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DESCRIÇÃO

A oficina propõe uma discussão sobre a arte contemporânea a partir de práticas ou características recorrentes no sistema cultural de hoje. Seu conteúdo deve auxiliar os participantes a dar mais clareza e profundidade às próprias concepções individuais de arte, a refletir sobre seus modos de perceber, compreender e avaliar a produção cultural e, principalmente, a sinalizar as posições e as relações que cada um de nós – artista ou não – mantém no sistema da arte. Ainda que propostos por autores contemporâneos ligados às artes visuais, os olhares exercitados nesta oficina também se aplicam a outras formas da produção cultural recente, alternando as perspectivas do artista, do público e da instituição. Via de regra, esta oficina é uma atividade de provocação e estímulo às discussões contextuais, históricas, filosóficas e sociológicas da arte, abordagens mais sensíveis aos desafios da produção contemporânea.

A oficina deve despertar o interesse de artistas, agentes e produtores culturais, profissionais da cultura no âmbito público ou privado, professores e estudantes de artes, comunicação, design, moda, história, filosofia, letras e sociologia. É uma opção de atualização e aprofundamento para amantes da arte, potencial instrumento didático de formação de público ou de especialização de agentes culturais. 

CONTEÚDO

Conceitos de arte na contemporaneidade. Pós-modernidade, juízo estético e crítica. Artista, obra, público, sistema e mundo da arte: a teoria institucional. Sociologia(s) da arte. Arte relacional, redes e ruídos. Desmaterialização da arte. Autoria e originalidade. O valor da arte e o valor do trabalho de arte. Produção cultural, espetáculo e sociedade. Espaços de cultura e lugares da arte. O artista como pesquisador. Mercado(s) da arte. Mídia, imprensa e outros mediadores.

METODOLOGIA

A oficina alterna a apresentação pelo orientador de um conteúdo teórico e conceitual com atividades de discussão e provocação usando música e vídeo, além da exposição CONJUNTO/DETALHE.

BIBLIOGRAFIA

BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins, 2009.

CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas do museu. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DANTO, Arthur C. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.

DICKIE, George. Art and value. Oxford: Blackwell Publishes, 2001.

MOULIN, Raymonde. O mercado da arte: mundialização e novas tecnologias. Porto Alegre: Zouk, 2007.

NAZARIO, Luiz e FRANCA, Patricia (org). Concepções contemporâneas da arte. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006.

RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

THORNTON, Sarah. Sete dias no mundo da arte. Rio de Janeiro: Agir, 2010.

VIANA, Nildo. A esfera artística: Marx, Weber, Bourdieu e a sociologia da arte. Porto Alegre: Zouk, 2007

WOLLHEIM, Richard. A arte e seus objetos. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

WU, Chin-Tao. Privatização da cultura: a intervenção corporativa nas artes desde os anos 80. São Paulo: Boitempo, 2006.

 

GLEBER PIENIZ é jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e mestre em Artes Visuais – História, Teoria e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Trabalhou nos jornais Diário Serrano e A Razão (RS, 1996-1997), foi repórter do Anexo, de A Notícia (SC, 1998-2001) e assessor de imprensa da Fundação Cultural de Joinville (2001-2002). Foi professor de Estética, História da Arte e Semiótica nos cursos de Design da Univille (2004-2008) e de Comunicação Social do Bom Jesus/Ielusc (2004-2010), onde também coordenou a Revi - Revista Eletrônica. Como crítico de arte, é autor de textos de apresentação para exposições e catálogos de artistas como Tirotti, Linda Poll, Môa, Peninha Machado, Jane Brüggemann e Pedro Emílio Petry, além de atuar como curador da exposição itinerante CONJUNTO/DETALHE (2012-2014). É representante da área de Comunicação no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Joinville e doutorando em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), onde investiga as relações entre a crítica de arte e o jornalismo cultural como pesquisador bolsista da CAPES.

DESCRIÇÃO

A oficina tem o objetivo de estimular artistas e agentes culturais de várias áreas a desenvolver formas originais, práticas e eficientes para a organização de documentos ou outros materiais (imagens, textos, publicações) que registram suas trajetórias profissional e artística. A orientação geral desta oficina é a de que o portfólio não seja apenas um registro formal burocrático de aspectos objetivos da vida e da obra do artista, mas que se torne uma ferramenta dinâmica e vibrante do próprio processo criativo e poético desse artista, documento que esteja em sintonia com as características formais e temáticas do trabalho individual, aproximando-se delas na aparência e no conteúdo. O portfólio deve dialogar com os procedimentos técnicos e estéticos do artista, com seus problemas de pesquisa e, nesse aspecto, aproxima-se das ideias de acervo, de arquivo, de esboço e de currículo. Na oficina, o portfólio é tratado não como um fim, um documento fechado ou um resultado, mas como um registro vivo e aberto, pois constitui-se e evolui no passo das transformações experimentadas pelo trabalho do artista – ou seja, influencia e é influenciado por ele.

