FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

ATUALIZAÇÃO: Inscrições encerradas!


As Oficinas de Arte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) oferecem gratuitamente o curso de Fotografia em Acervos Culturais. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 9 de agosto por meio do formulário disponível no link https://forms.gle/CBBuYh8Xq87Sg4VZ8.

Os oito encontros serão virtuais e ocorrerão às segundas-feiras (dias 12, 19 e 26 de agosto; 2, 9, 16, 23 e 30 de setembro), das 8h30 às 11h. A carga horária é de 20 horas/aula e será fornecido certificado aos participantes com até duas faltas (em maior número ocasionam cancelamento da vaga).

O público-alvo do curso são servidores de instituições culturais que trabalhem com acervos, profissionais e estudantes de ciências da informação, artes e história. Com cunho teórico/prático, o conteúdo abordará breve histórico dos acervos, noções teóricas e técnicas básicas de fotografia, iluminação, reproduções, documentação e organização de acervos de imagem, digitalização, uso de scanner, catalogação e difusão. Os participantes aprenderão ainda a usar metadados, softwares gratuitos e livres para organização, tratamento e difusão, com ênfase na plataforma Tainacan.

O curso será ministrado pelo professor Sérgio Sakakibara e terá 80 vagas disponibilizadas, com seleção dos candidatos com base nos critérios de ordem de inscrição e atuação profissional, escolaridade/área de formação. Os selecionados serão avisados por e-mail.

Andrea Bessa, nutricionista, palestrante, mentora de mulheres no emagrecimento e mudança de estilo de vida lança seu livro "Corpo Perfeito - Para que e para quem?", sobre emagrecimento, saúde e qualidade de vida. O lançamento será em 10 de julho, das 14h às 21h, com dois momentos de roda de conversa sobre o tema do livro: às 15h30 e às 19h30.

A escritora convida as leitoras a uma jornada de autodescoberta e autoaceitação, e a enfrentar com leveza e mais consciência as realidades complexas do amor próprio e do autoconhecimento. Utiliza uma abordagem honesta e direta para explorar temas muitas vezes evitados, incentivando a reflexão e o crescimento pessoal. Ela aborda as pressões sociais sobre as mulheres, encorajando uma análise profunda sobre quem somos e quem desejamos nos tornar. A obra é um convite a se libertar das expectativas impostas e a buscar uma identidade autêntica.

A autora compartilha suas experiências de vida no processo de mudança de hábitos e utiliza sua formação em Nutrição para discutir a subjetividade dos corpos femininos, traz num capítulo de feedback de pacientes e mentoradas o resultado da transformação que enriquece o conteúdo do livro. No capítulo abordado sobre a construção da autoaceitação proporciona uma visão profunda e empática.

O livro é descrito como uma luta pela aceitação e respeito à saúde e bem-estar das mulheres, promovendo a autoestima e a desconstrução de padrões conservadores. A escritora espera que esta obra inspire e provoque reflexões significativas, ajudando as leitoras a se reconectarem com suas próprias trajetórias e a se aceitarem de forma plena e autêntica. 

 
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) lançou um formulário de pesquisa de opinião sobre propostas para novas Oficinas de Arte no Centro Integrado de Cultura (CIC). O objetivo, a partir do resultado, é elaborar projetos para novos cursos a serem oferecidos à população de forma gratuita.
 
A pesquisa pode ser preenchida rapidamente e contém perguntas como área de preferência, faixa etária, data e horário de interesse.
Para participar, basta apontar a câmera ao QR Code ao lado ou acessar o link bit.ly/pesquisaoficinas2024

O Espaço Oficinas do Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe de 15 de março a 15 de abril a exposição "Coisas de Daniela". Na mostra, o aritsta Tibá apresenta obras feitas com material recolhido na Praia da Daniela, em Florianópolis, como galhos e troncos deixados na areia pelas ondas do mar.

O processo criativo teve início com total liberdade e leveza, proporcionando vida aos pequenos troncos ressequidos. Sem qualquer expertise ou domínio técnico em pintura, a experimentação se deu com o uso de tinta PVA e arames de cabide, resultando nas primeiras obras e esculturas que, por sua vez, motivaram novas jornadas criativas.

