A segunda edição do Sonora – Festival internacional de Compositoras, que ocorrerá em setembro em Florianópolis, ganhará um pré-evento nos dias 4,5 e 6 de julho. O Drops Sonora será no Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), com shows e exposição de fotos e vídeos.

Nos dias 4 e 5, haverá exposição com visitação 10h30 às 20h30. Na quarta-feira (5), às 19h, será realizada a palestra “Tomando o Meu Lugar”, uma perspectiva das leis do amor de Bert Hellinger, com Eliz Hassamàs . Na, quinta-feira (6), haverá apresentação a partir das 20h com as artistas Claudia Passos, Denise de Castro, Duo Feito à Mão, Freedas, Ivana Saraçol, Ivanna Tolotti,Johanna Hischler, Julia Peixoto, Juliane Andrezzo,  Silvia Abelin, Silvia Beraldo, Prika Lourenço, Tânia Meyer, Telma Coelho, Trio Terracota,  Renata Swoboda.

O Sonora nasceu visando a criação de um lugar de divulgação e exposição das potencialidades individuais das autoras, e um espaço de reflexão coletiva e formação para promover o encontro de compositoras das várias vertentes e gêneros da música, como rock, indie, hip hop, samba, MPB, instrumental, entre outros, debatendo o espaço da mulher no mercado fonográfico atual. A ideia surgiu da hashtag #mulherescriando, criada pela compositora Deh Mussulini para divulgar as autoras. Em seguida, produtoras de diversos locais, conectadas pela hashtag, tiveram a ideia de criar um festival, o Sonora, que teve sua primeira edição em 2016,atingindo 21 cidades e seis países.

A edição de 2016 em Florianópolis reuniu, em dois dias, no Teatro Pedro Ivo, 33 artistas da cena musical catarinense. A programação abrangeu fóruns temáticos com nomes como Rute Gebler, Sílvia Beraldo, Verônica Kimura, Letícia Coelho, Flora Holderbaum, A Nêga  e Bernadete Póvoas; mostra audiovisual, ação social e Cortejo com o Bloco Côres de Aidê e Batalha das Mina. A caminho da sua segunda edição na cidade de Florianópolis, o Sonora ocorrerá em setembro de 2017 com Mostra de Palcos, Mostra Audiovisual, Ação Social e Fórum Temático.

O evento Drops Sonora foi uma iniciativa da cantora e compositora Renata Swoboda e da guitarrista, compositora e produtora cultural Ivanna Tolotti, que firmaram uma parceria para a realização de eventos com música, arte e feminismos. Na ocasião, será realizada uma ação social em prol da Casa de Amparo às Mulheres Vítimas de Violência. O ingresso para o show do dia 6 são artigos femininos, que após o evento serão doados às mulheres (vale qualquer artigo em bom estado, roupas, sapatos, produtos de higiene, cosméticos).

O quê: Drops Sonora
Quando: 4, 5 e 6 de julho de 2017.
Onde: Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Ingresso para o show do dia 6/7: artigos femininos para doação (em bom estado, roupas, sapatos, produtos de higiene, cosméticos).
As demais atividades têm entrada gratuita

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC