O cinema catarinense está ultrapassando fronteiras. O curta-metragem “Qual Queijo Você Quer”, de Cíntia Domit Bittar, foi premiado na semana passada no Festival Biarritz Amérique Latine, o maior festival de cinema latino americano na França e um dos mais expressivos do mundo. Selecionado para 36 mostras e festivais, 20 nacionais e 16 estrangeiros.

Apenas dois curtas e um média-metragem brasileiros foram selecionados para o festival na França. Na categoria curta, o filme de Cíntia e de Quico Meirelles, filho do cineasta Fernando Meirelles, representaram o país, e a catarinense acabou conquistando o prêmio de melhor curta-metragem (“Le Prix TV5 Monde, Deuxième prix du meilleur court métrage”), numa edição recorde do festival que contou com mais de 30 mil espectadores.

O curta “Qual Queijo Você Quer?” estreou em julho do ano passado em grande estilo, no Paulínia Festival de Cinema 2011, e no mesmo ano levou o prêmio de melhor curta-metragem eleito pelo júri oficial do aclamado Festival do Rio 2011. O filme foi rodado com R$ 30 mil do Prêmio Armando Carreirão, do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis de 2010.

A agenda de participação em festivais segue até o começo de 2013. Um dos festivais confirmados é o itinerante Shnit International Shortfilmfestival que, sozinho, levará o curta catarinense para 21 países. A competição internacional do Shnit selecionou este ano 64 curtas entre mais de 6.5000 inscritos.

Na Premiere Brasil Berlin deste ano, o filme será exibido no House of World Cultures, um dos espaços de arte mais importantes de Berlim. “Qual Queijo Você Quer?” foi licenciado para o Canal Brasil com estréia prevista para novembro e em breve estará disponível na internet no site Porta Curtas – fruto do prêmio de aquisição recebido no festival Primeiro Plano de Juiz de Fora.

Melhor Curta Metragem - Festival do Rio 2011 (Júri Oficial)

Le Prix TV5 Monde, Deuxième prix du meilleur court métrage - Festival Biarritz Amerique Latine 2012

Segundo Lugar no 2º Festival Internacional de Curtas de Munique (Kaliber35 Munich Internacional Short Film Festival) – 2012

Melhor Filme de Ficção - 35º Festival Guarnicê de Cinema – 2012

Melhor Atriz - 35º Festival Guarnicê de Cinema – 2012

Prêmio Melhor Curta para Reflexão, pela Federação Pernambucana de Cineclubes – Cine PE 2012.

Melhor Atriz - Amazonas Film Festival 2011

Melhor Atriz - Primeiro Plano, Festival de Cinema de Juiz de Fora 2011