CONTEÚDO

Currículo e portfólio. Itens de portfólio. Os diferentes tipos de portfólios frente às exigências do mundo da arte. O portfólio como ferramenta dinâmica do processo artístico. Praticidade, funcionalidade, representatividade: características de um bom portfólio. Meios de apresentação e circulação do portfólio. Paralelos entre o portfólio, o arquivo e os livros de artista. As estratégias de sintonia entre o trabalho artístico e seu respectivo portfólio: correspondências entre o documento, o registro e a obra de arte. Portfólios “físicos” e virtuais. Leitura e análise crítica de portfólios variados.

METODOLOGIA

No primeiro turno, a oficina prevê a apresentação pelo orientador de um conteúdo teórico e conceitual relacionado a problemas de registro e documentação artística, seguido de turno com atividades focadas nos portfólios ou documentos artísticos dos participantes, além de um olhar entre CONJUNTO/DETALHE e os portfólios de alguns de seus artistas.

BIBLIOGRAFIA

BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2000.

COSTA, Luiz Cláudio da (org). Dispositivos de registro na arte contemporânea. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria/FAPERJ, 2009.

FREIRE, Cristina. Poéticas do processo: arte conceitual no museu. São Paulo: Iluminuras/MAC, 2000.

SILVEIRA, Paulo. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2001.

 

GLEBER PIENIZ é jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e mestre em Artes Visuais – História, Teoria e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Trabalhou nos jornais Diário Serrano e A Razão (RS, 1996-1997), foi repórter do Anexo, de A Notícia (SC, 1998-2001) e assessor de imprensa da Fundação Cultural de Joinville (2001-2002). Foi professor de Estética, História da Arte e Semiótica nos cursos de Design da Univille (2004-2008) e de Comunicação Social do Bom Jesus/Ielusc (2004-2010), onde também coordenou a Revi - Revista Eletrônica. Como crítico de arte, é autor de textos de apresentação para exposições e catálogos de artistas como Tirotti, Linda Poll, Môa, Peninha Machado, Jane Brüggemann e Pedro Emílio Petry, além de atuar como curador da exposição itinerante CONJUNTO/DETALHE (2012-2014). É representante da área de Comunicação no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Joinville e doutorando em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), onde investiga as relações entre a crítica de arte e o jornalismo cultural como pesquisador bolsista da CAPES.

Bienal Brasileira de Design 2015

Abertura: 15 de maio
Visitação até 12 de julho.

Miró La Fuerza de La Matéria
Abertura: 11 de setembro
Visitação até 15 de novembro.

 
 
 
 
 

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O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e da Fundação Catarinense de Cultura - FCC, convida para 8ª Primavera dos Museus 

 

 

Programação 8ª Primavera dos Museus
Parceria MIS / MASC
 
O Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) e o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), ambos os espaços administrados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), promovem programação conjunta para marcar a 8ª Primavera dos Museus, entre os dias 22 e 28 de setembro de 2014. A semana é realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e tem a adesão de instituições de todo o país. Neste ano, o tema do evento é “Museus Criativos”.
 
Ao propor o conceito de “museu criativo”, o Ibram elege-o como o principal estímulo à manutenção e ao desenvolvimento de cada museu na exploração de sua capacidade de inovar-se, modernizar a gestão, diversificar iniciativas, ampliar a presença no território em que se acha inserido e atrair público.
 
À procura de novos “museus criativos”, a Primavera é um acontecimento relevante para o intercâmbio de experiências e conhecimentos. Prenunciam resultados a serem partilhados pelo campo brasileiro, na certeza de que o museu deve reinventar-se, permanentemente, a fim de cumprir seus objetivos na vida dos cidadãos, da sociedade e do país.
 
Evento: NO JARDIM: Oficina de Inclusão e Acessibilidade nos jardins do CIC para público especial.
Data: 22/09/2014 – das 13h45min às 15h15min
Ementa: O Núcleo de Ação Educativa do Masc participará da 8ª Primavera dos Museus com uma mediação para os alunos da Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), com as esculturas do espaço dos jardins do Centro Integrado de Cultura (CIC). O objetivo da mediação é possibilitar ao público cego, por meio do toque, a interatividade, a experiência e a contextualização das obras de arte, além da vivência do acesso e da apreensão dos bens culturais.
 
As obras escolhidas foram:

“Figura sentada” de Elke Hering (1986)
“Sem título” de Mário Avancini (1987)
“Integração” de Helena Montenegro (1987)
 
Mediadores: Eliane Prudêncio da Costa e Sérgio Prosdócimo (Arte-educadores do NAE/MASC) 
 
Local: Jardins do Centro Integrado de Cultura
Horário: 13h45min a 15h15min
Endereço: Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Florianópolis/SC - CEP: 88025-200
Informações: (48) 3664-2633
 
