O Museu Histórico de Itajaí, unidade da Fundação Genésio Miranda Lins, em parceria com a Associação Amigos do Museu Histórico, Museu Étno-Arqueológico e Arquivo Público de Itajaí - AAMHAPI, abre a exposição Ensino de Gigantes, comemorando o centenário do Grupo Escolar Victor Meirelles. Na exposição, o espectador terá a oportunidade de (re)visitar mobiliário, fotos de formandos e de "gigantes mestres"; documentos e objetos, que compreenderam as atividades educacionais da época como o caderno de caligrafia, mata-borrão, lousa em ardósia e até mesmo a famosa "palmatória", instrumento ícone da recondução disciplinar daqueles tempos, entre outros.

O grupo Escolar Victor Meirelles, inaugurado em 04 de dezembro de 1913, surgiu mediante a grande reforma no sistema de ensino em Santa Catarina no governo de Vidal Ramos de Oliveira, que na época inaugurou outras seis. Era inovadora porque trouxe a seriação do ensino, diferente das escolas isoladas até então.

A introdução do método intuitivo através da "lição das coisas" explorava os sentidos, através da vivência prática das coisas da vida que ia além dos laboratórios de Desenho, Matemática, Física e Química. A introdução da "Música" e da prática higienista da "Ginástica" concluíam os caprichos destinados à formação de indivíduos que, além de "saber querer" estariam condizentes com o corpo social a sua volta, limpa e saudável.

A escola entendida como grau de importância máxima, construção monumento, no centro da cidade. Para o espectador levará pelo seu olhar uma reflexão imperiosa sobre as mudanças no conceito de ensino, valor disperso ao longo dos anos na credibilidade dos mestres atuais. Mais que um centenário da instalação da Reforma do Ensino institucionalizado, certamente, é a Escola que historiza-se e que nos ensina. Na abertura da exposição, alunos(as) da “Proarte” e da Escola de Música “Harmonia” Itajaí tocarão o piano que pertenceu o referido Grupo Escolar. Imperdível.

Fonte: Museu Histórico de Itajaí