O desfecho desse trabalho se traduziu na fusão da natureza e da beleza da Praia da Daniela, configurando-se em uma forma de prece e poesia que mescla a energia primordial da terra e do mar transformada em pequenos bonecos de madeira.

Serviço:

O quê: Exposição "Coisas de Daniela", de Tibá
Visitação: de 15 de março a 15 de abril de 2024. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Espaço Oficinas - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita

A pré-seleção de novos alunos para a Oficina de Gravura oferecida pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) será realizada de 18 a 22 de março de 2024. As inscrições serão feitas diretamente no Atelier de Gravura (sala 09), no Centro Integrado de Cultura (CIC), das 13h30 às 17h. Serão oferecidas 12 vagas por turma e as aulas serão realizadas no período vespertino às segundas, terças e quartas-feiras, a partir das 13h30. Os encontros iniciam a partir de 1º de abril e o ministrante será o professor Carlos Roberto N. de Oliveira (Bebeto).
 
Confira mais informações sobre a Oficina de Gravura:
 
PROGRAMA DA DISCIPLINA 2024
 
1. Caracterização da Disciplina: (Ementa) 
A técnica da Gravura. Conhecimento e uso dos equipamentos e instrumentos. Aspectos históricos técnicos e plásticos. Exercícios abordando técnicas de gravação, tiragem de cópias. Representações gráficas em gravura. Uso de material específico no preparo da gravura. Gravura preto e branco. Gravura em cores. Uso de várias técnicas de gravura.
 
2. Público Alvo: 
Artistas, estudantes de artes, estudantes de escolas públicas em geral.
Idade: a partir de 13 anos.
(Máximo 12 alunos por turma)
 
3. Pré-requisitos:
Apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos na aula por desenhos feitos anteriormente.
Ter noções básicas de desenho, composição e criação, o que será analisado em uma entrevista inicial.
 
4. Objetivo Geral: 
Ampliar o conhecimento e o universo perceptual da imagem impressa planográfica, possibilitando pesquisa histórica, técnica e plástica.
 
5. Objetivo Específico:
 
1ª Unidade 
Pesquisar o histórico da gravura.
Conhecer equipamentos e instrumentos.
2ª Unidade 
Promover o conhecimento do processo e diferentes técnicas da pesquisa de materiais.
3ª Unidade
Oportunizar a pesquisa de materiais alternativos.
4ª Unidade
Desenvolver gravuras explorando os elementos visuais em ênfase à pesquisa de cores e texturas.
 
 
Horários:
As aulas serão realizadas no período vespertino. Serão oferecidas três turmas para iniciantes.
- SEGUNDAS, das 13h30 às 18h30 (turma 1)
- TERÇAS, das 13h30 às 18h30 (turma 2)
- QUARTAS, das 13h30 às 18h30 (turma 3)
Nas quintas-feiras, o Atelier é reservado para produções dos artistas da oficina e, nas sextas, para visitas de escolas públicas e universidades.
 
 
- Lista dos materiais individuais para os novos alunos:
 
1. Conjunto de Ferramentas:
- Goivas para Xilogravura
- Caixa de ferramentas Sakura (5) ou Sinoart (6) 
 
2. Blocos de Papel:
- 2 blocos Canson A3 200g ou 180g
 
3. É necessário uso de avental e roupas para trabalho com tintas.
 
4. Desenhos, Fotos, Ilustrações e Composições para seus exercícios.
 
Além disso, materiais de consumo do atelier serão comprados coletivamente e divididos entre os alunos: tintas, papel jornal, água-raz, tinner, álcool e estopas.
 
Serviço:
Pré-seleção para novos alunos da Oficina de Gravura

- De 18 a 22 de março 2024
- Idade mínima 13 anos.
- Máximo 12 alunos por turma.
- Inscrições serão feitas diretamente no atelier da gravura sala 09 das 13h30 às 17h
- Início das oficinas 01 de abril 2024
- Informações: 48 3664 2555 (recepção CIC) e 48 3664 2649 (oficina)