), Fundação Hassis Florianópolis (Preservação e Digitalização do acervo do Museu Hassis), Fundação Catarinense de Cultura (Projeto de Conservação Preventiva para O Museu Histórico de Santa Catarina) e Fundação Municipal de Cultura de Rio Negrinho (Restauração do Museu Municipal Carlos Lampe).

>> Mais informações sobre os resultados dos editais
>> Saiba mais sobre o projeto do Museu Histórico de Santa Catarina

Fonte: Com informações do Ibram