O Espaço Oficinas, no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe a partir do dia 13 de maio, 19h30, a exposição "Lírico Mitógrafo", com obras de Idésio Leal. A mostra terá visitação gratuita e aberta até 10 de junho, sempre de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
A mostra apresenta nove trabalhos de Idésio Leal e os respectivos registros feitos pelo amigo e admirador, o também artista Rodrigo de Haro (1939 - 2021) que registrou suas impressões sobre as obras em 2013. Rodrigo de Haro era um conhecedor e admirador da criação artística de Idésio Leal, seu parceiro na produção de inúmeros mosaicos e pinturas. Com um olhar afetuoso, debruçou-se sobre as realizações pictóricas deste amigo e as analisou com acuidade.
Trata-se de pinturas acrílicas, sete sobre tela e duas sobre eucatex, acompanhadas pelas observações manuscritas de Rodrigo de Haro, com exceção da nona pintura, cujo texto foi encontrado em uma publicação. Algumas obras analisadas por Rodrigo de Haro fazem parte do acervo de Idésio Leal. Entretanto, na impossibilidade de reunir o conjunto original, já que outras pertencem a colecionadores, o pintor refez cinco telas, concebendo novas obras ou interferindo nas existentes, o que acabou resultando num exercício inverso, no qual os escritos de Rodrigo de Haro se tornaram referência e guiaram a recriação de algumas pinturas.