FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O Espaço Oficinas do Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe de 15 de março a 15 de abril a exposição "Coisas de Daniela". Na mostra, o aritsta Tibá apresenta obras feitas com material recolhido na Praia da Daniela, em Florianópolis, como galhos e troncos deixados na areia pelas ondas do mar.

O processo criativo teve início com total liberdade e leveza, proporcionando vida aos pequenos troncos ressequidos. Sem qualquer expertise ou domínio técnico em pintura, a experimentação se deu com o uso de tinta PVA e arames de cabide, resultando nas primeiras obras e esculturas que, por sua vez, motivaram novas jornadas criativas.

O desfecho desse trabalho se traduziu na fusão da natureza e da beleza da Praia da Daniela, configurando-se em uma forma de prece e poesia que mescla a energia primordial da terra e do mar transformada em pequenos bonecos de madeira.

Serviço:

O quê: Exposição "Coisas de Daniela", de Tibá
Visitação: de 15 de março a 15 de abril de 2024. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Espaço Oficinas - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita

A pré-seleção de novos alunos para a Oficina de Gravura oferecida pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) será realizada de 18 a 22 de março de 2024. As inscrições serão feitas diretamente no Atelier de Gravura (sala 09), no Centro Integrado de Cultura (CIC), das 13h30 às 17h. Serão oferecidas 12 vagas por turma e as aulas serão realizadas no período vespertino às segundas, terças e quartas-feiras, a partir das 13h30. Os encontros iniciam a partir de 1º de abril e o ministrante será o professor Carlos Roberto N. de Oliveira (Bebeto).
 
Confira mais informações sobre a Oficina de Gravura:
 
PROGRAMA DA DISCIPLINA 2024
 
1. Caracterização da Disciplina: (Ementa) 
A técnica da Gravura. Conhecimento e uso dos equipamentos e instrumentos. Aspectos históricos técnicos e plásticos. Exercícios abordando técnicas de gravação, tiragem de cópias. Representações gráficas em gravura. Uso de material específico no preparo da gravura. Gravura preto e branco. Gravura em cores. Uso de várias técnicas de gravura.
 
2. Público Alvo: 
Artistas, estudantes de artes, estudantes de escolas públicas em geral.
Idade: a partir de 13 anos.
(Máximo 12 alunos por turma)
 
3. Pré-requisitos:
Apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos na aula por desenhos feitos anteriormente.
Ter noções básicas de desenho, composição e criação, o que será analisado em uma entrevista inicial.
 
4. Objetivo Geral: 
Ampliar o conhecimento e o universo perceptual da imagem impressa planográfica, possibilitando pesquisa histórica, técnica e plástica.
 
5. Objetivo Específico:
 
1ª Unidade 
Pesquisar o histórico da gravura.
Conhecer equipamentos e instrumentos.
2ª Unidade 
Promover o conhecimento do processo e diferentes técnicas da pesquisa de materiais.
3ª Unidade
Oportunizar a pesquisa de materiais alternativos.
4ª Unidade
Desenvolver gravuras explorando os elementos visuais em ênfase à pesquisa de cores e texturas.
 
 
Horários:
As aulas serão realizadas no período vespertino. Serão oferecidas três turmas para iniciantes.
- SEGUNDAS, das 13h30 às 18h30 (turma 1)
- TERÇAS, das 13h30 às 18h30 (turma 2)
- QUARTAS, das 13h30 às 18h30 (turma 3)
Nas quintas-feiras, o Atelier é reservado para produções dos artistas da oficina e, nas sextas, para visitas de escolas públicas e universidades.
 
 
- Lista dos materiais individuais para os novos alunos:
 
1. Conjunto de Ferramentas:
- Goivas para Xilogravura
- Caixa de ferramentas Sakura (5) ou Sinoart (6) 
 
2. Blocos de Papel:
- 2 blocos Canson A3 200g ou 180g
 
3. É necessário uso de avental e roupas para trabalho com tintas.
 
4. Desenhos, Fotos, Ilustrações e Composições para seus exercícios.
 
Além disso, materiais de consumo do atelier serão comprados coletivamente e divididos entre os alunos: tintas, papel jornal, água-raz, tinner, álcool e estopas.
 
Serviço:
Pré-seleção para novos alunos da Oficina de Gravura

- De 18 a 22 de março 2024
- Idade mínima 13 anos.
- Máximo 12 alunos por turma.
- Inscrições serão feitas diretamente no atelier da gravura sala 09 das 13h30 às 17h
- Início das oficinas 01 de abril 2024
- Informações: 48 3664 2555 (recepção CIC) e 48 3664 2649 (oficina) 

 

O Espaço Oficinas, no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe no dia 22 de dezembro, às 18h30, a abertura da exposição e o lançamento dos livros "Olhares Singulares" sobre as Cenas Urbanas. A visitação é gratuita e seguirá até o dia 1º de março de 2024, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. Na noite de abertura, haverá show especial com repertório de Bob Dylan interpretado pelos músicos Luiz Mesquita, Silvano André Malagoli, Marcelo Frias, Emanuel Pereira, João Rômulo de Azevedo Philippi, Sérgio Prosdócimo e Patrícia Amante.

A edição "Olhares Singulares” sobre as Cenas Urbanas é o resultado do trabalho realizado pelos alunos da Oficina de Gravura do CIC, ministrado pelo Professor Bebeto, proporcionando a integração entre diferentes formas de expressão, utilizando a gravura como meio de representação das diversas realidades presentes nas cidades. Com a reunião desses olhares, a exposição pretende criar um diálogo entre os artistas e o público, estimulando reflexões sobre a urbanidade, as transformações sociais e os desafios enfrentados pelas comunidades.

Além disso, a mostra valoriza a técnica da gravura como meio de expressão artística, ressaltando sua importância na criação de imagens que revelam a complexidade e diversidade das cenas urbanas. Cada obra carrega consigo a marca individual de seu criador, expressando suas ideias, sentimentos, reflexões sobre a vida nas cidades.

Todos os livros foram montados artesanalmente nas Oficinas de Arte do CIC. As capas são de papel artesanal feito nas oficinas.

No dia 19 de dezembro ocorre no Cinema Gilberto Gerlach do Centro Integrado de Cultura (CIC) a 8ª Mostra de Animações LapisLab. O evento é um compilado dos resultados obtidos pelos alunos no decorrer do ano de 2023 e uma oportunidade de promover através da exibição na grande tela do cinema, um incentivo aos pequenos artistas e também proporcionar às famílias, um momento de prestigiar estes trabalhos e suas evoluções . 

Além da mostra de animações no cinema, ficarão expostos no Espaço Oficinas, de 19 a 21/12, os desenhos, telas, zines e HQs criados durante o ano. A Mostra LapisLab oferece neste ano duas oficinas gratuitas ao público em geral , no dia 19/12 às 10h e às 14h. Toda Mostra LapisLab é gratuita e apenas a Mostra de Animações é restrita a alunos e familiares. A reserva de vagas deve ser feita pelo telefone (48) 999164868.

FOTONgrafias é a nova exposição do fotógrafo Danísio Silva que abre no dia 10 de novembro, às 19h30, no Espaço Oficinas do Centro Integrado de Cultura  (CIC). A entrada é gratuita e a mostra ficará aberta à visitação até o dia 3 de dezembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

Quem conhece o trabalho de Danísio já sabe que vai se deparar com algo inusitado e surpreendente. Quem ainda não conhece vai ter a oportunidade de se deslumbrar com essa nova leitura imagética proposta pelo fotógrafo. De acordo com Danísio, a exposição traz fotografias que constituem parte de uma pesquisa que vem desenvolvendo, em que apresenta imagens completamente novas, onde propõe outras formas de olharmos e percebermos a fotografia. Ele não pretende uma mudança nos conceitos, mas uma reflexão sobre os mesmos, para debater questões que envolvem novas formas de expansão da consciência, levando a novas formas de percepção do real.

