O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) oferece, gratuitamente, por meio de plataformas on-line de Ensino a Distância, a atividade Acompanhamento de Projetos em Fotografia. As inscrições devem ser feitas preenchendo o formulário: https://forms.gle/y9VoetvC1qf22hfRA até as 23h55 de 30 de maio de 2021. Os selecionados serão avisados por e-mail para agendamento de entrevista. Os inscritos vão receber o resultado final até 1º de junho.

São disponibilizadas 20 vagas, selecionadas entre os inscritos conforme critérios de ordem de inscrição, currículo, portfólio e entrevista. São pré-requisitos para participar da atividade: apresentação de currículo, portfólio, anteprojeto (pode ser modificado no decurso) e entrevista; disponibilidade de tempo para leitura, observação de vídeos; elaboração de pequenos textos, fichas de leitura, e resposta a questionários, realização de exercícios de obtenção de imagens, participação de orientação individual por escrito, videochamadas, e participação coletiva agendada em web conferencias; ter recursos técnicos mínimos de acesso a internet por celular e computador com microfone, com conexão que permita acesso a vídeos aos ambientes Moodle (www.moodle.org) e webconferência Zoom (www.zoom.us). O uso das plataformas gratuitas é requisito obrigatório.

A atividade, ministrada pelo professor Sergio Sakakibara, é dirigida a candidatos que já possuam algum conhecimento técnico e teórico em fotografia, fotógrafos profissionais e amadores, artistas visuais, pessoas que queiram desenvolver um projeto de pesquisa em fotografia que resultem em um produto final. O objetivo é que, até o final do processo, os participantes tenham ao menos um projeto bem delineado, encaminhado e em processo de execução.

Será oferecida orientação de projetos em fotografia, orientação teórica envolvendo leituras, documentação, narrativas, construções, séries temáticas, orientações técnicas com noções de expografia, diagramação, orientação de técnicas fotográficas digitais, químicas e experimentais, cujo resultado possa ser apresentado em exposições, instalações, livros, páginas web, trabalhos acadêmicos em cursos, fim de curso, mestrado ou doutorado, formatação para uso em editais e projetos de financiamento.

A maioria das atividades pode ser feita no horário de preferência do participante. A aula de abertura está marcada para 16 de junho, às 8h30. O acompanhamento tem aulas quinzenais ao vivo, que ocorrerão sempre às quartas-feiras, das 8h30 às 10h30, nos seguintes dias: 16 e 30 de junho; 14 e 28 de julho; 11 e 25 de agosto; 8 e 22 de setembro e 6 e 20 de outubro. Os alunos vão receber orientações pessoais ao vivo, conforme o desenvolvimento dos projetos.

A duração do curso é de cinco meses, entre junho e outubro de 2021, com atividades, metas e avaliações mensais de participação obrigatória. Deixar de atingir ou participar das metas mensais implica no cancelamento da vaga. Será fornecido certificado aos que concluam as atividades obrigatórias de todas as etapas.