ATUALIZAÇÃO: Inscrições encerradas!
As Oficinas de Arte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) oferecem gratuitamente o curso de Fotografia em Acervos Culturais. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 9 de agosto por meio do formulário disponível no link https://forms.gle/
Os oito encontros serão virtuais e ocorrerão às segundas-feiras (dias 12, 19 e 26 de agosto; 2, 9, 16, 23 e 30 de setembro), das 8h30 às 11h. A carga horária é de 20 horas/aula e será fornecido certificado aos participantes com até duas faltas (em maior número ocasionam cancelamento da vaga).
O público-alvo do curso são servidores de instituições culturais que trabalhem com acervos, profissionais e estudantes de ciências da informação, artes e história. Com cunho teórico/prático, o conteúdo abordará breve histórico dos acervos, noções teóricas e técnicas básicas de fotografia, iluminação, reproduções, documentação e organização de acervos de imagem, digitalização, uso de scanner, catalogação e difusão. Os participantes aprenderão ainda a usar metadados, softwares gratuitos e livres para organização, tratamento e difusão, com ênfase na plataforma Tainacan.
O curso será ministrado pelo professor Sérgio Sakakibara e terá 80 vagas disponibilizadas, com seleção dos candidatos com base nos critérios de ordem de inscrição e atuação profissional, escolaridade/área de formação. Os selecionados serão avisados por e-mail.
Andrea Bessa, nutricionista, palestrante, mentora de mulheres no emagrecimento e mudança de estilo de vida lança seu livro "Corpo Perfeito - Para que e para quem?", sobre emagrecimento, saúde e qualidade de vida. O lançamento será em 10 de julho, das 14h às 21h, com dois momentos de roda de conversa sobre o tema do livro: às 15h30 e às 19h30.
A escritora convida as leitoras a uma jornada de autodescoberta e autoaceitação, e a enfrentar com leveza e mais consciência as realidades complexas do amor próprio e do autoconhecimento. Utiliza uma abordagem honesta e direta para explorar temas muitas vezes evitados, incentivando a reflexão e o crescimento pessoal. Ela aborda as pressões sociais sobre as mulheres, encorajando uma análise profunda sobre quem somos e quem desejamos nos tornar. A obra é um convite a se libertar das expectativas impostas e a buscar uma identidade autêntica.
A autora compartilha suas experiências de vida no processo de mudança de hábitos e utiliza sua formação em Nutrição para discutir a subjetividade dos corpos femininos, traz num capítulo de feedback de pacientes e mentoradas o resultado da transformação que enriquece o conteúdo do livro. No capítulo abordado sobre a construção da autoaceitação proporciona uma visão profunda e empática.
O livro é descrito como uma luta pela aceitação e respeito à saúde e bem-estar das mulheres, promovendo a autoestima e a desconstrução de padrões conservadores. A escritora espera que esta obra inspire e provoque reflexões significativas, ajudando as leitoras a se reconectarem com suas próprias trajetórias e a se aceitarem de forma plena e autêntica.
O Espaço Oficinas do Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe de 15 de março a 15 de abril a exposição "Coisas de Daniela". Na mostra, o aritsta Tibá apresenta obras feitas com material recolhido na Praia da Daniela, em Florianópolis, como galhos e troncos deixados na areia pelas ondas do mar.
O processo criativo teve início com total liberdade e leveza, proporcionando vida aos pequenos troncos ressequidos. Sem qualquer expertise ou domínio técnico em pintura, a experimentação se deu com o uso de tinta PVA e arames de cabide, resultando nas primeiras obras e esculturas que, por sua vez, motivaram novas jornadas criativas.
O desfecho desse trabalho se traduziu na fusão da natureza e da beleza da Praia da Daniela, configurando-se em uma forma de prece e poesia que mescla a energia primordial da terra e do mar transformada em pequenos bonecos de madeira.
Serviço:
O quê: Exposição "Coisas de Daniela", de Tibá
Visitação: de 15 de março a 15 de abril de 2024. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Espaço Oficinas - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita