Estão abertas até o dia 6 de fevereiro, pelo link https://goo.gl/forms/v1PdyabDCc93YVD33, as inscrições para a Oficina Infantojuvenil Diário de Bordo. Serão oferecidas duas turmas, com 10 vagas em cada, de acordo com a faixa etária dos participantes: Turma 1 (público de 7 a 11 anos) com encontro no dia 9 de fevereiro (quinta-feira), das 16h às 17h30; e Turma 2 (público de 12 a 15 anos) com encontro no dia 11 de fevereiro (sábado), das 16h às 17h30. A oficina ocorrerá no Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

Um diário de bordo é um caderno onde se anotam os acontecimentos mais importantes de uma viagem. Nele se escrevem informações importantes sobre os lugares visitados e também pensamentos e sensações do próprio viajante. Com base nas fotografias que compõem a exposição #PorAí, de Bruno Ropelato, aberta à visitação no MIS/SC, os participantes da oficina são convidados a construir um pequeno diário de bordo dessas viagens, criando narrativas sobre os lugares por onde ele andou, organizando as imagens e acrescentando suas próprias opiniões sobre elas. Ao final da oficina, será realizado um livro digital com todas as histórias criadas para visualização on-line.

Sobre a exposição

A exposição #PorAí, do fotógrafo Bruno Ropelato, mostra recortes, fachadas, texturas e fragmentos da cidade por meio de fotos. Está com visitação gratuita aberta até o dia 5 de março, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h, no Museu da Imagem e do Som (MIS/SC).

A mostra inclusiva, com acessibilidade para cegos, conta com 40 fotografias táteis, que poderão ser tocadas, com legendas em braile, além de pisos táteis direcionais e de alerta, que facilitam a locomoção com segurança do público cego pelo espaço expositivo. Segundo Ropelato, o projeto surgiu “despretensiosamente” quando começou a postar fotos no aplicativo Instagram com a hashtag #PorAí. “As fotos apresentam outro ângulo da cidade que permitem novas descobertas e uma identificação com o urbanismo”, explica.

Para ambientação, o MIS/SC foi transformando em uma grande cidade, com dispositivos que remetem aos prédios, com luzes frias e formas sóbrias, além da sonorização urbana.

Sobre o fotógrafo

Bruno Ropelato é natural de Rio do Sul, em Santa Catarina, e mora há 11 anos em Florianópolis. É graduado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde desenvolveu toda a produção artística em torno da Fotografia e do Cinema. Em 2009, foi contemplado com o Prêmio Marcantonio Vilaça de Artes Plásticas, concedido pela Funarte, por meio do MinC, com o projeto fotográfico “Ritos, Ditos e Ditados”, disponibilizado no acervo do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).

Sobre a mediadora da oficina

Fernanda do Canto é designer gráfico formada pela UFSC e estudante de Museologia pela mesma instituição. Possui mestrado em Artes Visuais na UCLM (Espanha). Tem experiência na área de arte-educação, tendo sido mediadora em diversas exposições temporárias pelo Sesc Florianópolis e na exposição “A força da matéria” de Joan Miró, ocorrida no MASC em 2015. É estagiária do Setor Educativo do MIS/SC desde 2016.

Inscrições: até 6 de fevereiro no link: https://goo.gl/forms/v1PdyabDCc93YVD33
A confirmação será realizada por e-mail até o dia 7 de fevereiro.
Mediadora da oficina: Fernanda do Canto
Datas disponíveis:
Turma 1 (público de 07 a 11 anos): dia 09 de fevereiro (quinta-feira), das 16h às 17h30;
Turma 2 (público de 12 a 15 anos): dia 11 de fevereiro (sábado), das 16h às 17h30.
Número de vagas disponibilizadas: 10 vagas por turma.
Local do encontro: Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Duração: 1h30
Vagas: 10 vagas por turma.
Quanto: Gratuita, mediante inscrição online.

Mais informações:
Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) com Fernanda do Canto