FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Como parte das comemorações pelo seu aniversário de 163 anos, que serão completados em 31 de maio, a Biblioteca Pública de Santa Catarina recebe de 22 de maio a 20 de junho a exposição itinerante Viajante do Tempo, promovida pelo jornal O Correio do Povo, de Jaraguá do Sul, com pesquisa das historiadoras Silvia Toassi Kita e Ellen Annusech Bona. O jornal é um dos participantes da Hemeroteca Digital e está tendo suas edições digitalizadas e colocadas à disposição de todo o público por meio da plataforma do projeto.
 
Instalada junto ao hall da Biblioteca, a mostra reunirá uma série de  anúncios publicitários veiculados durante os primeiros 50 anos do periódico (1919-1969), e organizados sobre quatro eixos temáticos:  Propaganda é a alma do negócio, Lazer e Sociabilidade, Aparência e Saúde e Produção e Consumo. Por meio destes eixos, o visitante poderá entender as mudanças políticas, sociais, econômicas e culturais que acompanharam o desenvolvimento da cidade de Jaraguá do Sul, tais como as negociações e transações imobiliárias, aluguel de animais (mulas e cavalos), os anúncios de empregos, a circulação nos bares, cinemas, cafés, os anúncios de remédios e aquisição de produtos (como bebidas, chapéus, tecidos e bicicletas). Além de anúncios publicitários impressos na Língua Portuguesa, o público visualizará anúncios na Língua Germânica, pois o jornal era editado nos dois idiomas durante as décadas de 1920 e 1930.   
 
O periódico O Correio do Povo completou 98 anos de circulação no dia 10 de maio de 2017, sendo considerado o jornal mais antigo em atividade em Santa Catarina. A digitalização de toda a coleção do jornal já foi iniciada, sendo que o primeiro lote envolvendo os anos de 1919 a 1940 será entregue em junho. 
 
Hemeroteca Digital
 
A Hemeroteca Digital é um projeto desenvolvido pela Fundação Catarinense de Cultura, por meio da Biblioteca Pública de SC, e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), por meio do Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas. O objetivo é divulgar o acervo documental de publicações periódicas, em especial jornais editados e publicados em Santa Catarina a partir do século XIX, promovendo assim o acesso a fontes documentais selecionadas, organizadas e estruturadas em formato digital (pdf) e disponibilizadas no endereço hemeroteca.ciasc.sc.gov.br.
 
Serviço:
 
O quê: Exposição O Viajante do Tempo
Quando: de 22 de maio a 20 de junho de 2017.
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h; sábado, das 8h às 11h45.
Onde: Térreo da Biblioteca Pública de Santa Catarina
Rua Tenente Silveira, 343 - Centro - Florianópolis (SC)
Entrada gratuita
Informações: (48) 3665-6422
 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC