O Espaço Oficinas, no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe a partir do dia 13 de maio, 19h30, a exposição "Lírico Mitógrafo", com obras de Idésio Leal. A mostra terá visitação gratuita e aberta até 10 de junho, sempre de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
A mostra apresenta nove trabalhos de Idésio Leal e os respectivos registros feitos pelo amigo e admirador, o também artista Rodrigo de Haro (1939 - 2021) que registrou suas impressões sobre as obras em 2013. Rodrigo de Haro era um conhecedor e admirador da criação artística de Idésio Leal, seu parceiro na produção de inúmeros mosaicos e pinturas. Com um olhar afetuoso, debruçou-se sobre as realizações pictóricas deste amigo e as analisou com acuidade.
Trata-se de pinturas acrílicas, sete sobre tela e duas sobre eucatex, acompanhadas pelas observações manuscritas de Rodrigo de Haro, com exceção da nona pintura, cujo texto foi encontrado em uma publicação. Algumas obras analisadas por Rodrigo de Haro fazem parte do acervo de Idésio Leal. Entretanto, na impossibilidade de reunir o conjunto original, já que outras pertencem a colecionadores, o pintor refez cinco telas, concebendo novas obras ou interferindo nas existentes, o que acabou resultando num exercício inverso, no qual os escritos de Rodrigo de Haro se tornaram referência e guiaram a recriação de algumas pinturas.
A artista Ilca Barcellos leva ao Espaço Oficinas do Centro Integrado de Cultura (CIC), a exposição "[Inter]tensões". A abertura será no dia 12 de abril, às 19h, e a mostra, com entrada gratuita, segue com visitação até o dia 10 de maio.
Em "[Inter]tensões", Ilca aborda a constante tensão entre objeto e representação, superfície e espacialidade. A artista cria paisagens oníricas e explora tanto a poética do brotar como do esvanecer.
"As tensões entre o bi e o tridimensional acompanham a história da arte e a prática das artes visuais. Na contramão do mainstream, Ilca Barcellos iniciou sua trajetória artística pela escultura para, apenas posteriormente,
iniciar a exploração poética em desenho e pintura. O confronto entre dimensões, no entanto, esteve circunscrito desde suas primeiras obras", comenta Gisela Barcellos de Souza, professora da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que assina texto de apresentação da exposição.
Serviço:
O quê: Exposição "[Inter]tensões" - Ilca Barcellos
Abertura: 12/04/2025, às 19h.
Visitação: até 10/05/2025. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Espaço Oficinas - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis
Entrada gratuita
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) abre, de 18 de fevereiro a 18 de março, as inscrições para a Oficina de Gravura 2025. As aulas gratuitas ocorrem no Centro Integrado de Cultura (CIC) e são ministradas pelo professor Carlos Roberto N. de Oliveira (Bebeto).
As inscrições podem ser feitas diretamente no Ateliê de Gravura, das 13h30 às 18h, no período indicado acima. Os interessados devem ter noção de desenho ou trazer o portfólio no momento da entrevista.
Para participar das atividades é necessário ter idade mínima de 13 anos. As vagas são limitadas, com um máximo de 14 alunos por turma.
Cronograma
Pré-seleção para novos alunos: de 18 de fevereiro a 18 de março 2025, das 13h30 às 18h, no Ateliê de Gravura do Centro Integrado de Cultura (CIC).
Início das oficinas: 24 de março de 2025.
Horários das turmas para iniciantes:
Segunda-feira, das 13h30 às 18h;
Terça-feira, das 13h30 às 18h;
Quarta-feira, das 13h30 às 18h.
Mais informações: (48) 3664-2555 (Recepção CIC) / (48) 3664-2649 (Oficina)
De 13 a 17 de janeiro de 2025, das 8h30 às 12h30, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) oferecerá a oficina gratuita Fotografia em Sala de Aula. A atividade ocorrerá nas Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.
:: Inscrições pelo formulário disponível clicando aqui INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Dirigida a professores e estudantes de licenciatura em artes e áreas afins, a atividade abordará noções teóricas de fotografia, construção de câmeras obscuras, fotografia pinhole, cianotipia, antotipia e fotografia digital, totalizando 20 horas. Será fornecido certificado. Falta na primeira aula ou duas faltas implicam no cancelamento da vaga.
Serão oferecidas oito vagas, selecionadas por ordem de inscrição, currículo, com formação de lista de espera que receberá chamados posteriores conforme surgirem vagas. Apenas as inscrições aceitas serão comunicadas por e-mail.
O Espaço Oficinas, no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe no dia 13 de dezembro, às 19h, a abertura da exposição "Cenas do Cotidiano", com apresentação musical da banda Milflores. A visitação é gratuita e seguirá até o dia 14 de janeiro de 2025, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
A exposição apresenta "temas da vida diária, com interpretações visuais que capturam a simplicidade e a complexidade dos pequenos momentos", explica Patrícia Amante, professora das Oficinas de Arte. A mostra é o resultado do trabalho realizado pelos alunos da Oficina de Gravura do CIC, ministrada pelo Professor Bebeto, que também é o curador da exposição.
A Oficina proporciona a integração entre diferentes formas de expressão, utilizando a gravura como meio de representação das diversas realidades presentes nas cidades. A mostra, por sua vez, valoriza a técnica da gravura como meio de expressão artística, ressaltando sua importância na criação de imagens que revelam a complexidade e diversidade das cenas urbanas. Cada obra carrega consigo a marca individual de seu criador, expressando suas ideias, sentimentos, reflexões sobre a vida nas cidades.
Serviço:
O quê: Exposição "Cenas do Cotidiano"
Abertura: 13/12/2024, às 19h.
Visitação: até 14/01/2025. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Onde: Espaço Oficinas - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita