FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

No dia 16 de dezembro, às 14h, o 3º andar da Biblioteca Pública de Santa Catarina, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no centro de Florianópolis, ganhará uma placa que homenageia uma figura importante nos 170 anos de história da instituição: João Chrysóstomo Paiva. Ele passará a nomear a Hemeroteca Digital Catarinense, iniciativa da Biblioteca responsável pela digitalização e disponibilização de forma on-line e gratuita do acervo documental de publicações periódicas, em especial jornais editados e publicados em Santa Catarina a partir do século XIX. 

Paiva iniciou sua trajetória na Biblioteca em 1913, quando foi nomeado porteiro da instituição. Três anos depois, como prêmio pela dedicação ao trabalho, foi promovido ao cargo de Amanuense Arquivista. Ao longo de 25 anos prestou serviços à instituição, aposentando-se em 1938.

No entanto, uma passagem de sua história como servidor da Biblioteca chama a atenção para a importância do legado de Paiva na preservação do acervo de jornais da instituição, em especial a coleção do Século XIX. Enquanto atuava na BPSC, denunciou ao professor e historiador José Boiteux, destacado intelectual da época e político, as intenções da direção da instituição de se desfazer da rara e preciosa coleção, qualificando-a como velha e sem utilidade. "Graças ao seu profissionalismo e zelo, possibilitou a guarda e a preservação deste importante e valioso acervo documental", explica o bibliotecário e ex-coordenador da Hemeroteca, Alzemi Machado.