O Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) e o Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Móveis (ATECOR) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) realizam até esta quinta-feira (6) a Oficina de Conservação Preventiva de Acervos na cidade de Orleans. A iniciativa tem parceria com o Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE) por meio do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel.
Participam da formação profissionais das cidades da região sul, como Criciúma, Orleans, Laguna, Araranguá e Sangão. O objetivo da iniciativa é subsidiar e orientar os profissionais de museus sobre Conservação Preventiva de Acervos, abordando a importância da preservação, a legislação museológica, política de aquisição e descartes de acervos, causas da degradação, controle ambiental em espaços museológicos, entre outros temas.
A oficina é ministrada pela conservadora/restauradora Karen Kremer do Atecor, pelo químico Thiago Guimarães Costa, também do Atecor, e pelo Museólogo e Coordenador do SEM/SC, Renilton Assis. Ela faz parte do Programa de Capacitação Museológica desenvolvido pelo SEM/SC.