De 29 de novembro de 2013 a 30 de abril de 2014, o Memorial do Centro Educacional Menino Jesus (CEMJ), em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, traz ao público a exposição "Esteves Junior, um novo olhar", pelas lentes da fotógrafa Lúcia Wirth. A mostra tem curadoria de Denise Magda Corrêa Thomasi.

Lúcia Wirth: seu primeiro contato com a fotografia foi na década de 1980, na Bélgica, enquanto assistente de fotografia escolar. Desde 1994 dedica-se ao ramo, principalmente no Centro Educacional Menino Jesus, frequentando assim, quase que diariamente a Rua Esteves Junior. Nas palavras de Lúcia, esta rua é um canto bucólico, com casas açorianas e seu pavimento original, onde passam pessoas nas mais diferentes sintonias, pressa ou tranquilidade, alegria ou tristeza, ansiedade para chegar na hora ou o estresse para não atrasar. Faça chuva ou sol, céu azul ou nublado, sempre existe uma rotina fixada neste pedaço da rua, onde as crianças que hoje atravessam na faixa de pedestres no colo dos pais, amanhã já farão isso sozinhas, farão parte da rotina da rua. As pessoas passam, as horas passam, dias e noites passam, e a rua absorve a tudo isso inerte, como pano de fundo para todas essas vidas que passam por ela.

Rua Esteves Junior: Um trecho da Rua Esteves Junior e seu conjunto habitacional, no centro de Florianópolis, são tombados pelo Patrimônio Histórico do município de Florianópolis desde 1986. Nela temos a casa do médico e historiador Oswaldo Rodrigues Cabral, a Cúria Metropolitana, o Memorial do CEMJ, o Colégio Catarinense e demais conjuntos comerciais como Andra, Café das Artes e Padoka. É um dos poucos eixos urbanos que permitem a vista do mar emoldurada por palmeiras imperiais e exemplares do casario tradicional.

O quê: Exposição Esteves Junior, um novo olhar
Quando: de 29/11/2013 a 30/04/2014, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Local: Memorial do CEMJ

Fonte: Memorial do CEMJ