A oficina tem o objetivo de introduzir os participantes a uma iniciação fotográfica partindo do principio da construção da câmara artesanal e o entendimento da atuação da luz na câmara escura, buscando entender como se dá o processo de captura da imagem com as diferentes possibilidades de luz natural.

Conteúdo:

Partindo da experiência artesanal da fotografia se usará a paisagem, a arquitetura, e as pessoas como instrumentos de aproximação da imagem fotográfica. As aulas consistem no registro fotográfico de maneira lúdica e criativa estimulando a percepção do meio em que vivemos.

A técnica utilizada será Pinhole (buraco de agulha).  A captação de imagens é realizada sem uso de lentes, onde a câmera é construída artesanalmente.

Etapas:

- Construção das câmeras artesanais com papel preto, agulhas, tesoura, papel laminado.
- Testes de luz para entender como funciona a câmera e qual tempo é necessário para se gravar uma imagem.
- Captação das imagens com escolhas de temas.
- Revelação em laboratório fotográfico.
- Ampliação a partir do negativo em papel.

Materiais utilizados:

Papeis foto sensíveis, químicos fotográficos para revelação e fixação da imagem, cartolina preta, tesouras, agulha, papel laminado, prego, martelo, fita adesiva, bandejas para os químicos, lona preta para vedação do ambiente, um computador, um projetor.
Os participantes devem trazer: latas de alumínio ou caixas de sapato para a construção das câmaras.

O que: Oficina fotografia Pinhole – Foto na lata

Quando: 12 de dezembro das 13h às 19h