A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), recebe a exibição gratuita do documentário Câmara de Espelhos na próxima terça-feira (28), às 20h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A realização é uma parceria com a Novelo Filmes.

Inédito em Santa Catarina, o filme recifense dirigido por Déa Ferraz teve estreia no 49º Festival de Brasília, 2016, onde foi exibido em sessão Hors Concours. Trata-se de um filme-dispositivo onde dois grupos de homens são gravados em uma sala de estar/estúdio onde tecem comentários - muitas vezes machistas e misóginos - sobre as mulheres nos vídeos aos quais são apresentados.

Após a sessão, haverá debate com o público e as convidadas:

Cíntia Domit Bittar (mediação): Realizadora audiovisual, produtora, diretora, roteirista e montadora, graduada em Cinema pela Unisul e sócia na Novelo Filmes.
Ramayana Lira: Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e do Curso de Cinema da Unisul.
Alessandra Brandão: Professora e pesquisadora do Programa de Pos-Graduacao em Inglês e do  Curso de Cinema da UFSC. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.
Rebecca Neto: Militante feminista e LGBT, membro da Setorial de Mulheres do PSOL.

O filme conta com o apoio de Alumia Produção e Conteúdo, Ateliê Produções, Parêa Filmes, Inquieta - Cinema, Cultura e Comunicação.

Câmara de Espelhos
Direção: Déa Ferraz
Documentário | 76 min | 2016 | Pernambuco
Classificação indicativa: livre
Sinopse: Construída dentro de uma caixa preta, uma sala de estar recebe homens variados e coloca-os diante do espelho social. O que nos dizem da imagem feminina que se apresenta? E nós? Onde estamos? Dentro, fora ou no limite da caixa?

Mais sobre o filme nos links:

O quê: Sessão do documentário Câmara de Espelhos
Quando: 28/03/2017 (terça-feira), às 20h
Onde: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis (SC)

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC