FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Fotografia de Grande Formato que a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) oferecerá gratuitamente por meio de suas Oficinas de Arte, no Centro Integrado de Cultura (CIC). As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível no link https://forms.gle/VBJG8DaLwDwZEjKi9, e aquelas que forem aceitas serão comunicadas por e-mail.

Ministrada pelo professor Sérgio Sakakibara, a Oficina terá atividade prática de fotografia 4x5" em filme de Raio-X, com uma câmera comercial por participante; introdução ao formato, noções técnicas e teóricas, revelação, impressão, usos e projetos. O objetivo da atividade é a experiência e familiarização com a fotografia de filme em grande formato, para para uma posterior construção ou reforma de câmera pelo aluno. Ou apenas para experimentar o formato.

Serão oferecidas seis vagas, destinadas a pessoas com conhecimento prévio em fotografia química ou digital. As vagas serão preenchidas pelos critérios de ordem de inscrição, currículo e portfólio. 

É fundamental a presença na primeiro período de aula, a única parte expositiva, as demais serão práticas. A falta na primeira aula ou duas faltas implicam no cancelamento da vaga. 

A oficina terá carga horária total de 20 horas aula, com fornecimento de certificado. Os custos de material de consumo, filme e reveladores serão rateados entre os alunos (aproximadamente R$50,00)

As aulas ocorrerão às segundas, quartas e sextas-feirasm das 8h30 às 11h, nos dias 25, 27 e 29 de novembro; 2, 4, 6, 9, 11 e 13 de dezembro, presencialmente no CIC.

A exposição “60 x 80 Sal, Tierra y Fuego” é uma celebração única da trajetória da renomada artista visual Norma Bonilla. A mostra, que será aberta ao público dia 13 de novembro e se estenderá até o dia 9 de dezembro no Espaço Oficinas do Centro Integrado de Cultura (CIC), oferece uma visão abrangente e inédita do trabalho desta conceituada ceramista e pintora, natural do Uruguai e radicada no Brasil.

Responsável pela introdução do engobe e dos murais cerâmicos em Santa Catarina - onde realizou parcela importante das suas pesquisas - Norma também expandiu as suas atividades de ensino e prática para outras regiões do Brasil. Bonilla é uma das principais ceramistas-muralistas construtivistas da América Latina. Sua trajetória é marcada por um profundo diálogo entre a tradição cerâmica e a contemporaneidade. Suas esculturas, painéis e murais, elaborados com a técnica de engobe e inspirados na cultura cerâmica pré-colombiana revelam uma fusão singular de elementos construtivistas.

A artista também se destaca na pintura em tela, cujos trabalhos mais recentes refletem a influência do sagrado, do espiritual e da pluralidade cultural e natural que é o Brasil, traduzidos na variedade de cores e formas que a artista foi incorporando ao seu repertório ao longo dos anos.

A exposição é uma jornada através dos diversos momentos da carreira de Norma Bonilla, desde suas primeiras experiências artísticas até suas criações mais recentes. A artista estará presente em duas ocasiões, durante o período da exposição. Uma oportunidade para estudantes e interessados conversarem diretamente com a artista sobre o processo de criação de seus painéis e murais compartilhando insights e histórias por trás de suas obras.

Para mais informações sobre a agenda dos eventos que ocorrerão paralelamente acesse @normabonilla.arte no Instagram.

Serviço:

O quê: Exposição “60 x 80 Sal, Tierra y Fuego” - Norma Bonilla
Onde: Espaço Oficinas do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Visitação: de 13/11 a 09/12/2024. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Entrada gratuita

ATUALIZAÇÃO: Inscrições encerradas!


As Oficinas de Arte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) oferecem gratuitamente o curso de Fotografia em Acervos Culturais. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 9 de agosto por meio do formulário disponível no link https://forms.gle/CBBuYh8Xq87Sg4VZ8.

Os oito encontros serão virtuais e ocorrerão às segundas-feiras (dias 12, 19 e 26 de agosto; 2, 9, 16, 23 e 30 de setembro), das 8h30 às 11h. A carga horária é de 20 horas/aula e será fornecido certificado aos participantes com até duas faltas (em maior número ocasionam cancelamento da vaga).

O público-alvo do curso são servidores de instituições culturais que trabalhem com acervos, profissionais e estudantes de ciências da informação, artes e história. Com cunho teórico/prático, o conteúdo abordará breve histórico dos acervos, noções teóricas e técnicas básicas de fotografia, iluminação, reproduções, documentação e organização de acervos de imagem, digitalização, uso de scanner, catalogação e difusão. Os participantes aprenderão ainda a usar metadados, softwares gratuitos e livres para organização, tratamento e difusão, com ênfase na plataforma Tainacan.

O curso será ministrado pelo professor Sérgio Sakakibara e terá 80 vagas disponibilizadas, com seleção dos candidatos com base nos critérios de ordem de inscrição e atuação profissional, escolaridade/área de formação. Os selecionados serão avisados por e-mail.

Andrea Bessa, nutricionista, palestrante, mentora de mulheres no emagrecimento e mudança de estilo de vida lança seu livro "Corpo Perfeito - Para que e para quem?", sobre emagrecimento, saúde e qualidade de vida. O lançamento será em 10 de julho, das 14h às 21h, com dois momentos de roda de conversa sobre o tema do livro: às 15h30 e às 19h30.

A escritora convida as leitoras a uma jornada de autodescoberta e autoaceitação, e a enfrentar com leveza e mais consciência as realidades complexas do amor próprio e do autoconhecimento. Utiliza uma abordagem honesta e direta para explorar temas muitas vezes evitados, incentivando a reflexão e o crescimento pessoal. Ela aborda as pressões sociais sobre as mulheres, encorajando uma análise profunda sobre quem somos e quem desejamos nos tornar. A obra é um convite a se libertar das expectativas impostas e a buscar uma identidade autêntica.

A autora compartilha suas experiências de vida no processo de mudança de hábitos e utiliza sua formação em Nutrição para discutir a subjetividade dos corpos femininos, traz num capítulo de feedback de pacientes e mentoradas o resultado da transformação que enriquece o conteúdo do livro. No capítulo abordado sobre a construção da autoaceitação proporciona uma visão profunda e empática.

O livro é descrito como uma luta pela aceitação e respeito à saúde e bem-estar das mulheres, promovendo a autoestima e a desconstrução de padrões conservadores. A escritora espera que esta obra inspire e provoque reflexões significativas, ajudando as leitoras a se reconectarem com suas próprias trajetórias e a se aceitarem de forma plena e autêntica. 

 
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) lançou um formulário de pesquisa de opinião sobre propostas para novas Oficinas de Arte no Centro Integrado de Cultura (CIC). O objetivo, a partir do resultado, é elaborar projetos para novos cursos a serem oferecidos à população de forma gratuita.
 
A pesquisa pode ser preenchida rapidamente e contém perguntas como área de preferência, faixa etária, data e horário de interesse.
Para participar, basta apontar a câmera ao QR Code ao lado ou acessar o link bit.ly/pesquisaoficinas2024