No primeiro semestre de 2014, o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) se tornou sala de aula para os alunos da disciplina Teoria e História da Arte V, do curso de Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
As aulas foram realizadas no espaço a cada 15 dias, graças a uma parceria entre a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), administradora do Museu, e o Centro de Artes (Ceart) da Udesc.
Coordenadas pelas professoras Rosângela Miranda Cherem e Lygia Helena Roussenq Neves, esta também administradora do Masc, as aulas ocorreram no período noturno, das 18h às 21h, sempre na presença da coordenadora e equipe do museu. O resultado final será a produção de textos discentes destinados a uma publicação organizada pelas coordenadoras da proposta. Durante as aulas, os estudantes também pesquisaram sobre o acervo institucional do Museu, incluindo os registros e material bibliográfico disponível.
Além de aumentar a visibilidade do acervo artístico e documental do Masc, a experiência possibilitou que os alunos formassem um repertório com/sobre obras de artistas do período que se conhece como alto modernismo brasileiro, devidamente identificadas em sua singularidade histórica e conceitual. O conhecimento e análise presencial das obras também permitiu a identificação de diferenças e semelhanças das principais sensibilidades e percepções artísticas, considerando as mesmas como fruto de uma combinação entre persistências e alterações, sobrevivências e metamorfoses, reverberando na atualidade.