Estão abertas as inscrições para o Laboratório de Curadoria, Arte e Educação n' O Sitio Arte Educação Coworking, ministrado pelas curadoras Fernanda Albuquerque e Mônica Hoff. O curso busca debater sobre as relações entre arte, educação e curadoria em um ambiente de laboratório teórico-prático, onde o participante poderá aprofundar sua pesquisa bem como elaborar novas investigações que envolvam um processo de construção crítica, poética e/ou educativa. O Lab acontecerá em 3 módulos, distribuídos em três finais de semana ao longo do mês de maio.
O curso será voltado para artistas, educadores, estudantes de arte e profissionais de cultura que desejam compreender a curadoria e suas relações com a arte e a educação em um ambiente de laboratório por meios de aulas expositivas, análises de estudos de casos, discussão de textos e oficinas práticas: artísticas, curatoriais e educativas.
O Sítio disponibiliza duas bolsas de estudo integrais para estudantes do Centro de Artes (CEART/UDESC), os interessados devem encaminhar seu currículo e carta de interesse justificando a importância do laboratório para a sua prática poética, crítica e/ou educativa na universidade, no ateliê, na escola, galeria, museu ou na calçada, até dia 19 de abril para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Programa
módulo I Curadoria e suas articulações com os campos da arte e da educação
módulo II Construindo um projeto artístico, educativo, curatorial-etc
módulo III Acompanhamento, debate e orientação dos projetos individuais
As ministrantes
Fernanda Albuquerque é curadora e pesquisadora em artes visuais. Doutoranda em História, Teoria e Crítica de Arte pelo PPGAV/UFRGS, Porto Alegre, com estágio na University of the Arts, Londres, possui mestrado pelo mesmo programa e instituição e é Bacharel em Comunicação Social pela FABICO/UFRGS. Foi Curadora Assistente da 8a Bienal do Mercosul (2011), quando atuou como Coordenadora Curatorial da Casa M; e Curadora de Artes Visuais do Centro Cultural São Paulo (2008-2010). Como curadora independente, organizou exposições como Ejercicios de posibilidad (Galería Gabriela Mistral, Santiago de Chile, 2012) e Horizonte de eventos (Fundação Ecarta, Porto Alegre, 2010). Também curou projetos como Sobre distância (Escola Caseira de Invenções, 9a Bienal do Mercosul, 2013), Artistas Convidados do CCSP (CCSP, São Paulo, 2009), Vandeluz (7a Bienal do Mercosul, 2009) e, em colaboração com outros curadores, mostras como Sinais de fumaça (CCSP, São Paulo, 2009), Passagens secretas (CCSP, São Paulo, 2008).
Mônica Hoff é artista e pesquisadora. Bacharel em artes visuais, Especialista em pedagogia da arte pela UFRGS e Mestre em História, Teoria e Crítica de Arte pelo PPGAV da mesma universidade. De 2006 a 2014, coordenou o projeto pedagógico da Bienal do Mercosul, atuando também como curadora de base e coordenadora do Programa Redes de Formação da 9a Bienal do Mercosul | Porto Alegre, em 2013. Em 2010, desenvolveu o projeto educativo para a mostra Horizonte expandido, com curadoria de André Severo e Maria Helena Bernardes, realizada no Santander Cultural em Porto Alegre. Atualmente, colabora com o projeto Alumnos 47, do México. Nos últimos anos têm colaborado com instituições como Liverpool Biennial, Colección Patricia Phelps de Cisneros, New Museum/NY, Casa Daros, Instituto MESA, entre outras.
Inscrições: ositio.com.br/inscricoes/
Fonte: O Sitio Arte Educação Coworking