FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Os ganhadores do Concurso Literário do Bicentenário de Anita Garibaldi serão premiados nesta quarta-feira, 27, no Centro Integrado de Cultura (CIC), na capital. Serão contemplados os estudantes que escreveram os melhores textos e seus professores orientadores. Além de uma viagem de estudos que passa por Florianópolis, Tubarão e Laguna, os vencedores também ganharão um leitor de livros digitais e terão seus textos publicados em um e-book.

O concurso foi promovido pela Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) - espaço cultural administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) - em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED) e apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IGHSC) e da Academia Catarinense de Letras (ACL). O objetivo foi unir o incentivo à leitura e à escrita com a valorização da memória de Anita Garibaldi em seu bicentenário de nascimento.

Confira a lista de premiados:

Categoria A (1º ano do Ensino Médio):

- 1º Lugar:
Bruno Kauan Cividini
EEB Maria Madalena de Moura Ferro - Jupiá
Professor orientador: Robson Santana

- 2º Lugar:
Thalia Frozza Albuquerque
EEB São Miguel - São Miguel do Oeste
Professor orientador: Janete Palú

- 3º Lugar:
Letícia Dagostim Fernandes.
EEB João Dagostim - Criciúma
Professor orientador: Patrícia Torres Teixeira Sazan

Categoria B (2º ano do Ensino Médio):

- 1º Lugar:
Nicole Ribas Ribeiro
EEB Galeazzo Paganelli - Vargem Bonita
Professor orientador: Marluza Aparecida Dias da Silva Muller

- 2º Lugar:
Lara Camilo Vieira
EEB Saul Ulyssea - Laguna
Professor orientador: Joabe Correa Teodoro

- 3º Lugar:
Giovana Barbosa da Silva
EEB Manoel Pereira de Medeiros - Urupema
Professor orientador: Jamaiana de Lourdes Souza Guedes

Categoria C (3º ano do Ensino Médio):

- 1º Lugar:
Patrícia de Souza Florzino
EEB Domingos Barbosa Cabral - Pescaria Brava
Professor orientador: Fernanda Defrein Almeida

- 2º Lugar:
Isabela Machado Mayer
EEB Henrique Fontes - Tubarão
Professor orientador: Scheila Maurício

- 3º Lugar:
Letícia Ramos da Costa
EEB Manoel Pereira de Medeiros - Urupema
Professor orientador: Jamaiana de Lourdes Souza Guedes

Em Florianópolis, o grupo visitará o Centro Integrado de Cultura (CIC), passando pelo Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) e Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) e Teatro Ademir Rosa (TAR). Também conhecerão a BPSC e o Museu Histórico de Santa Catarina / Palácio Cruz e Sousa, onde está em cartaz a Mostra 200 anos de Anita Garibaldi: Vida, Coragem e Paixão, entre outros espaços culturais. Depois, os vencedores seguem para Laguna e Tubarão onde farão uma imersão na história de Anita Garibaldi.

A realização do concurso veio acompanhada de um programa de capacitação de professores da Rede Estadual de Ensino, que incluiu quatro webinares reunindo diversos pesquisadores e especialistas no tema.

:: Clique aqui para ver os vídeos da capacitação dos professores

Ano de Anita

Todas essas ações integram o Ano Comemorativo do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi, instituído por meio de decreto. Desde 2019, a FCC vem trabalhando na organização de atividades para 2021 junto à Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi. Tal Comissão foi instituída por meio da Portaria FCC nº 39/2019, e tem o objetivo de promover e difundir a história da heroína catarinense.

O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como Secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas. O calendário internacional das comemorações, onde estão inseridas ações de todos os entes que compõem o grupo, vem sendo organizado pelo Instituto CulturAnita, de Laguna; e, na Itália, pelos parceiros Museu e Biblioteca Renzi, Instituto Garibaldi Da Vinci e Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos.