A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) registra com pesar o falecimento do ator, produtor e diretor teatral Max Reinert, aos 50 anos, na cidade de Itajaí (SC) nesta segunda-feira (31). Max era integrante e um dos fundadores da Téspis Cia. de Teatro, criada em 1993 também em Itajaí. O corpo do artista será velado no hall do Teatro Municipal de Itajaí, a partir das 21h desta segunda (31) até as 12h de terça-feira (01), segundo informações da prefeitura do município.

*Desde 1998, Max ministrou cursos e oficinas para crianças, adolescentes, adultos e professores nas áreas de interpretação, confecção e manipulação de bonecos, tendo prestado serviços para a Secretaria Municipal de Educação de Itajaí, Colégio de Aplicação da Univali, Fundação Cultural de Chapecó, Fundação Cultural de Concórdia, FacVest (Lages), entre outros.

Foi Coordenador Técnico da Mostra Internacional de Teatro de Grupo em Itajaí, SC nos anos de 2001 a 2004; neste mesmo período fez parte do Conselho Municipal de Cultura e presidiu a Associação Itajaiense de Teatro.

Como ator atuou em vários espetáculos com outros diretores de Itajaí e região. Como diretor, realizou espetáculos com a Téspis Cia. de Teatro e também como diretor convidado em outras produções. Participou de diversos festivais no Brasil e também no exterior, tendo levado seus espetáculos a Portugal, Chile, Argentina, Paraguai e Venezuela, onde recebeu indicações e prêmios.

Também atuou junto a grupos vocais e músicos, fez concepção e direção de palco para festivais de música e foi integrante do Núcleo de Dramaturgia do SESI – PR – Teatro Guaíra, onde desenvolveu estudos referentes a construção dramatúrgica contemporânea. Desde 2012 ministrava oficinas de dramaturgia e escrita criativa.

Em 2013 lançou o livro “Primeiras Obras”, pela Editora MultiFoco (Rio de Janeiro) dentro do selo Dramaturgias. Em 2021, dirigiu seu primeiro curta de ficção "Matador de Cachorro", selecionado para o Festival de Cinema de Jaraguá do Sul, SC; para o Global Indie Film Festival, em Glasgow/UK e para o First-time Filmmaker Sessions, Lift-Off Festival 2021, Buckinghamshire – UK. Seu texto "Blow Me Up ou Um ensaio sobre a natureza dos Homens Bomba" foi selecionado para edição pela Editora Urutau.

(*Com informações do site da Téspis Cia. de Teatro: http://www.tespis.com.br/site/quem-somos/max-reinert/)