FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, recebe no dia 6 de abril mais duas iniciativas que são desdobramentos da exposição "Ichiran - Um Olhar Sobre a Cultura Japonesa". Às 10h, o público participa de uma oficina de ikebana e, em seguida, às 11h, assiste a uma performance de butoh. Ambas as ações são gratuitas.

Oficina de Ikebana

A oficina irá apresentar noções básicas de Ikebana, técnica de arranjos florais, onde estão presentes a assimetria e a simplicidade tão presentes na estética japonesa. A arte da Ikebana busca elevar o espírito de quem a pratica, de quem a contempla e harmonizar o local em que está por meio do Belo.

A ministrante Angélica Philippe é arquiteta, pintora, instrutora de artes marciais japonesas e praticante de Ikebana.

Inscreva-se em: https://tinyurl.com/ikebanaangel

Performance

Em seguida, o público poderá assistir à performance e vivência de butoh, conhecida como a dança das sombras e definida por seus criadores como, mais do que uma dança, um modo de viver, uma filosofia de vida.

A atividade será conduzida por Fabiana Higa, aluna de butoh de Hiroshi Nishiyama e Ana Medeiros, que por sua vez foram discípulos diretos de Yoshito Ohno Sensei, no Japão. Fabiana, em sua experiência prévia com a dança contemporânea e no trabalho com o corpo em seu ofício de parteira, encontrou no butoh grande afinidade na temática sobre o corpo que nasce, que descobre o novo, que reconhece limites e que é capaz de expressar em autogentileza, essência do sentir e presença plena. A partir de suas investigações e pesquisas das artes do corpo, irá facilitar uma vivência de butoh seguida de uma performance.

Inscreva-se em: https://tinyurl.com/butohiga