O Museu da Infância, de Criciúma, recebe a partir de 21 de novembro as exposições Infância: Interlocuções com a Arte e Infância na Arte. Ambas são feitas em parceria com os acadêmicos do Curso de Artes Visuais da Unesc e ocorrem no hall do CPAE e no corredor dos blocos K e M, respectivamente.

Infância: Interlocuções com a Arte

O que significa a infância para você? Que memórias cultiva das experiências vividas como criança? Um grupo de acadêmicos da 5ª fase do curso de bacharelado em Artes Visuais da Unesc aceitou o desafio de refletir poeticamente a partir de tais questionamentos e apresentar suas proposições em um núcleo expositivo do Museu da Infância. A exposição traz as produções artísticas da(o)s acadêmica(o)s Amanda Nunes de Emerim, Bruna da Silva Ribeiro, Daniel Teixeira Amante, Felipe Pezende Gomes, Felipe TuonTonetto, João Batista, Maicon Marcelino Montovani, Malu Dal Pont Colombo, Marine Spader Daniel, Mauricio Stradioto dos Santos, Renata Piovesan do Nascimento e Viridiano Soares Barrios que na disciplina de Teoria e Crítica de Arte desenvolveram seus projetos e agora expõem suas interlocuções com a infância e a arte.

Estão presentes o imaginário e a fantasia infantil, juntamente com as concepções e inter-relações teóricas propostas por cada acadêmico/artista. A tarefa é desafiadora e fecunda porque a arte envolve as questões subjetivas do ser e estar no mundo, dos meandros e das relações sensíveis e de significação. A provocação é para que, ao apreciar a exposição, o público seja tocado e questionado em suas percepções acerca da infância e da arte.

Infância na Arte

O núcleo expositivo promove reflexões sobre as relações entre a infância e a arte e as formas como a infância vêm sendo representada na arte. A exposição é um convite permanente para pesquisar e conhecer os artistas e as produções que trazem a infância como temática central.

Fonte: Museu da Infância