Para o fotógrafo a imagem é uma projeção da mente, da ideia (o idealismo de Platão), ou a representação de um objeto real (o realismo de Aristóteles), mas como a percebemos e a interpretamos dependerá daquilo que trazemos em nosso “banco de memória mental”. Segundo Danísio, por termos esse “banco”, nosso cérebro, de certa forma, “acostumou-se” a um nível de percepção “conformista”. Assim, no cotidiano, as imagens chegam à nossa mente e são por ela percebidas de forma “quase mecânica”. Frente a uma imagem nova, sem significado predeterminado, o cérebro sente o estranhamento, e precisa “movimentar-se” sair de sua zona de conforto para compreender aquilo que é novo – e tal processo permite uma “ampliação da capacidade cerebral de perceber”. É com base neste entendimento que Danísio vem realizando uma pesquisa com o propósito de discutir novas formas de se perceber a imagem.

A Pós-modernidade, com seu conceito de “sociedade líquida” permite novas maneiras de discutirmos e vermos o mundo. Conceitos que eram perenes e eternos na Modernidade, dia a dia são questionados, e muitos se renovam na Pós-Modernidade. Consequentemente, há um “novo jeito de ver o mundo”. Os próprios conceitos de imagem – de Platão e Aristóteles – vêm aos poucos se modificando, e hoje novas percepções estão em discussão. A imagem pode ser vista sob outras maneiras interpretativas, e essa é a proposta de FOTONGrafia.

Com essa nova fotografia Danísio pretende causar o “desconforto pela novidade”, provocar uma mudança na capacidade perceptiva do espectador. Na FOTONGrafia, a câmera fotográfica capta imagens que a nossa percepção não alcança, por termos uma mente mais condicionada pela forma e pelo significado.

Danísio Silva

Durante 27 anos Danísio atuou na Fundação Catarinense de Cultura e no Museu da Imagem e Som de Santa Catarina. Participou de inúmeras exposições coletivas e realizou no Brasil as individuais “Constante efêmero”, “A poética do movimento”, “50 anos de vida e arte”, “O efêmero da condição humana” e “Crear‐criar”. Em Portugal, apresentou a exposição “A evolução do vazio”.

Em Eskesheir, na Turquia, deu palestra sobre sua obra “Esculturas de fumaça” na Universidade de Anadolu. Já ministrou diversas oficinas e cursos como “Fotografando o invisível”, na Semana Ousada de Artes da UFSC e Udesc, “Fotografando o silêncio” no Espaço Oficina, em Florianópolis, entre outros, que resultaram em exposições coletivas.  Foi membro do grupo de fotografia "7 nós" e fez diversos trabalhos para revistas e jornais de todo país, como “Época”, “Veja”, “Cláudia”, “Vitrine”, “Cartaz”, “Ô Catarina!”, “Folha de S.Paulo” e “Valor Econômico”.

Por dez anos, foi fotógrafo da Camerata Florianópolis e da Pró‐Música de Florianópolis. Suas fotos ilustram publicações como Vitrine da História, Feito à mão, Martinho de Haro e fascículos da série Escritores Catarinenses da FCC, entre outros. Em parceria com o jornalista e escritor Paulo Clóvis Schmitz, publicou os livros “Mercado Público e suas histórias”, “Florianópolis vista de cima”, “Florianópolis vista do mar”, “Mercado Público e suas histórias” (2ª edição, revista e ampliada), “Belezas ocultas de Florianópolis”, “Florianópolis vista de dentro”, “Florianópolis 180 graus”, “Poética da diversidade”, “Florianópolis em preto e branco”, “Trilhas e histórias na Ilha de Santa Catarina”, “Rancho de pescador na Ilha de Santa Catarina” e “Conexões”. É sócio proprietário do Espaço Oficina – Galeria Estúdio, em Florianópolis.

Serviço:
O quê: Exposição FOTONgrafias - De Danísio Silva
Abertura: 10 de novembro de 2023, às 19h30
Visitação: até 3 de dezembro de 2023. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Espaço Oficinas do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis
Entrada gratuita