O filme Escolas em Luta narra a jornada de ocupações de escolas paulistas por estudantes secundaristas em 2015. A entrada é gratuita e a organização é da Cinemateca/ADB-SC e do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).

O ano é 2015, o cenário é o Estado de São Paulo e os protagonistas são estudantes que se insuflaram contra o fechamento de 94 escolas estaduais em uma mobilização que ficou conhecida como a Primavera Secundarista. Uma história recente que não passou imune ao olhar atento do cinema. O movimento virou um premiado documentário, “Escolas em Luta”, e que será exibido nesta quarta-feira, 04, às 19h30, na Sessão Cinemática, na Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC).

Com censura livre, “Escolas em Luta” foi premiado como o Melhor Longa-Metragem pelo Júri Popular na Mostra de Cinema de Tiradentes (MG). A direção é de Tiago Tambelli, Rodrigo T. Marques e Eduardo Consonni. O documentário monta uma teia narrativa contada por meio dos olhares, vozes e ações dos estudantes secundaristas que promoveram as ocupações de 2015. Uma mobilização que teve início em São Paulo com o fechamento de 94 instituições estaduais de ensino e a realocação dos alunos e depois se alastrou pelo país. Pelas redes sociais e aplicativos, em poucos dias, eles organizam uma reação em uma verdadeira Primavera Secundarista – algo completamente inédito. Ocupam 241 escolas e saem às ruas para protestar.
A Sessão Cinemática desta quarta-feira contará também com um debate com a participação da mestre em arte-educação Elaine Salles e das professoras Tania Meyer (IFSC/Florianópolis) e Elenira Vilela (IFSC/Palhoça), com mediação da diretora de Comunicação da Cinemateca, Cristine Larissa Clasen.

O filme também está disponível para exibição mediante agendamento na plataforma digital Taturana de Mobilização Social (www.taturanamobi.com.br). Basta acessar o site para conferir esta e outras produções.

Sessão Cinemática exibe o filme “Escolas em Luta”
Quando: Quarta-feira (4), 19h30
Local: Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura – Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600, Bairro Agronômica, Florianópolis - SC
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Realização: Cinemateca/ADB-SC
Apoio: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC).

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC