Estão abertas as inscrições para a edição virtual da Oficina de Gestão de Riscos para Acervos Musealizados, evento promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) da Diretoria de Patrimônio Cultural, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), por meio da Coordenação de Preservação e Segurança (COPRES) do Departamento de Processos Museais (DPMUS). A iniciativa faz parte do Programa de Capacitação Museológica do SEM/SC.
O público-alvo da capacitação são funcionários de instituições que possuem vínculo com o SEM/SC, além de estudantes e pesquisadores. A oficina terá carga horária total de 12 horas e ocorrerá nos dias 3, 4 e 5 de outubro de 2023, das 14h às 18h.
O objetivo da iniciativa é subsidiar e orientar os museus sobre o planejamento interno para ações de preservação e segurança. A oficina será ministrada pela museóloga Taís Valente dos Santos, coordenadora de Preservação e Segurança do e pelo museólogo Leonardo Neves Batista, Chefe da Divisão de Preservação e Segurança do Ibram.
Sobre os ministrantes
Taís Valente dos Santos: possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (2008) e especialização em Arte e Patrimônio Cultural pela Faculdade São Bento da Bahia (2011). Desde 2010 é servidora do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), onde atualmente exerce a função de Coordenadora de Preservação e Segurança (COPRES). Entre as principais competências institucionais e temas que são desenvolvidos pela área com participação efetiva da servidora, é possível destacar: desenvolvimento de normativas e procedimentos técnicos para o cumprimento do Estatuto de Museus (Lei 11.904/09), implementação do Programa de Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro, tráfico ilícito de bens culturais, conservação de acervos museológicos, planejamento estratégico de museus, Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos, Banco de Voluntários para Situação de Emergências em Museus, dentre outras ferramentas voltadas à preservação e segurança de acervos em museus.
Leonardo Neves Bastista: museólogo, servidor do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Estácio. Possui Especialização em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É Chefe de Divisão de Preservação e Segurança com atuação na Coordenação de Preservação e Segurança - COPRES/DPMUS, atua nas áreas de preservação de acervos, conservação preventiva, segurança e gerenciamento de riscos para acervos museológicos.
O que é o Programa de Capacitação Museológica?
O Programa deriva das oficinas oferecidas pelo SEM/SC ao longo de suas três décadas de atuação, reformulado em 2011, prevendo na época sete temas e cronograma relacionados com os eixos programáticos da Política Estadual de Museus. É um importante componente da Política Estadual de Museus, no eixo Formação e Capacitação, que esteve em funcionamento neste formato até 2014, oferecendo capacitação aos profissionais, estudantes e pesquisadores do campo de museus de Santa Catarina em suas sete Regiões Museológicas.
Foi retomado em 2018, em parceria com o Ibram, na ocasião, com duas oficinas de Plano Museológico. Desde 2011 já foram oferecidas 45 oficinas de capacitações pelo Programa.
Serviço:
O quê: Oficina virtual de Gestão de Riscos para Acervos Musealizados
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdr4WKaCOSIINNb2DbjbB8uF2LS1cooMR44zSnZRcO9GdDHRA/viewform?usp=sf_link
Data: de 3 a 5 de outubro de 2023, das 14h às 18h
Mais informações pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.