FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O Grupo Livro de Artista Florianópolis e o Grupo Bordando Tradições apresenta a exposição coletiva "Benzer", com abertura no dia 8 de outubro, às 18h30, na Sala Lindolf Bell 2 do Centro Integrado de Cultura (CIC). A visitação é gratuita e seguirá até o dia 3 de novembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. 

A exposição retrata o benzer em diversas formas de expressão artística. Bordados em fotografias de Virginia Yunes e a criação de livros que utilizam técnicas artísticas e elementos visuais para contar histórias ou transmitir emoções são algumas dessas expressões. A curadoria da mostra é de Patrícia Amante.

As benzedeiras e os benzedores são pessoas que, fazendo uso de orações e gestos simbólicos, ajudam a proteger, a afastar o mal e a curar os males físicos, espirituais e emocionais. Assim sendo, a benzedura é uma forma de preservar e valorizar a tradição, permitindo que mais pessoas possam conhecer a importância dessa atividade, bem como resgatar e dar visibilidade a esse patrimônio imaterial. 

Benzer foi o tema que norteou esta mostra, para registrar e compartilhar as tradições e a cultura que envolvem essa atividade. Por ser passado de geração em geração, as benzedeiras costumam aprender essas práticas com membros mais velhos da família ou da comunidade.

Serviço:

O quê: Exposição "Benzer" - Grupo Livro de Artista Florianópolis e Grupo Bordando Tradições
Abertura: 08/10/2024, às 18h30.
Visitação: até 03/11/2024. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Sala Lindolf Bell 2 - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita



A Sala Lindolf Bell 1 do Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe até o dia 15 de outubro a exposiçao "Definições de um Olhar 2", com obras do artista Nelson Sosa. A mostra tem entrada gratuita com visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

Sosa produz obras em diversas técnicas, como grafite, carvão, pastel seco e oleoso, lápis de cor, aquarela, acrílica, óleo, fotografia artística, entre outras. Suas temáticas vão do retrato ao pet art, equine art, floral art, marinas, paisagens, urban art e erotic art.

O artista é formado em Publicidade Gráfica na Universidad del Trabajo del Uruguay. Cursou três anos de Desenho e Pintura no ateliê do artista uruguaio Fernandez Muñiz e dois anos de Pintura Artística na Escola de Artes Aplicadas de Montevidéu. Leciona arte para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e frequenta grupos de desenho de modelo vivo em Florianópolis.

Serviço:

O quê: Exposição "Definições de um Olhar 2", de Nelson Sosa
Onde: Sala Lindolf Bell 1 - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Quando: até 15/10/2024. Visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Entrada gratuita

De 25 de setembro a 15 de outubro de 2024, a Sala Lindolf Bell 1 do Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe a exposiçao de arte "Série Floresta". A entrada é gratuita e a visitação poderá ser feita de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

A série Floresta, de Rosiane Rosa Guimarães, é inspirada no poema "Na Floresta" de Gibran Khalil Gibran, e composta por 25 obras em acrílico sobre tela. A artista explora uma visão real e fantasiosa da floresta, representanto diferentes reinos e seres, conhecidos e imaginários, em um espaço de coexistência harmônica. Por meio da liberdade criativa, os trabalhos misturam o figurativo com manchas e texturas, propondo uma reflexão sobre a existência.

Serviço:

O quê: Exposição "Série Floresta", de Rosiane Rosa Guimarães
Onde: Sala Lindolf Bell 1 - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Quando: de 25/09 a 15/10/2024. Visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Entrada gratuita

O artista Tibá apresenta a exposição "Entre Galhos e Cores", na qual utiliza pedaços de madeira arrastados pelas correntes marítimas até as praias de Florianópolis como matéria-prima. A exposição fica aberta até 15 de outubro, com entrada gratuita. De 25 de setembro a 1º de outubro estará no Espaço Oficinas, e nos demais dias na Sala Lindolf Bell I do Centro Integrado de Cultura (CIC).

Desgastados pela passagem do tempo e pela ação da água, os pedaços de madeira foram reunidos e serviram de inspiração para a realização de esculturas artesanais.

Serviço:

O quê: Exposição "Entre Galhos e Cores" - Tibá
Visitação: até 15/10/2024. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Espaço Oficinas - No Centro Integrado de Cultura (CIC) - de 25/09 a 01/10.
Sala Lindolf Bell I - No Centro Integrado de Cultura (CIC) - Demais dias.
Entrada gratuita

Até o dia 11 de setembro, a Sala Lindolf Bell 1 do Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe a exposição "Universos Imaginários: Yokai no Japão, Folclore no Brasil". A abertura ocorre nesta quinta-feira (15), às 19h, com a presença dos artistas cujos trabalhos fazem parte da mostra.

A exposição conta com desenhos, origami, peças dos artistas Amanda Miuky, André Utimura, DimiArts, Diogo Aze, Harlley Borlin, Luciana Miashiro Lima, Marina Takase, Matheus Adriano, Mika o Bardo, Morgana Tesman, Naty, Py.arts, Rodrigo Tramonte, Vinicius Serafim e Yuina Takase.

Yokai são criaturas sobrenaturais do folclore japonês, como monstros, fantasmas e outros seres imaginários. Existem centenas de tipos de youkais, dos pequeninos aos gigantescos, dos bonzinhos aos malvados e dos bonitinhos aos muito feiosos, dos muito conhecidos aos que quase ninguém conhece.

Houve um época em que as pessoas acreditavam que eles existiam de verdade e eram culpados pelas coisas ruins que aconteciam: doenças, acidentes, terremotos ou incêndios. Também acreditavam que iam atrás de pessoas que faziam coisas erradas, sentiam inveja, raiva ou desejavam vingança. Ou simplesmente ficavam vagando por aí, sem fazer mal a ninguém.

A exposição marca o Dia do Yokai no Japão (8 de agosto) e o Dia Folclore no Brasil (22 de agosto). Visitas mediadas para escolas podem ser agendadas pelo Whatsapp (48) 99608-9500.

Visitação gratuita de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.