Aberto ao Público
 
Evento: Exibição do longa "Além da Luz", filme com áudio descrição para público especial.
Data: 22/09/2014 – Às 15h45min
Ementa: Quando se fala em deficiência visual, muitas vezes somos levados a pensar em algo triste e limitador.  Em “Além da Luz”, entretanto, sete cegos brasileiros nos mostram, com muito otimismo, humor e desenvoltura, como vivem uma vida normal e até mesmo mais produtiva do que a de muitas pessoas comuns.  Mais do que um exemplo de superação e coragem, “Além da Luz” é um dos raros filmes sobre deficiência que deixa o público inspirado, motivado e com mais vontade de viver.
Local: CINEMA DO CIC
Horário: 15h45min
Endereço: Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Florianópolis/SC - CEP: 88025-200
Informações: (48) 3664-2651 / 3664-2652 / E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Aberto ao Público
 
Evento: Oficina para construção de instrumentos musicais com materiais alternativos
Data: 23/09/2014 – Às 19h30min
Ementa: A oficina tem por objetivo construir instrumentos musicais com materiais alternativos.
 
Ministrante: Daniel da Luz Cirimbelli (Banda Iriê)
 
Local: MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE SANTA CATARINA
Horário: 19h30min
Endereço: Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Florianópolis/SC - CEP: 88025-200
Informações: (48) 3664-2651 / 3664-2652 / E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Vagas: 15
Inscrições: http://bit.ly/1AShxK7
 
Evento: JamMIS Session
Data: 24/09/2014 – Às 19h30min
Ementa: Apresentação musical de improviso, que reunirá diversos músicos atuantes em Santa Catarina no palco para tocarem juntos de improviso, ou seja, no verdadeiro espírito de uma Jam session.
Local: MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE SANTA CATARINA
Horário: 19h30min
Endereço: Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Florianópolis/SC - CEP: 88025-200
Informações: (48) 3664-2651 / 3664-2652 / E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Aberto ao Público
 
 
Evento: Palestra “Os jardins verticais no contexto das artes visuais e da arquitetura e urbanismo”
Data: 25/09/2014 – Às 14h30min
Ementa: A palestra abordará o conceito e a história dos jardins verticais, sua inserção no mundo da arte e na arquitetura e urbanismo.
 
Ministrante: Fabio Fialho (engenheiro de Aquicultura e mestrando em Aquicultura e Recursos Pesqueiros)
 
Local: CINEMA DO CIC
Horário: 14h30min
Endereço: Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Florianópolis/SC - CEP: 88025-200
Informações: (48) 3664-2651 / 3664-2652 / E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Aberto ao Público
 
Evento: Oficina “Coleção por Coleção”
Data: 26/09/2014 – 14h
Ementa: Esta oficina visa apresentar um breve histórico dos termos “coleção” e “colecionismo”, além de sua relação com as memórias dos sujeitos envolvidos neste processo de aquisição, de guarda e de preservação. A proposta é que os participantes possam trazer peças ou objetos de suas coleções para apresentar aos demais participantes, a fim de trabalhar questões relativas à memória e à história de cada um, por meio das linguagens plásticas e/ou visuais.
 
Ministrante: Patrícia Peruzzo Lopes (Arte-educadora do MIS/SC) 
 
Local: Sala 05 – Oficinas de Arte - FCC
Horário: 14h
Endereço: Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Florianópolis/SC - CEP: 88025-200
Informações: (48) 3664-2650
 
Vagas: 08 participantes
Inscrição: http://bit.ly/1r1mJc0
 
Evento: Exposição “Passatempo: uma viagem pelas coleções”
Data: de 26/08/2014 a 15/10/2014
Ementa: Coleções de videogames, jogos e acessórios, fitas cassetes, além de itens do acervo de filmes, som, imagem e equipamentos pertencentes ao acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) fazem parte da exposição “Passatempo: uma viagem pelas coleções”, que o Museu dedica a todos os colecionadores, aos apaixonados pela música, pelos games, pelas velhas e novas tecnologias, aos nostálgicos que “rebobinam memórias com apenas uma caneta” e também àqueles interessados em conhecer mais sobre estas e outras histórias.
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) – Centro Integrado de Cultura (CIC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Florianópolis (SC)
Horário: de terça-feira a sábado, das 10h30min às 20h30min; domingos e feriados, das 10h30min às 19h30min.
Informações: (48) 3664-2651 / 3664-2652 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 


Aberto ao público
 
 
 
 
Evento: Exposição "Masc: Tempo, Espaço e Arte" - A trajetória do Museu de Arte de Santa Catarina 
Local: Museu da Arte de Santa Catarina
Horário: terça à sábado das 10h30min às 20h30min e Domingos e Feriados das 10h30min às 19h30min
Endereço: Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Florianópolis/SC - CEP: 88025-200
Informações: (48) 3664-2633
 
Aberto ao Público

 

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Atenciosamente,

 

 

Lygia Helena Roussenq Neves
Administradora do Museu de Arte de Santa Catarina
 

 

MASC

Missão: Contribuir para o fortalecimento 

das artes visuais em Santa Catarina, através 

da preservação, documentação, pesquisa, educação 

e comunicação do seu patrimônio musealizado

 

 

 

 

Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600
88025-202 - Florianópolis/SC
Fones: (48) 3664-2631 / (48) 3664-2630
Fax: (48) 3664-2632
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