De 12 a 18 de maio o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove a 23ª Semana Nacional de Museus em instituições de todo o país. O Museu Histórico de Santa Catarina faz parte da programação do evento, com atividades gratuitas, como roda de bênção, oficina e mesa-redonda, além da visitação à exposição "Federalismo: A Revolução que abalou Santa Catarina".
A Semana de Museus acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e, neste ano tem como tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. A programação completa pode ser acessada no site https://visite.museus.gov.br/eventos/23-snm
Programação no Museu Histórico de Santa Catarina:
Dia 7/5 - das 17h às 18h: Roda de bênção "Um ritual de bênção coletiva"
Atividade gratuita
Classificação indicativa: livre
Sobre: A benzedeira Camila Gomes realizará uma Roda de Bênção - uma construção intuitiva de uma celebração do ofício de Benzer num formato coletivo, artístico e contemporâneo. Uma apresentação com recursos sinestésicos que remonta rituais simples realizado por Benzedeiras. Uma experiência laica, ecumênica, inspiradora e reflexiva que eleva a energia, ativa a fé e propõem aos participantes o caminho do autoconhecimento pela preservação do Patrimônio Imaterial do Benzimento. O evento será realizado no auditório do Museu, nos dias 7 e 21 de maio.
Dia 13/5 - das 10h às 11h30: Oficina "Conceito e curadoria: o caso da Exposição Federalismo"
Atividade gratuita
Classificação indicativa: livre
Sobre: A museóloga Lúcia Valente levará os participantes a percorrerem o caminho
da realização de uma exposição. Desde os primeiros passos, com a pesquisa e
o desenvolvimento da narrativa dentro de um espaço histórico, até a montagem e
abertura ao público, examinarão informações técnicas, farão exercícios e discutirão
os principais passos dessa trajetória.
Dia 14/5 - das 17h30 às 19h: Mesa-redonda "Federalismo: A revolução que abalou Santa Catarina"
Atividade gratuita
Classificação indicativa: livre
Sobre: O professor Felipe C. de Oliveira, o escritor Marcondes Marchetti, o historiador Rodrigo Rosa e a professora Rosângela Cherem trarão novos olhares sobre a guerra civil no Brasil que atingiu Santa Catarina, transformando a cidade de Nossa Senhora do Desterro, na capital da República dos Estados Unidos do Brasil. O Palácio Cruz e Sousa, no qual o Museu está situado, fez parte deste momento histórico, quando era ainda Palácio do Governo, servindo de sede do governo provisório durante sete meses (de outubro de 1893 a abril de 1894). O público também poderá visitar a exposição que se encontra no Museu, sobre o Federalismo.
Saiba mais sobre a exposição: https://cultura.sc.gov.br/programacao/2983-exposicao-federalismo-a-revolucao-que-abalou-santa-catarina